Agência dos Correios não realiza postagens em Bertioga | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Correios atendem no Espaço Cidadão-Centro, em Bertioga
Correios atendem no Espaço Cidadão-Centro, em Bertioga Foto: JCN

Agência dos Correios não realiza postagens em Bertioga

Prefeito ameaçou convocar Ministério das Comunicações se o problema não for resolvido até segunda-feira, 14


11 de janeiro de 2019 às 16:52
Por Marina Aguiar

Realocada para o Espaço Cidadão-Centro desde o dia 3 de janeiro, a agência dos Correios de Bertioga ainda não se adequou ao local e está gerando diversos problemas aos moradores que precisam utilizar o serviço. A mudança de local ocorreu devido a um despejo da empresa da sede anterior, localizada na avenida 19 de Maio, 455, por falta de pagamento do aluguel. O novo espaço foi cedido pela prefeitura a fim de não suspender o serviço em Bertioga.

Mas, segundo o prefeito Caio Matheus, em entrevista ao programa Café da Manhã, do Sistema Costa Norte de Comunicação, há relatos de que a agência não possui telefone e internet e não realiza o despacho de pacotes. Para enviar um pacote, o cliente tem de se deslocar para as cidades de Guarujá e Santos.

Caio Matheus cobra soluções dos Correios
Caio Matheus cobra soluções dos Correios Foto: JCN

Incomodado, o prefeito afirmou que deu um prazo para a resolução dos problemas. "Se até segunda-feira, 14, eles não resolverem, eu vou fazer gestão com o Ministério das Comunicações, a agência reguladora desse sistema". Questionada, a assessoria de imprensa dos Correios não prestou esclarecimentos até o fechamento desta reportagem.

Mudança de local 


Embora os Correios sejam um serviço do governo federal, Caio Matheus destacou: "A prefeitura interveio para não cessar o serviço na cidade, o que causaria transtorno para a sociedade". A agência agora está localizada dentro do Espaço Cidadão-Centro, na avenida Anchieta, 392, Centro, Bertioga. Caio Matheus adiantou que a locação de um novo espaço está em andamento por parte dos Correios. "Já foi aprovada em Brasília", disse, mas também afirmou que desconhece os prazos.

Correios atendem no Espaço Cidadão-Centro, em Bertioga
Correios atendem no Espaço Cidadão-Centro, em Bertioga Foto: DiegoBachiega

Conforme matéria divulgada em 28 de dezembro de 2018, uma decisão, ocorrida no dia 29 de outubro e publicada no Diário Eletrônico da Justiça Federal da 3ª Região, no dia 5 de novembro, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região decretou o despejo voluntário do equipamento em 15 dias, a contar da intimação, sob pena de despejo compulsório. 

Segundo consta no processo, o contrato de locação do imóvel, localizado na avenida 19 de Maio, 455, no Albatroz, seria vigente de 01/06/2008 a 01/06/2013, sendo o aluguel acertado em R$ 6.945,40 mensais, reajustável anualmente pelo IPCA/IBGE apurado no período. No entanto, o proprietário do imóvel morreu e, após o término do contrato, os Correios teriam exigido documentações relacionadas ao falecimento e trâmite do inventário para renovação e, desde então, o imóvel é ocupado sem contrato de locação.

O espólio de Silvio Cristoni requereu na justiça o pagamento de R$ 521.054,42 devido à inadimplência e ausência de reajuste conforme estipulado em contrato; valores referentes à despesa de água, além da desocupação do imóvel. Por isso, foi julgado parcialmente procedente o pedido, sendo afixado em 15 dias, a contar da intimação, para desocupação voluntária, sob pena de despejo compulsório; o pagamento dos aluguéis devidos desde junho de 2013, com reajuste e multa; além dos honorários advocatícios, em 10% sobre o valor da condenação, devidamente atualizado.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral