Mais de 2,2 mil estão com a vacina de HPV atrasada em Santos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Mais de 2,2 mil estão com a vacina de HPV atrasada em Santos

Da Redação
30 de janeiro de 2019 às 15:33

Ao longo de 2018, 2.237 crianças e jovens tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV. No entanto, não tomaram a segunda dose, que deve ser dada seis meses após a primeira. Mas ainda há tempo: basta procurar a policlínica e completar o esquema de vacinação. 

“Com essa vacina, a gente garante que a pessoa não irá desenvolver diversas doenças, inclusive câncer. É de extrema importância. Fazemos um apelo aos pais e responsáveis para que revisem as carteiras de vacinação e levem essas crianças e jovens para tomar a segunda dose da vacina, porque só assim elas estarão 100% protegidas”, destaca Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde. 

No segundo semestre de 2018, foram enviados avisos às famílias dos alunos das escolas municipais, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), sobre a importância e a obrigatoriedade de vacinar contra o HPV.

A declaração de vacinação em dia, emitida pelas policlínicas para efeito de rematrícula na rede municipal, também considera a imunização do HPV. 

Os agentes comunitários de saúde também comunicam durante as visitas domiciliares os pais e responsáveis dos jovens com as doses em atraso para que retornem às unidades.

A vacina

Na rede pública, o Ministério da Saúde determinou que devem tomar a vacina contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina já foi incluída no calendário, de forma que está disponível o ano todo nas policlínicas. 

HPVs são vírus que infectam a pele ou as mucosas, por meio do contato direto, não necessariamente apenas por meio de relação sexual, podendo ser transmitido também da mãe para o filho no momento do parto. 

Existem mais de 150 tipos de HPVs, alguns causadores de câncer como na vagina, vulva, colo de útero, ânus, pênis, boca e garganta.

Onde vacinar: 

Orla 

Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728)

Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607)

Embaré (Praça Coronel Fernando Prestes s/nº)

Gonzaga (Rua Assis Correia, 17)

José Menino / Pompeia (Av. Mal. Floriano Peixoto, 201)

Ponta da Praia (Praça 1º de Maio s/nº)

 

Centro/Área Continental

Conselheiro Nébias (Av. Conselheiro Nébias, 514, Encruzilhada)

Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284, Encruzilhada)

Vila Nova (Praça Iguatemi Martins s/nº)

Caruara (Rua Andrade Soares s/nº)

Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40, Vila Mathias)

Monte Cabrão (Praça Andrade Soares, 800)

 

Zona Noroeste

Alemoa e Chico de Paula (Rua Afonsina Proost de Souza s/nº)

Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº)

Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº)

São Manoel (Praça Nicolau Geraigire s/nº)

São Jorge e Caneleira (Rua Francisco Ferreira Canto, 351, São Jorge)

Castelo (Rua Francisco de Barros Melo, 184)

 

Morros

Marapé (Rua São Judas Tadeu, 115).

Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº)

São Bento (Rua das Pedras s/nº)

Valongo (Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº, Saboó)

Morro José Menino (Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A)

Morro da Penha (Rua Três, 150)

Monte Serrat (Praça Correa de Melo s/n°)

Morro Vila Progresso (Rua Três, casas 1 e 2, Vila Telma)

Morro Santa Maria (Rua Um s/n°)

Jabaquara (Av. Rangel Pestana, 475).

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.