População poderá conhecer navio de socorro submarino em São Sebastião | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Divulgação

População poderá conhecer navio de socorro submarino em São Sebastião

Navio da Marinha será aberto a visitação no sábado, 16, no período da tarde


14 de fevereiro de 2019 às 11:56
Por Reginaldo Pupo

Os moradores de São Sebastião terão a oportunidade de conhecer um dos navios ícones da Marinha do Brasil. O Navio de Socorro Submarino Felinto Perry, estará atracado no porto de São Sebastião neste próximo sábado, 16, e ficará aberto à visitação pública entre as 13h15 e 16h30, com entrada franca.


A embarcação tem 80 metros de comprimento e pode transportar até 65 militares. Por ser projetada para socorro em alto mar, está equipada para apoio a mergulho, combate a incêndio, resgate de submarinos, câmaras de descompressão, sino atmosférico (permite a realização de resgates a profundidades superiores a 300 metros), baleeira com câmara hiperbárica e um veículo não-tripulado controlado remotamente para operações de até 600 metros ("ROV").


O navio dispõe ainda de um sistema de posicionamento dinâmico ("DPS", que possibilita que o navio permaneça parado em relação a um determinado ponto), plataforma para helicópteros e guindaste.


Antes de ser adquirido pela Marinha do Brasil em 1988, o navio teve dois nomes de batismo, “Holger Dane” e “Wildrake”. O agora Felinto Perry foi adquirido para substituir o navio “NSS Gastão Moutinho” nas tarefas de socorro de pessoal e salvamento de material e de apoio ao mergulho profundo.


"Ás de Copas"

O então “Holger Dane” ficou famoso pela caça a tesouros promovida por Henning H. Fadderbøll no Canal da Mancha, onde o casco do navio inglês Medina foi encontrado cheio de obras de arte indianas. Incorporado à Armada Brasileira em 19 de outubro de 1988, foi batizado em homenagem ao Almirante Felinto Perry, oficial de ativa participação na organização da Força de Submarinos da qual foi o seu primeiro comandante. É denominado carinhosamente pela sua tripulação como "Ás de Copas"


Para a visitação pública, a Marinha irá disponibilizar transporte saindo da área de lazer da Capitania dos Portos. Os visitantes, porém, deverão apresentar um documento de identidade com foto. Menores de idade também poderão visitar o navio, acompanhados dos pais ou responsáveis. A área de lazer fica Rua da Praia, centro de São Sebastião.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral