GCM salva homem que caiu no canal durante ataque epilético | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Reprodução / Facebook

GCM salva homem que caiu no canal durante ataque epilético

Guarda Marcos Silva relata a emoção de estar no lugar certo, na hora certa


22 de janeiro de 2019 às 16:08
Por Mayumi Kitamura
Foto: Reprodução / Facebook

GCM Marcos José Silva que participou do salvamento
GCM Marcos José Silva que participou do salvamento Foto: Reprodução WhatsApp

O vídeo do salvamento de um homem em crise de epilepsia, realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Bertioga, está causando comoção nas redes sociais. O caso ocorreu na manhã de segunda-feira, 21, na avenida Anchieta, no Centro. 


Em entrevista, o GCM Marcos José Silva conta que estava em patrulhamento com Emerson Garcia e se preparavam para ir à entrada da cidade, na avenida 19 de Maio, quando decidiram passar no Centro. "Na hora que estávamos chegando próximo ao Itaú, uma pessoa gritou que alguém havia se jogado no canal. Prontamente paramos a viatura e descemos. Quando vimos, um rapaz estava de bruços, começando a ter o ataque epilético e com o rosto na água do canal, com aspecto que já estava se afogando. Nisso, o GCM Garcia prontamente colocou a luva, pulou no canal e fez os primeiros socorros", relata.


Enquanto aguardava os Bombeiros, para removê-lo do canal, e o Samu, o rapaz se recuperou do ataque. O GCM Marcos comenta que eles aplicaram técnicas e identificaram que o jovem havia recobrado a memória, no entanto, ele apresentava sangramento nos joelhos, cotovelos, dores nas costelas e hematoma na testa, indicando que ele caiu direto com a face virada para baixo. Após os primeiros socorros prestados pelos guardas, o jovem contou com a ajuda também da Polícia Militar - que passou pelo local em seguida ao atendimento inicial-, o Corpo de Bombeiros e o Samu. O paciente foi medicado e recebeu alta ainda na segunda-feira, 21.


Emoção

Apesar de 25 anos de GCM, Marcos se emocionou por salvar uma vida. "Eu estou em lágrimas. Cheguei em casa, respirei e falei para a minha esposa. Poxa, uma pessoa hoje está viva porque estávamos na hora certa e conseguimos salvá-la. É aquela coisa, a gente fica tão feliz que não sabe ainda como lidar com tamanha alegria. Para nós é muito gratificante, é de grande valia, além do amor ao próximo. Vimos isso né? É muito bom!"

Grato também pelo apoio da PM, Bombeiro e Samu, além do seu colega Garcia, GCM de Classe Distinta, o guarda comentou: "Nós amamos nossa cidade, amamos o que fazemos, e nos preparamos para servir melhor os munícipes e, no caso, desse cidadão, que não perdeu a vida por segundos".

Questionado sobre a sensação de ter participado de um salvamento, ainda mais tão inusitado, ele finalizou: "Quer que te fale uma coisa? É lindo de viver, maravilhoso!"

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral