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Porto de Santos completa 127 anos

Da Redação
26 de janeiro de 2019 às 13:00

Divulgação/Codesp
Divulgação/Codesp Foto: Divulgação/Codesp


O Porto de Santos completa 127 anos no próximo dia 2 de fevereiro. A data marca a atracação do vapor inglês Nasmith, inaugurando os primeiros 260 metros de cais construído.

 

A história do Porto de Santos, no entanto, começou bem antes. No período colonial, foi de Braz Cubas a ideia de transferir o porto para as águas abrigadas do estuário de Santos, facilitando a defesa contra o ataque de piratas.

 

O desenvolvimento da produção de café no Brasil demandou a ampliação da infraestrutura para a exportação. 

Em 1867, chega a estrada de ferro ligando a capital ao porto, tornando imprescindível o estabelecimento de um porto moderno e produtivo.

 

Em 1888, os empresários Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle receberam o direito à construção e exploração do porto.

Com este objetivo, constituíram a empresa Gaffrée, Guinle & Cia., com sede no Rio de Janeiro, mais tarde transformada em Empresa de Melhoramentos do Porto de Santos e, em seguida, em Companhia Docas de Santos.

 

Foi a Companhia Docas de Santos, a CDS, que promoveu seu crescimento e expansão.

A diversidade no atendimento sempre foi marca registrada do complexo santista, por onde, até hoje, passam todos os gêneros de carga: açúcar, café, laranja, algodão, adubo, carvão, trigo, sucos cítricos, soja, veículos, granéis líquidos diversos, em milhões de toneladas, somando, desde 1892, mais de um bilhão de toneladas de cargas movimentadas. 

 

Com o término, em 1980, da concessão do porto para a Companhia Docas de Santos, surge a Companhia Docas do Estado de São Paulo, a Codesp, que deu continuidade à ampliação do complexo.

 

Nas últimas décadas, a modernização e o aumento da capacidade dos navios exigiu novas intervenções, como a ampliação do calado no canal de navegação e nos berços de atracação, através de obras de aprofundamento, construção de novos cais e píeres e o reforço estrutural de uma grande extensão de cais concluída com a entrega do trecho entre os armazéns 12A ao 23.

 

O porto também passou por uma ampla reformulação de seu viário interno, nas duas margens do estuário, complementado pela modernização da avenida portuária desde o canal 4 até a Ponta da Praia, com ganhos na capacidade de tráfego e a eliminação do conflito rodoferroviário.

 

Ao longo do último ano, a Autoridade Portuária elaborou uma série de projetos e empreendimentos voltados ao melhoramento da infraestrutura, com destaque para o aumento do calado, recuperação de cais, melhorias e ampliação da estrutura rodoferroviária, garantindo condições necessárias à operacionalidade do Porto de Santos.

 

Atualmente, Santos responde por cerca de 1/3 da balança comercial brasileira com mais de 133 milhões de toneladas operadas no último ano, consolidando sua posição de maior porto do hemisfério sul.

“As 133,6 milhões de toneladas operadas ao longo do último ano refletem não apenas um ganho significativo para o setor, mas o indicativo de que o país vem, gradativamente, vencendo o desafio de se reerguer economicamente, algo efetivamente digno de comemoração em mais um aniversário do Porto de Santos”, afirma o diretor de Operações Logísticas, Carlos Poço.

 

Empreendimento foi desafio à engenharia brasileira

 

A história da engenharia portuária no Brasil confunde-se com a própria história da construção do Porto de Santos.

Sem precedentes no país, a engenharia brasileira enfrentou grande desafio ao assumir o compromisso de consolidar um dos maiores empreendimentos até então propostos pelo então Ministério da Viação de Obras Públicas: a execução das obras de melhoramentos no Porto de Santos.

 

Durante anos, a construção de um porto em Santos desafiou a capacidade de realização da engenharia brasileira.

No entanto, era imprescindível a necessidade de se transformar o modesto ancoradouro num porto que atendesse à demanda que surgia.

 

Até então, as instalações eram precárias para atender à navegação, também incerta, com veleiros, em sua maioria, utilizando-se de precárias pontes de madeira para sua atracação, com as mercadorias embarcadas e descarregadas por trabalhadores, sem qualquer aparelhagem e abrigadas em toscos armazéns.

 

Em 1886, se publicava o edital para as obras. A concorrência foi vencida pelo grupo formado por J. Pinto Oliveira, Cândido Gafreé, Eduardo Palassn Guinle, João Gomes Ribeiro de Avelar, Alfredo Camilo Verderato, Benedito Antonio da Silva e ribeiro, Barros e Braga.

 

A autorização do contrato ocorreu em julho de 1888, firmado entre o governo imperial e o grupo de concessionários, então reduzido a Cândido Gafrée e Eduardo Palassin Guinle.

A partir daí, diversas cláusulas seriam alteradas, tanto em relação à extensão de trechos previstos para construção quanto aos prazos de exploração.

 

O prazo de concessão para exploração era de 39 anos e estabelecia a construção de um trecho entre a Rua Brás Cubas e a ponte velha da Estrada de Ferro São Paulo Railway.

Após alterações através do decreto 966, de 7 de novembro de 1890, já no governo republicano, o contrato estenderia a construção para 1.130 metros de cais, até o Paquetá, incluindo a execução de uma doca destinada ao mercado de peixe, com entrada sob a linha dos trilhos.

O prazo de concessão foi prolongado para exploração por 90anos, o máximo permitido pela lei de 1869, que regulava a construção e exploração de portos no império.

 

Em julho de 1892, novo decreto autoriza prolongar o cais de Paquetá até Outeirinhos. Com mais essa ampliação autorizada, a extensão de cais prevista para o Porto de Santos já atingia 5.021 metros, incluindo-se aí o trecho contratado para execução na Ilha Barnabé, de 301 metros.

 

A atracação do cargueiro Nasmith, no primeiro trecho de 260 metros, em 2 de fevereiro de 1892, marcou a inauguração do Porto de Santos, que deixava definitivamente para o passado o comércio marítimo realizado através de primitivas pontes e trapiches.

 

A construção do cais santista representou um ousado desafio para a época, considerado, até então, um empreendimento irrealizável.

Os insucessos anteriores e as incontáveis dificuldades estimularam homens de larga visão e notável capacidade empreendedora, liderados pelo engenheiro Guilherme Benjamin Weinschenk.

 

O diretor de Engenharia, Hilário Gurjão, comenta que, até hoje, grandes empreendimentos ainda demandam um grau de desafio. 

“Um exemplo disso são as características do estuário que, com seu traçado geométrico e o assoreamento constante, nos impõem barreiras que precisamos superar diariamente para manter boas condições de navegabilidade, garantindo o potencial de crescimento do complexo”, pontua Gurjão.

 

Construção do porto impulsionou a cidade

 

O legado que a construção do Porto ofereceu à cidade é vasto e diverso. Além da geração de emprego e renda, do papel de propulsor da economia nacional, as obras de engenharia desenvolvidas pela Docas não se restringiram a empreendimentos exclusivos de suas demandas.

 

Essa participação no desenvolvimento da cidade se iniciou com o resgate das condições sanitárias na região, ainda no século XIX.

No ano de inauguração do primeiro trecho de cais, Santos registrava um trágico número: 1750 mortos, vitimados pela febre amarela, que já embarcava pela ferrovia rumo às várias cidades paulistas.

No mesmo ano, a varíola fazia 750 óbitos na cidade.

 

Antes da construção do cais, a região do Valongo, então conhecida como Porto do Bispo, uma extensa área lodosa espraiava-se bem em frente ao centro da cidade, contribuindo para tornar repugnante o aspecto naquele trecho.

 

Além de toda importância para o desenvolvimento econômico, viabilizando o comércio marítimo e do marco que se tornou para a engenharia portuária, a construção do porto representou ainda a solução para o grande problema das epidemias que assolavam a cidade, principalmente em função da insalubridade que a área estuarina representava até o final do século XIX, juntamente com a enorme região de várzea, superada com o projeto de canalização por Saturnino de Brito e com a ação de médicos como Vital Brasil, Emílio Ribas, Carlos Chagas e outros.

Na medida em que avançavam as obras de construção do Porto de Santos, melhoravam as condições sanitárias da cidade.

O Correio Paulistano, na edição de 4 de junho de 1911, publicava: “Dois elementos com especialidade têm concorrido, e poderosamente para isso, as Docas e as obras de saneamento, por meio de drenagem. Não há muito tempo, o nosso principal porto ainda se nos apresentava em condições bem precárias. Santos era um foco de febre amarela e de bexigas, que todos temiam. Só residiam lá as pessoas a isso obrigadas pelos seus próprios interesses”.

 

Pouco antes, na edição de 26 de dezembro de 1909, o Times de Londres analisava o empreendimento portuário: “Hoje, há uma muralha de cais que se estende desde a estação da São Paulo Railway, até os Outeirinhos, numa extensão de 4.800 metros, com espaço amplo para os grandes transatlânticos que partem da Europa com destino à América do Sul. O belo cais de granito está aparelhado com os últimos e melhores guindastes hidráulicos. O navio, trazendo ou levando 12.000 toneladas de carga, pode ser despachado em dez dias. A cidade de Santos, que em 1892 não passava de vestígio insalubre dos tempos coloniais, transformou-se com as obras do cais em conhecido porto de saúde, com belas ruas e avenidas, bonitos edifícios e trens elétricos”.

 

Somado à construção do cais, de sua usina hidrelétrica e ao amplo parque de instalações e oficinas de mecânica, carpintarias civil e naval, elétrica, fundição, manutenção ferroviária e edifícios para abrigar os diversos setores administrativos e operacionais, alguns autênticos patrimônios arquitetônicos, a Companhia Docas de Santos estendeu sua capacidade empreendedora em prol da cidade.

 

A empresa construiu os grupos escolares Docas de Santos e Cidade de Santos, este último entregue à administração municipal.

A Bacia do Mercado e o canal que a interliga ao estuário também são ofertas do porto à cidade. O próprio edifício da Alfândega deSantos, instalado na Praça da República, é outro legado da administração portuária.

Nesse contexto, temos que destacar, ainda, a importância do extenso sistema viário implantado desde os primeiros anos de construção do Porto de Santos que hoje se estende desde a Ponta da Praia até a Alemoa, cobrindo, praticamente, todo o perímetro leste da cidade de Santos e à disposição do tráfego urbano que, na verdade, representa, hoje, mais da metade de sua utilização.

 

Trata-se, enfim, de uma herança atrelada ao próprio desenvolvimento de toda uma região, garantida em grande parte por realizações de engenharia e promovida por uma visão que extrapolou sua atividade fim, estendendo à cidade de Santos muito de capacidade empreendedora. Certamente, o principal aspecto na relação Porto-Cidade.

 

O diretor de Relações com o Mercado e Comunidade, José Alfredo de Albuquerque e Silva, destaca que essa relação é, ainda hoje, uma preocupação da Autoridade Portuária.

“Além de ser o empreendimento de maior impacto econômico pela importância do negócio portuário e representatividade em termos de receita às administrações municipais e massa salarial na região, o Porto tem também um papel de indutor de projetos e iniciativas de aspecto social, educativo e esportivo, desenvolvido não só pela Codesp como também por outras empresas que atuam no complexo”, afirma o diretor.

 

Marcos na história do Porto de Santos

 

1892 - A atracação do vapor inglês Nasmith inaugura o primeiro trecho de 260 metros de cais construído, marcando a entrada em operação do Porto Organizado de Santos, então administrado pela Companhia Docas de Santos.

 

1900 - Santos foi o maior porto exportador de café do mundo, ainda hoje ostentando essa liderança.

 

1910 - Inauguração da usina Hidrelétrica de Itatinga, em atividade até hoje, gerando cerca de 70% da energia consumida nas instalações do Porto de Santos.

 

1958 - Conclusão de mais 1.261 metros de cais, no Macuco, já perfazendo o total de 7.667 metros de cais construído.

 

1980 – Termina a concessão da Companhia Docas de Santos. O porto passa ao governo federal com a Companhia Docas do Estado de São Paulo - Codesp.

 

1981 - Inauguração oficial do TECON, colocando Santos na liderança isolada em movimentação de contêineres no país, posição que ocupa até os dias atuais.

 

1993 – Com uma extensão de 13 quilômetros de cais e consolidado como principal porto do hemisfério sul, passa por amplo processo de modernização com a entrada da inciativa privada na operação portuária.

 

2019 – No ano em que completou 127 anos, o Porto de Santos, movimentando mais de 133 milhões de toneladas de carga, em 16 quilômetros de cais, é líder mundial nas exportações de açúcar, sucos, café e carne bovina, respondendo por mais de um quarto balança comercial brasileira.

 

SOBRE A CODESP

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura, é a Autoridade Portuária do Porto de Santos e possui 1.400 funcionários.

É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passa quase um terço das trocas comerciais brasileiras.

Com 7,8 milhões de metros quadrados, o porto está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 55 terminais marítimos e retroportuários, situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).

 

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Horóscopo Cigano - de 2 a 8 de julho

  • COROA - 2 a 8 de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Uma força muito protetora surge em seus caminhos, é como se uma luz te guiasse para a resposta ideal colocando novas oportunidades à sua frente. Aproveite os bons momentos e siga em frente de maneira sábia, se desapegando de certas situações que só atrapalharam os seus caminhos e buscando novos dias muito mais proveitosos e seguros. No amor é hora de conversar e também de entender a opinião da pessoa amada.

  • CANDEIAS - 2 a 8 de julho

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento oportuno para refletir sobre seus atos, muitas coisas aconteceram e fizeram com que tudo mudasse ao seu redor. Os planos não saíram como você desejava porém não é hora de desistir, dê um tempo para tudo, cuide um pouco mais de si mesmo(a) da sua espiritualidade enfim há um outro significado para tais questões e em breve muito breve você saberá de tudo. Apenas respire fundo e se prepare para uma nova fase em sua vida.

  • RODA - 2 a 8 de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Muitas das questões ao seu redor acabam atrapalhando o seu raciocínio, mudanças acontecem de acordo com o passar dos dias porém é necessário manter o equilíbrio e a fé. Assuntos familiares são  resolvidos durante a semana porém você permanece com a mesma opinião devido a pequenos imprevistos que surgem em seus caminhos. No amor a fase é de luz e respostas e você consegue entender-se mais com a pessoa amada.

  • SINO - 2 a 8 de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Na busca de dias melhores você se depara com algumas situações ainda mal resolvidas, e uma delas é o amor que ainda te deixa dúvidas e incertezas. Pense antes de agir e não se deixe confundir diante das situações, o seu coração pede uma mudança radical mas a razão te traz para o raciocínio lógico te mostrando que agora não é o momento de agir dessa forma. Você está naquele exato momento em que deve fazer silêncio diante de todas as situações.

  • MOEDAS - 2 a 8 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma nova oportunidade de recomeçar, de buscar dentro do seu eu interior novas respostas que façam mais sentido aos seus caminhos. Mudanças favorecem o seu astral, siga a sua intuição e transforme os seus dias. Com o decorrer do tempo tudo muda de maneira favorável e você consegue dar a volta por cima diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, voltando-se mais à sua fé você garante melhores respostas.

  • ADAGA -2 a 8 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) As novidades surgem em seus caminhos e você se inspira nas questões profissionais. É hora de arriscar diante das situações, busque o equilíbrio no profissionalismo deixando tudo acontecer de maneira favorável. Manter a calma nas questões amorosas é  mais sábio a se fazer no momento, pois imprevistos acontecem e nem sempre é motivo para se levar a ferro e fogo. Respire fundo e tenha uma conversa mais tranquila e agradável.

  • FERRADURA - 2 a 8 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de fé e bons presságios,momento de luz e boas realizações onde você segue com mais entusiasmo e força. Os dias são favoráveis para o trabalho onde a sua criatividade vai estar em alta, os momentos são de força e otimismo e você consegue interagir diante das situações. No amor as suas dúvidas ainda permanecem porém é tempo de renovar os seus sentimentos e também de tomar decisões que te tragam mais alegrias.

  • TAÇA - 2 a 8 de julho

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Não é hora de fazer corpo mole diante das situações, busque resoluções favoráveis pois você sempre foi de correr atrás dos seus objetivos, só está cansado(a) diante dos fatos ao seu redor. Encontre a sua paz interior e continue firme com seus propósitos, você tem capacidade e muito de virar o jogo, só precisa se manter em estado de alerta diante dos seus objetivos. No amor tente controlar os seus impulsos e saiba separar os setores da sua vida.

  • CAPELA - 2 a 8 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Fase de luz e boas realizações enfim você acorda para novas oportunidades e vence seus medos com fé e determinação. Construa uma nova oportunidade a si mesmo(a) e fuja de situações embaraçosas que possam vir a atrapalhar o seu progresso. No amor evite fantasiar as situações, seja mais exato(a) diante das questões, faça acontecer de maneira positiva e não se deixe levar por brigas desnecessárias que só afastam a pessoa amada de você.

  • PUNHAL - 2 a 8 de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Organize-se mais , busque o equilíbrio diante das situações pois é hora de rever conceitos e buscar a melhor resposta. Mesmo que você não concorde muito com algumas situações é hora de buscar as respostas e elas podem vir de um lado contrário porém é a ideal no momento. Busque a paz acima de tudo e todas as questões serão diferentes, tanto no amor como na área profissional que te deixou muitas dúvidas.

  • ESTRELA - 2 a 8 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação e fé, você passa por transformações significativas em seus caminhos, quer resolver tudo de maneira positiva porém ainda existe a necessidade de esclarecer certos assuntos que ainda interrompem o seu progresso. No amor é hora de apostar no novo, na busca de novas alegrias e na positividade , criar dias melhores e situações mais agradáveis sabendo entender a pessoa amada e se desapegando das desconfianças.

  • MACHADO - 2 a 8 de julho

    (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Dentro em breve você estará bem em todos os sentidos, vai se sentir melhor quando conseguir resolver um assunto importante. Muitas verdades serão esclarecidas porém o seu coração está decidido a mudar, mesmo que uma resposta positiva surja em seus caminhos o seu destino já aponta uma nova jornada, uma nova história repleta de muitas alegrias. Volta a brilhar dentro de você aquela energia contagiante que eleva o seu astral.