Municípios do litoral norte alertam para áreas de risco | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Divulgação/PMSS

Municípios do litoral norte alertam para áreas de risco

Cidades se preparam para a previsão de fortes pancadas de chuva a partir da tarde desta terça-feira, 12


12 de fevereiro de 2019 às 13:23
Por Da Redação

A previsão de fortes chuvas na região, devido a chegada de uma frente fria, fez com que as cidades do Litoral Norte já se preparassem e, agora, alertam a população de áreas de risco, para que fiquem atentas. 


Na segunda-feira, 11, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e a Marinha do Brasil emitiram um alerta da possibilidade de fortes pancadas de chuva, com rajadas de vento e ressaca que podem atingir o Litoral Norte entre a tarde e a noite desta terça-feira, 12. As chuvas são seguidas de intensidade fraca a moderada de longa duração, estendendo-se durante a madrugada até a quarta-feira, 13.


Em São Sebastião, a Defesa Civil reforça aos residentes em áreas de risco que redobrem a atenção e busquem casa de parentes e amigos em caso de perigo. A prefeitura também destaca a cautela em locais propícios a desastres. Em situações de alagamentos ou deslizamentos, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 153 ou 199.


Em Ilhabela, secretários da prefeitura reuniram-se com a Defesa Civil e voluntários nesta manhã para definir estratégias de controle de crise e problemas que possam ocorrer devido as chuvas. No encontro, foram definidas duas equipes de plantão: uma que já está percorrendo a cidade, verificando as condições geológicas e ambientais; e outra que estará de plantão, à disposição, para atender possíveis ocorrências.


Em Ubatuba, a Defesa Civil também alerta a população e, principalmente, os residentes em áreas de risco de alagamento e/ou deslizamento. De acordo com a Defesa Civil do estado, estão previstos acumulados acima de 100 mm, principalmente, nesses dois dias, informou a prefeitura. Segundo o boletim, na quinta-feira, 14, as instabilidades perdem força de manhã, mas devem retornar em forma de pancadas de chuva forte à tarde e à noite, mantendo o tempo instável e chuvoso na sexta-feira, 15.


Segundo divulgado pela prefeitura de Ubatuba, as áreas consideradas de alagamento são:  Perequê Açu, Taquaral, Toninhas e Estufa II, Itaguá e Maranduba. Já as áreas com risco muito alto de deslizamento são: Corcovado, Sesmaria, Estufa II, Bela Vista, Ipiranguinha, Mato Dentro, Sumidouro e Picinguaba.


Em todas as cidades, o telefone da Defesa Civil é o 199.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral