Laudo da Cetesb confirma presença de microalgas no canal de São Sebastião | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Divulgação/PMI

Laudo da Cetesb confirma presença de microalgas no canal de São Sebastião

O documento foi entregue ao prefeito, Márcio Tenório, em reunião na sede da pasta, na tarde desta sexta-feira, 4


04 de janeiro de 2019 às 16:35
Por Da Redação

Laudos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), enviados à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhabela, confirmam a presença de cianobactérias filamentosas no canal de São Sebastião.

 

O documento foi entregue ao prefeito, Márcio Tenório, em reunião na sede da pasta, na tarde desta sexta-feira, 4. “Apesar de ser uma cianobactéria, ela tem pigmentos vermelhos, daí a coloração avermelhada ou marrom quando está em grande quantidade”, diz parte do laudo.

 

O parecer da Cetesb desmente mais uma falsa notícia de poluição provocada por “rede de esgoto de navio”, divulgada em redes sociais.


Desde o início do aparecimento da mancha na água do mar, próxima à Ilha das Cabras, técnicos da secretaria explicaram que a floração ocorre devido ao excesso de nutrientes e logo após chuvas e ventos intensos na costa.

 

Conhecida como serragem do mar, a microalga que tem nome científico de Tricodesmium erythraeum, pode até causar mortalidade em invertebrados e em peixes quando em grande quantidade.


No Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), podem ser extraídas mais informações sobre o nutriente.

 

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral