Elektro identificou 141 casos de roubo de energia em Bertioga | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Secretaria de Energia e Mineração

Elektro identificou 141 casos de roubo de energia em Bertioga

Energia recuperada é suficiente para abastecer o município de Peruíbe durante nove dias


07 de fevereiro de 2019 às 10:38
Por Da Redação

A Elektro, distribuidora do Grupo Neoenergia, recuperou em Bertioga, 3.5 milhões de KWh (quilowatt hora), energia suficiente para abastecer o município de Peruíbe, com cerca de 63 mil habitantes, por nove dias. No município, em 2018, foram identificados 141 casos de irregularidades em comércios, empresas e residências, nos bairros: Jardim Vista Linda, Centro e Riviera de São Lourenço.

 

As perdas contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. O valor da energia furtada e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para estabelecer o quanto a energia custa para cada área de concessão.

Além do impacto na conta de luz, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam a rede elétrica, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento de energia.

 

Como denunciar

Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Elektro mantem um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o 0800 701 0102 ou pelo site: www.elektro.com.br

 

Orientação de segurança

A concessionária alerta que quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente, “gatos” corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Um técnico da Elektro recebe horas de treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica.


Há também o risco de causar um curto-circuito que atinja a rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e da vizinhança.


A Elektro orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal usando a energia elétrica de modo eficiente e evitando desperdícios, principalmente, na utilização de aparelhos, tais como ar condicionado, chuveiro, ferro de passar roupa, freezer, entre outros.

 

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral