Homem desaparecido em BH é encontrado em Guarujá | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Equipe de abordagem de rua, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) de Guarujá
Equipe de abordagem de rua, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) de Guarujá Foto: Divulgação/PMG

Homem desaparecido em BH é encontrado em Guarujá

Jean Cristian Aguilar, 40 anos, tem esquizofrenia e é interditado judicialmente


25 de janeiro de 2019 às 16:36
Por Da Redação

Homem que estava desaparecido em Belo Horizonte (MG) desde outubro do ano passado, foi encontrado no último domingo, 21, pela equipe de abordagem de rua, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) de Guarujá.

Jean Cristian Aguilar, 40 anos, tem esquizofrenia paranoide e é interditado judicialmente (quando a pessoa é incapaz de exercer atos da vida civil). Durante esses meses, Jean passou por São Paulo, Cubatão, Santos até chegar em Guarujá.

Ele foi encontrado próximo a bica da avenida Puglisi. Segundo a assistente social e coordenadora do Creas Pop, Elizete Penido, a percepção da equipe foi fundamental para o desfecho da abordagem. “Não se tratava de qualquer morador de rua, eles perceberam que era um paciente psiquiátrico e conseguiram se comunicar com ele”, revelou a coordenadora.

Por meio de um estudo social, a equipe chegou ao número de telefone da mãe de Jean. Ela ficou surpresa e emocionada ao saber que o filho estava vivo. Segundo a mãe, Jean já estava na lista de desaparecidos da Polícia de Belo Horizonte.

Avaliação médica

Na última quinta-feira, 23, Jean passou por avaliação psiquiátrica no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III (Avenida Adriano Dias, 692 – Jardim Boa Esperança), serviço de saúde mental do Município. 

Segundo a assistente social, ele fazia um acompanhamento médico na cidade de origem. Jean era atendido pelo Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam), de Belo Horizonte, que se propôs a buscá-lo nos próximos dias. 

Creas Pop

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Creas Pop), localizado na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes,1521 – Vila Áurea é um equipamento porta aberta as famílias e indivíduos nas mais diversas situações de vulnerabilidade social ou violação de direitos.

As formas de acesso ao serviço são várias: a pessoa pode chegar por conta própria, trazida por grupos religiosos, por meio da Abordagem Social e Operação Dignidade.

O Creas Pop desenvolve um trabalho humanizado oferecendo diversos serviços, tais como: alimentação, higienização, roda de conversa, além de promover o resgate da auto-estima.

Os usuários contam com atendimento social, encaminhamento para o tratamento da dependência química, recâmbio para as cidades de origem, providências de documentação, inclusão em programas sociais, encaminhamento para outros equipamentos públicos entre outras ações.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral