ONG quer resgatar projeto socioambiental idealizado por Ruth Escobar, em Ubatuba | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Passeios de caiaque já são realizados pelo Coletivo Neos por praias e ilhas do extremo norte de Ubatuba
Passeios de caiaque já são realizados pelo Coletivo Neos por praias e ilhas do extremo norte de Ubatuba Foto: Reginaldo Pupo

ONG quer resgatar projeto socioambiental idealizado por Ruth Escobar, em Ubatuba

Entidade promove o turismo vivencial com roteiros personalizados em meio a Mata Atlântica


26 de dezembro de 2018 às 09:35
Por Reginaldo Pupo
Passeios de caiaque já são realizados pelo Coletivo Neos por praias e ilhas do extremo norte de Ubatuba
Passeios de caiaque já são realizados pelo Coletivo Neos por praias e ilhas do extremo norte de Ubatuba Foto: Reginaldo Pupo

Foto: Reginaldo Pupo

Foto: Reginaldo Pupo

O prédio da Onda, idealizado por Ruy Ohtake, em estado precário devido ao embargo ocorrido em 2006
O prédio da Onda, idealizado por Ruy Ohtake, em estado precário devido ao embargo ocorrido em 2006 Foto: Reginaldo Pupo

Um projeto socioambiental idealizado pela atriz e produtora cultural Ruth Escobar, cujas instalações localizadas na praia do Estaleiro, em Ubatuba, foram embargadas pela Justiça em 2006, pode retornar à sociedade, após a ONG Coletivo Neos ter arrematado a área, localizada já na divisa com Paraty (RJ), em um leilão.


Agora, a ONG pretende fomentar a conservação e o uso sustentável da bio e sociodiversidade da Mata Atlântica, a partir da formação de um centro de aprendizado experiencial plural de integração dos saberes naturais junto ao mundo contemporâneo.


O Coletivo Neos quer atuar na valorização dos biomas, por intermédio do turismo vivencial e pedagógico, educação ambiental, permacultura, atividades agroflorestais e de conservação marinha.


Ainda faz parte dos objetivos da ONG o fortalecimento da arte e cultura popular, lutando pelo reconhecimento de saberes populares e tradicionais, por meio de vivências com as comunidades tradicionais, promovendo experiências artísticas e ligadas à cultura popular. A ONG aposta no despertar de uma nova consciência por meio de vivências ligadas à saúde, bem-estar e reconexão do ser consigo e com o outro.


Segundo o Coletivo Neos, essas experiências podem acontecer em diversos formatos, como oficinas, cursos, rodas de conversa, eventos, programas, expedições, navegações, caminhadas, contemplações, entre outros.


Mas a ONG já vem atuando em outras atividades, promovendo o turismo vivencial com roteiros personalizados em meio a Mata Atlântica, bioma costeiro e marinho e travessias de caiaques pelas praias e ilhas da região. O espaço possui uma área de camping, onde é possível hospedar eventos e grupos em um paraíso de seis hectares encravado em plena Mata Atlântica, na praia do Estaleiro, Ubatumirim (Ubatuba), em meio a rio, mar e mata.


“O Menino e o Mar”

O espaço idealizado por Ruth Escobar funcionava desde 2002 como Centro Cultural "O Menino e o Mar" para jovens e crianças da região, sendo a arte o instrumento central para desenvolver oficinas de redes, barcos, música, dança, percussão, dentre outros.


O projeto arquitetônico do espaço foi desenvolvido pelo arquiteto Ruy Ohtake, que empregou toda sua preocupação com a sustentabilidade social construindo o Pavilhão do Menino Pescador, em forma de peixe, e o prédio da Onda, como centro médico e educacional, teatro de arena, palco e ocas para as oficinas culturais.


Com o embargo judicial do espaço em 2006, o projeto teve suas atividades interrompidas e o espaço foi se deteriorando ao longo dos anos até que em fevereiro de 2017, o Coletivo Neos se uniu para arrematar o bem e reconstruir o espaço.


Agora a ONG encara o desafio de revitalizar o espaço e o projeto que respiram diversidade e precisam do apoio do maior número de pessoas para conseguir superar os problemas e impactar cada vez mais crianças e jovens. Interessados em conhecer o projeto podem entrar em contato por meio do telefone (12) 9-9645-6847 ou por meio do email coletivoneos@gmail.com.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral