Verão aumenta incidência de cobras em áreas urbanas | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Verão aumenta incidência de cobras em áreas urbanas

Da Redação
26 de fevereiro de 2019 às 16:43
Jararaca é responsável por 90% dos acidentes registrados  em SP
Jararaca é responsável por 90% dos acidentes registrados em SP Foto: Antonio Cor da Costa

Jararaca encontrada em quinta no Caruara
Jararaca encontrada em quinta no Caruara Foto: Recebido Via WhatsApp

O verão de 2019 tem registrado temperaturas elevadíssimas e junto com o calor vem a incidência do aparecimento de animais peçonhentos no meio urbano, como cobras, principalmente em áreas próximas à mata.  Em Bertioga, de novembro para cá, a Diretoria de Operações Ambientais do município já registrou 15 chamados ligados a aparição de serpentes, a maioria na Riviera de São Lourenço, com sete aparições (sendo seis de jararaca - Bothrops).  


Na semana passada, um internauta enviou à redação a foto de uma serpente também da espécie  jararaca, encontrada em um quintal no bairro Caruara, na área continental de Santos. 


Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica “Alexandre Vranjac” (CVE), em 2018, foram contabilizados 2.008 acidentes por serpentes, com três óbitos no Estado de São Paulo.  E de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, dos acidentes com serpentes, 90% são causados por jararacas, espécie particularmente agressiva, cujo veneno provoca processo inflamatório local e interfere na coagulação do sangue, levando a sangramentos.


Para evitar acidentes dentro de casa e com animais domésticos é importante saber: as serpentes gostam de se entocar, portanto o acúmulo de lixo, entulho e madeira servem de esconderijo para estes animais. O ideal é manter o terreno limpo, o mato cortado e livre de ratos, que são alimento para as serpentes. 


Para combater os sintomas da picada e evitar a morte é preciso agir rápido, explica o biólogo Giuseppe Puorto, diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan. “Em caso de acidente com qualquer tipo de cobra é preciso, primeiramente, manter a calma para raciocinar e não fazer besteira”, alerta.


O segundo passo é lavar o local atingido com água e sabão, para evitar infecções secundárias. E só então procurar um serviço médico. “As pessoas têm que ter em mente que amarrar, fazer torniquete, sugar ou cortar o local atingido pode ser ainda mais prejudicial. O ideal é que procurem o mais rápido possível o hospital de sua cidade para receber atendimento adequado”, diz Puorto.


Ele conta que o ótimo atendimento acontece entre seis e 10 horas, mas excelente mesmo é ser atendida entre três e quatro horas. “Quanto mais rápido for o atendimento, menores serão as sequelas”, diz. Ele ainda lembra que há um soro antipeçonhento específico para cada espécie de veneno. “O médico sabe qual soro usar pelos sintomas do paciente. Os sinais se diferenciam um do outro, o que dá clareza para o profissional de saúde”. As informações dadas pela pessoa picada também ajudam a conhecer o animal que a atacou, isso porque cada serpente tem a sua característica específica.


Serpentes da Mata Atlântica

Estima-se que na Mata Atlântica vivam mais de 150 espécies de cobras. A extensão paulista da Serra do Mar conta com 84, mas apenas seis peçonhentas: jararaca, jararacuçu, jararaca de alcatrazes, ilhoa (que habita a Ilha Queimada Grande, em Itanhaém), e dois tipos de coral. 


A maioria das jaracuçus são terrícolas e se alimentam de roedores. Já as jararacas são difíceis de enxergar, pois se camuflam no ambiente.


As corais costumam ser mais reservadas e se esconderem em folhagens ou embaixo de pedras e troncos. “As cobras corais se dão ao luxo de aparecer com suas cores vermelha, branco e preta, isso adverte quem está próximo. Assim, o número de acidentes com corais é de 0,5%, já com jararacas são mais de 90%”, revela Puorto.

Comentarios

O que fazer em Bertioga

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 27 de maio

  • Coroa - 21 a 27 de maio

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e compreensão enfim você se adapta mais às questões pessoais, entende todas as situações e busca a paz interior. Mude o que for preciso porém não perca o foco dos seus objetivos, a semana tende a ser positiva também nas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, ter e mente em ordem é fundamental neste momento de mudanças repentinas.

  • Candeias - 21 a 27 de maio

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) É preciso parar de fantasiar certas situações, acordar para os bons momentos de luz e seguir com fé e entusiasmo, deixar de lado certas manhas pessoais, encarar de frente as questões e resolver de vez pois o tempo é precioso demais neste momento atual. No amor tudo tende a acontecer de uma maneira mais branda, seja apenas um pouco mais gentil e tudo volta ao normal, saber ouvir também é uma virtude.

  • Roda - 21 a 27 de maio

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e bons presságios, você se sente bem depois de uma resposta favorável e segue com bons planos para a sua vida amorosa. Bom momento em questões familiares enfim a compreensão reina e tudo fica em paz. Essa será uma semana dedicada ao lado profissional, a busca pelo progresso é intensa e as boas respostas surgem devido ao seu empenho, até mesmo questões familiares ganham um novo sentido.

  • Sino - 21 a 27 de maio

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Busque a sua paz interior, deixe de lado os seus medos e tente resolver de maneira positiva certas questões. A semana pede atitudes de sua parte, vá ao encontro da luz pessoal, siga a sua intuição os dias pedem mais atrevimento então encare as situações com otimismo, garra e muita fé! No amor o seu coração ainda carrega algumas dúvidas, seja mais firme em seus atos, decida de vez que caminho deseja seguir e se desprenda de tudo  que atrapalha a sua vida.

  • Moedas - 21 a 27 de maio

    MOEDAS -  (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) É preciso se desapegar de certos pensamentos e sentimentos, focar em seus objetivos e fugir de situações desagradáveis, busque a paz interior algo ainda te incomoda de uma certa maneira, não se deixe levar pelo medo entenda os fatos e vire a página, crie uma nova história muito mais positiva e deixe ir, o tempo se encarrega de trazer novas respostas desde que você aprenda a desapegar daquilo que não te traz resposta alguma.

  • Adaga - 21 a 27 de maio

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) A capacidade de dar a volta por cima, a força interior que muda tudo de maneira positiva, a semana será marcada por situações agradáveis que elevam o seu astral. Bom momento para novos aprendizados e para os estudos, as boas oportunidades financeiras e trabalhistas também surgem em seus caminhos. No amor você consegue dar a volta por cima e resolve tudo de maneira positiva, a pessoa amada se apega mais à você

  • Ferradura - 21 a 27 de maio

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) A palavra da semana é capacidade! Você verá a capacidade que tem depois de passar por uma determinada situação. A força interior transforma os seus caminhos e você se dedica mais aos seus objetivos maiores. Bons planos, boas realizações enfim você desperta para o que realmente te traz bons resultados, deixa de lado os medos e segue em frente decidindo os seus caminhos com muita luz e energia positiva.

  • Taça - 21 a 27 de maio

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Realize os seus bons planos, faça valer todas as situações e não se prenda ao medo, os dias que se seguem serão meio complicados porém a sua força interior e a sua verdade serão libertadoras neste momento. Confie na sua intuição e siga em frente , você tem a capacidade de dar a volta por cima e estes momentos são fortes e significativos em sua vida. No amor e em outras questões pessoais tudo tende a melhorar dentro de alguns dias.

  • Capela - 21 a 27 de maio

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Resoluções, mudanças e boas respostas marcam a sua semana. Chegou a hora de reavaliar seus planos trabalhistas e não se desesperar diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, encontrar a paz interior e deixar de lado certos assuntos desagradáveis. Muitas vezes você bate de frente com questões que não valem à pena, o momento requer mais maturidade e raciocínio lógico diante das situações.

  • Punhal - 21 a 27 de maio

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Momentos de luz e realizações, enfim você consegue respirar de maneira aliviada depois de um período de muitas batalhas. A semana tende a ser mais otimista e com novas realizações, bons projetos profissionais enfim este é o momento de organizar-se mais , seguir com entusiasmo e foco pois as boas oportunidades voltam a surgir em seus caminhos. No amor tende entender as crises da pessoa amada e não revide qualquer situação desagradável.

  • Estrela - 21 a 27 de maio

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação , de fé e entusiasmo, a semana tende a ser agitada devido aos seus bons planos, apesar de ainda estar em certas crises amorosas você tende a pensar numa resolução para tal questão. O seu coração carrega algumas dúvidas com respeito ao amor, porém esses dias serão decisivos pois o destino se encarrega de trazer resoluções. Confie no seu potencial e não se deixe levar pelo desânimo, tudo pode mudar repentinamente.

  • Machado - 21 a 27 de maio

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Força e entusiasmo, as novas respostas surgem em seus caminhos e a paz interior volta a reinar em sua mente e em seu coração. Uma nova resposta amorosa traz a paz desejada, você fica bem depois de esclarecer os assuntos mal resolvidos. Mesmo estando com muitas ocupações conseguirá encontrar tempo para se divertir e relaxar um pouco, e merecidamente o destino te traz duas importantes respostas que favorecerão o seu astral