Guarujá instala ponto de entrega de eletroeletrônicos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Helder Lima

Guarujá instala ponto de entrega de eletroeletrônicos

Coletor está nas dependências do Shopping Itapema, em Vicente de Carvalho


21 de fevereiro de 2019 às 10:16
Por Da Redação

Guarujá dá mais um passo para consolidar a operacionalização da logística reversa (responsabilidade pós-consumo), no município, com a instalação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), da GREEN Eletron, para o descarte de eletroeletrônicos, o primeiro da região.


Instalado nas dependências do Shopping Itapema, no distrito de Vicente de Carvalho, o coletor metálico (de 2,20 metros de largura por 2m de altura e 1,20m de profundidade), funciona desde o dia 6, e é destinado a receber produtos eletroeletrônicos (em desuso para descarte correto) de consumidores domésticos.


Podem ser descartados no ponto de coleta, eletrodomésticos de pequeno porte como liquidificador, ferros de passar, centrífugas de suco, etc; e eletrônicos de pequeno porte como celulares, aparelhos de áudio e vídeos, laptops, telefones sem fios, entre outros. Lâmpadas fluorescentes não estão incluídas para descarte nesse coletor.


A ação é fruto da colaboração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) ao termo de compromisso assinado em outubro de 2017, para implementar o Sistema de Logística Reversa para recebimento, armazenamento e destinação final, ambientalmente adequada para produtos eletroeletrônicos de uso doméstico, com vigência de quatro anos.


O termo de compromisso foi firmado entre o governo estadual, representado pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb); a GREEN Eletron (Gestora de Resíduos Eletroeletrônicos Nacional); e as intervenientes anuentes: Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP).


O gerente da GREEN Eletron Ademir Brescansin manifestou-se  feliz com a chegada dos PEVs no litoral paulista e disse: "Esperamos que a população se engaje com a causa, fazendo a sua parte para descartar corretamente seus eletroeletrônicos. Também desejamos que outras empresas fabricantes ou importadoras desses produtos se familiarizem com a questão ambiental e com sua responsabilidade legal e procure o serviço de gestão da logística reversa”.


O secretário de Meio Ambiente do município, Sidnei Aranha ressaltou que a pretende  ampliar essa rede de PEVs com mais coletores no município.  Já Cristiane Lima Cortez, assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade da Fecomercio/SP, revelou que existe um cronograma de expansão para a região e que outras cidades da Baixada Santista também serão atendidas.


A GREEN Eletron é uma Entidade Gestora, criada por iniciativa dos fabricantes de eletroeletrônicos, para implementar e operacionalizar o sistema de logística reversa. Atualmente, a entidade conta com  23 empresas associadas, que custeiam todo o sistema.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral