Prefeitos de Cubatão e de São Bernardo vistoriam Barragem do Rio das Pedras | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Prefeitos de Cubatão e de São Bernardo vistoriam Barragem do Rio das Pedras

Da Redação
31 de janeiro de 2019 às 15:54
Foto: Matheus Pedral

Foto: Matheus Pedral

Os prefeitos de Cubatão, Ademário Oliveira, e de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, com técnicos da Defesa Civil das duas cidades, fizeram na quarta-feira, 30, uma vistoria técnica na Barragem do Rio das Pedras, localizada junto às escarpas da Serra do Mar e a montante da cidade de Cubatão, exatos 750 metros acima do nível do mar. 

 

A fiscalização não é prerrogativa dos prefeitos, mas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (Emae), concessionária de geração de energia. Segundo a prefeitura de Cubatão, a iniciativa se deve pela “falta de transparência sobre as condições da Barragem de Rio das Pedras, pela inexistência de um plano de emergência e de evacuação (com alarmes sonoros), principalmente da população de Cubatão e das cidades do litoral paulista”. 

 

Apesar de fazerem questão de deixar claro à imprensa que a vistoria técnica é uma ação de simples prevenção, uma vez que segundo a Defesa Civil dos municípios não foi verificada nenhuma anomalia na estrutura, os prefeitos enviaram neste mesmo dia um relatório conjunto da inspeção na barragem à Emae. 

 

Eles solicitaram ainda ao diretor presidente da Emae, Ronaldo Souza Camargo, uma agenda conjunta, inclusive com a participação das Defesas Civis das cidades, para discutir os procedimentos de segurança e de gestão transparente da Barragem do Rio das Pedras. "Qual a rotina de manutenção do sistema?", perguntam. 

 

Entre outras questões, além do plano de emergência e de evacuação, os prefeitos vão solicitar à empresa todo o histórico de laudos técnicos e certidões de segurança da barragem.

 

E mais: a partir de agora vão exigir vistorias semestrais.  "Na verdade - afirmam -, nós não sabemos o que acontece, quais os procedimentos de segurança, qual a rotina de manutenção do sistema".

 

De acordo com Ademário Oliveira e Orlando Morando, a visita técnica conjunta realizada nesta quarta-feira foi exatamente para chamar a atenção das autoridades responsáveis. Para evitar novas catástrofes no País. Durante todo o tempo os prefeitos estiveram acompanhados da deputada estadual eleita Carla Morando (PSDB). 

  

Posicionamento da empresa responsável pela barragem

Questionada pelo Costa Norte, a Emae – Empresa Metropolitana de Águas e Energia informou que a barragem do Rio das Pedras é uma construção de natureza totalmente diferente da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais.


Explicou que as barragens de concreto, como a do Rio das Pedras, são estruturas construídas sobre fundações sólidas, tendo como principal característica a solidez dos materiais componentes e a sua permanência no eixo de fundação, o que resulta em grande segurança à barragem, sendo um dos métodos mais seguros de construção existente.


Segundo a empresa, a inspeção de segurança regular da barragem do Rio das Pedras é realizada semestralmente, sendo mais conservadora do que a prevista em lei e resolução, que é anual. Que além da inspeção supra, é realizado o monitoramento quinzenal da barragem através de instrumentos específicos.


A última inspeção de segurança, realizada em dezembro de 2018, caracterizou o estado de risco como normal, conforme a resolução 696 da ANEEL, de 2015, que define o referido estado quando não houver anomalias ou, no caso de existirem, essas não comprometem a segurança da barragem. A barragem possui também planos de segurança e de ação de emergência. 


Quanto à fiscalização, a EMAE informa que essa é de competência do órgão fiscalizador (ANEEL). 

 

A Barragem

Localizada em São Bernardo do Campo, a Barragem do Rio das Pedras, com 37 metros de altura e 134,6 de comprimento, foi construída pelos ingleses entre 1926 e 1928 para movimentar as turbinas da Usina Hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão. Características : volume (39.137.000 m3); material (concreto); tipo (arco gravidade); classificação de risco (B).

 

 

 

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Colunas e Blogs

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.