Bertioga registrou apenas um caso de picada de escorpião desde dezembro | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Bertioga registrou apenas um caso de picada de escorpião desde dezembro

Da Redação
24 de janeiro de 2019 às 15:44

Alguns moradores de Bertioga têm postado fotos de escorpiões, que teriam sido encontrados em seus quintais ou mesmo dentro de suas casas, desde dezembro, e despertou o alerta para as picadas - que podem até levar à morte. Mas, dados oficiais da Diretoria de Vigilância em Saúde de Bertioga apontam apenas um caso de aparição e picada de escorpião na cidade, ocorrido em dezembro. A vítima teve que aguardar a chegada dos soros necessários vindos do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. Após ser medicada na Unidade de Pronto Atendimento, a paciente foi liberada


Em uma postagem da paciente no Facebook, o diretor técnico do Hospital de Bertioga, Rodrigo Betarelli, comentou o motivo do município não ter os soros em um estoque. Disse ele: "Estes soros são fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado. Já fizemos diversas solicitações para termos em estoque. Porém, hoje o único ponto de estoque e fornecimento é o hospital do estado Guilherme Álvaro". Ainda, conforme apontou, antes mesmo da ocorrência, ele teria encaminhado um ofício à Secretaria de Saúde do município, para reforçar a importância de possuir esse material na cidade.  


Em resposta à redação, a prefeitura informou que Bertioga não possui os soros porque, devido à produção, o estado realizou o remanejamento para pontos estratégicos, por isso, as doses devem ser retiradas no Hospital Santo Amaro, em Guarujá, ou no Guilherme Álvaro, em Santos. Ainda explicou que, quando há necessidade de tratamento, ele é realizado no hospital sob supervisão médica, "pois a soroterapia só é indicada quando as manifestações são de moderadas a graves". Enquanto aguarda o soro, o paciente é mantido em observação na sala de emergência. Em caso de picada, a população deve procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento de Bertioga e, em caso de aparição/captura, deve-se contatar o Centro de Controle de Zoonoses.


Incidência

A prefeitura de Bertioga informou que, além do caso de picada, há aproximadamente três meses, um condomínio do bairro Jardim Raphael foi notificado a tomar providências contra escorpiões, "visto que animais vieram junto com o material de construção"No início do mês, o Ministério da Saúde alertou que a limpeza do ambiente e hábitos simples são fundamentais para prevenir picadas, já que a incidência de escorpiões aumenta nos meses de verão devido ao clima.  


No ambiente urbano, entre as medidas destacadas pela Saúde, para evitar a entrada de escorpiões em casas e apartamentos, estão: o uso de telas em ralos; vedação de frestas nas paredes; soleiras nas portas; distanciar camas e berços das paredes; e vistoriar roupas e calçados antes de usá-los. Já em áreas externas, a principal dica é manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico, além da grama aparada.


O combate e prevenção de baratas também é destacado, já que o inseto atrai o animal peçonhento. Além disso, o ministério não recomenda o uso de produtos químicos como pesticidas para o controle de escorpiões. Isso porque, segundo informou, estes produtos não possuem eficácia comprovada e podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes.


Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos acidentes com escorpiões é leve, com quadro de início rápido e duração limitada. Nessas situações, a pessoa apresenta dor imediata, vermelhidão, inchaço leve por acúmulo de líquido e sudorese localizada. Crianças menores de sete anos têm mais chance de apresentar sintomas como vômito e diarreia, principalmente, quando picadas por escorpião-amarelo, que pode levar a casos graves e requer a aplicação do soro em tempo adequado.


Entre as recomendações estão a ida imediata ao hospital de referência mais próximo e, se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie. Ainda, é recomendado higienizar o local da picada com água e sabão, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.


Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 30 de julho a 6 de agosto

  • COROA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Fase de revoluções onde você vira o jogo e busca respostas de uma maneira mais agressiva, é preciso ter cautela com as palavras para não ter problemas maiores. Cuidado para não confundir o seu relacionamento amoroso com suas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, buscando o equilíbrio para lidar com algumas questões particulares. Questões familiares são melhores resolvidas depois de uma conversa amiga.

  • CANDEIAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) O momento não te favorece muito, porém tudo pode mudar dentro de um determinado tempo, basta você saber lidar com todas as situações e não se precipitar diante dos fatos. Cuide-se mais em questões profissionais, fuja do comodismo e arrisque um pouco mais, as questões que te rondam podem não estar favoráveis mas isso não quer dizer que você não tenha a capacidade para dar a volta por cima. Saiba lidar com todas as situações.

  • RODA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Fase de renovação, de entusiasmo e muita fé, você se depara com boas respostas porém os dias esclarecem os assuntos e você passa a se preocupar menos, tudo começa a fazer mais sentido enfim até mesmo há uma melhora nas questões de saúde. O momento é de bons pensamentos, bons sentimentos enfim aquela nuvem de preocupações familiares começa a se dissipar e os dias ficam melhores, mais oportunos.

  • SINO - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO)  Momento de renovação, de fé e entusiasmo, você volta a agir diante das situações, consegue mudar o que for preciso e vai um pouco mais além daquilo que você precisa. As mudanças favorecem o seu astral, mas você precisa resolver certos assuntos pendentes, encarar de frente certas situações que acabaram te trazendo uma certa dor de cabeça. No amor tente entender a pessoa amada, muitas vezes voc~e age com grosseria sem necessidade.

  • MOEDAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Você tende a mudar a sua maneira de agir nas questões profissionais, está mais tranquilo(a) diante dos assuntos financeiros porém ainda enfrenta certas dificuldades em particular. Controle-se diante dos fatos, busque a paz acima de tudo, deixe o tempo agir e liberte-se do passado vivendo uma vida mais equilibrada no presente. No amor tudo tende a ficar bem dentro de alguns dias, os relacionamentos começam a acontecer de maneira positiva.

  • ADAGA - 30 de julho a 6 de agosto

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Fase de fé e determinação, momento de luz e boas energias astrais, você busca novidades para os seus caminhos, está decidido(a) a inverter as situações e seguir uma nova jornada muito mais positiva. Garra e determinação não vão faltar neste momento de mudanças radicais e sentimentos fortes e intensos, será preciso fôlego para seguir com seus bons planos. No amor será preciso tomar cuidado com as palavras pois sem querer você pode ofender a pessoa amada.

  • FERRADURA - 30 de julho a 6 de agosto

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Dias de luz e alegrias, momento de boas realizações e novidades que mudam o seu astral, é hora de agir diante das questões, favorecer a sua vida de maneira positiva. Concentre-se mais em seus objetivos, busque a paz espiritual para os seus caminhos, não se deixe levar pelos imprevistos que rondam a sua vida. Esqueça o passado e viva o presente, corra atrás dos seus objetivos com mais intensidade e muita fé.

  • TAÇA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Será preciso muito equilíbrio e muita compreensão de sua parte para virar o jogo diante das questões, não se deixe levar pelos fatos, faça o que for preciso para vencer seus obstáculos, deixe pra lá tudo aquilo que só atrapalha os seus caminhos, vá viver as suas oportunidades de maneira positiva sem se deixar levar pelos acontecimentos. Mudanças em sua maneira de pensar e de agir, reviravoltas favoráveis que trazem a ti uma alegria a mais para continuar, para criar uma nova história.

  • CAPELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Você decide seguir com mais fé e entusiasmo, porém ainda enfrenta certas situações de maneira firme e decidida, sabe que está enfrentando grandes batalhas porém ainda mantém o foco dos seus objetivos. Mudanças costumam acontecer em seus caminhos para que você aprenda a se desapegar de situações nada favoráveis. Tente manter o foco dos seus objetivos e se liberte de tudo aquilo que de uma certa maneira te perturba.

  • PUNHAL - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL)  Momento de reorganizar seus planos buscando o equilíbrio diante de todos os assuntos.No amor tente ser compreensivo(a) para não resultar num término desnecessário. Tudo tem o tempo certo para acontecer portanto não insista em algo que ainda está longe de te dar uma resposta positiva, você pode estar perdendo tempo e outras boas oportunidades que com certeza te trarão melhores respostas profissionais e financeiras.

  • ESTRELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO)  Fase de amor e fé, momento de boas realizações e de novidades que esclarecem os seus ideais, é hora de seguir em frente, aceitar os fatos e virar o jogo com mais entusiasmo e alegria, embora ainda existam certas questões a serem resolvidas você segue a sua intuição e as respostas surgem de maneira satisfatória em seus caminhos. Na busca de dias melhores tudo começa a acontecer de maneira positiva, você se liberta dos seus medos e encara uma nova jornada.

  • MACHADO - 30 de julho a 6 de agosto

     ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Boas vibrações, maravilhosas respostas, momento de luz e alegrias, fase de paz, de união e reviravoltas favoráveis em seus caminhos. Mudanças necessárias e oportunas surgem e você se depara com situações agradáveis que incentivam os seus bons projetos. Cuide-se bem sempre e não se deixe levar pelos imprevistos ao seu redor, continue focado(a) em seus objetivos pois você já sentiu que tudo tende a dar certo. No amor novas respostas surgem porém seu foco é outro nos dias de hoje.