Aluna do Senac cria projeto para fortalecer o turismo e a economia em Bertioga | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral

Aluna do Senac cria projeto para fortalecer o turismo e a economia em Bertioga

A partir de aulas do curso Organização e Planejamento de Receptivo Turístico, estudante elabora roteiros e atrai visitantes para a cidade, favorecendo a economia


22 de dezembro de 2018 às 12:08
Por Da Redação

Inquieta, ávida por conhecimento e dona de um espírito empreendedor singular, aos 60 anos, Maria das Dores Silva é responsável pelo Bertioga Quatro Estações, projeto criado por ela, que divulga os atrativos da cidade, reconhecida pelo alto potencial turístico, para conquistar visitantes durante todo o ano, melhorando a qualidade de vida da comunidade.


“A proposta é colaborar com o crescimento econômico do município por meio do turismo, que estimula o progresso local e impacta positivamente a vida da população. As pessoas precisam saber que há muita coisa para fazer aqui durante todo o ano e não só na temporada de férias, durante o verão”, comenta a veterana.


Das Dores foi despertada sobre o potencial da cidade durante suas aulas no curso livre de Organização e Planejamento de Receptivo Turístico, que frequentou no Senac Bertioga.


Lá, desenvolveu habilidades fundamentais para a criação de roteiros turísticos. “Nossos roteiros apresentam o melhor da cultura e gastronomia locais, além de atividades de esporte e lazer”, declara, animada, Maria da Dores, aluna das unidades do Senac Santos e Bertioga.

 

Apaixonada pela área de gestão de pessoas, na qual sempre atuou, Maria das Dores decidiu ingressar também na área turística ao notar a possibilidade de transformar um cenário típico das cidades litorâneas: enquanto no verão o comércio fica aquecido com a movimentação do turismo, no inverno, com as cidades vazias, a economia se arrasta: “Decidi que posso ser protagonista para transformar essa história, e o conhecimento adquirido no Senac foi fundamental para isso”, define.

 

Agente transformador

 

Orgulhosa do papel que Maria Das Dores assumiu na comunidade, Cássia Coimbra, gerente das unidades do Senac em Santos e Bertioga, destaca a tarefa da instituição nesta parceris “O Senac usa a educação como agente transformador da sociedade e, para isso, aplica em seus cursos uma metodologia de ensino que prioriza a prática profissional e desenvolve habilidades fundamentais para o desenvolvimento pessoal, o que foi importante para a história de sucesso de Das Dores.”

 

A gestora complementa explicando que “estimular atitudes empreendedoras impacta positivamente em outros campos, como o econômico e social, de modo a colaborar com os avanços das comunidades, o que também é um dos objetivos do Senac”. “Favorecer o progresso dos municípios onde instala suas unidades. Quando vamos além de ensinar uma atividade profissional estamos capacitando pessoas para que usem suas habilidades de modo a colaborar – direta ou indiretamente - com o meio onde vive e esse é o papel dos educadores de uma maneira geral”, justifica.


O Senac Bertioga mantém em seu portfólio cursos livres e técnicos de diversos segmentos com conteúdo que atendam às demandas regionais, formando profissionais e capacitando cidadãos. Há opções nas áreas de comunicação e artes, desenvolvimento social, eventos e lazer, gestão e negócios, limpeza, conservação e zeladoria, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho e tecnologia da informação.

 

As informações e inscrições para as aulas podem ser feitas via Internet, no Portal www.sp.senac.br/bertioga ou presencialmente na unidade.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral