Siad atende em nova estrutura | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Divulgação/Helder Lima

Siad atende em nova estrutura

A nova sede tem seis salas, o que inclui as de atendimento em assistência social e nutrição, administrativo, de enfermagem, entre outros


23 de novembro de 2018 às 15:02
Por Da Redação

O Serviço de Internação e Assistência Domiciliar (Siad), um dos serviços mais essenciais e hoje humanizados dentro da rede municipal de Saúde de Guarujá, está em outro local.

No início da tarde desta sexta-feira, 23, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), inaugurou oficialmente o espaço, localizado na rua Buenos Aires, 226, na Vila Maia/Centro.

Segundo a coordenadora do Siad na prefeitura, Tânia Cistina dos Santos Justino, até o dia 26 de outubro, o Siad funcionava na mesma rua, mas no número 190, onde permaneceu por um ano. Era um local improvisado, que não atendia as reais necessidades do serviço.

Disse ela: “Atendíamos em uma espécie de garagem, com difícil acesso, inclusive, no atendimento de assistência social”. Anteriormente, a equipe atuava na avenida São João, em Vicente de Carvalho, também em um local sem estrutura adequada. 

O Siad possui hoje um total de 30 funcionários, entre médicos (clínicos gerais); enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogo, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta. 

A nova sede tem seis salas, o que inclui as de atendimento em assistência social e nutrição, administrativo, de enfermagem, entre outros. Emendas parlamentares municipais, estaduais e federais auxiliaram o município na aquisição de ar condicionado, frigobar, geladeira, insumos e equipamentos, como por exemplo, a autoclave.

Agora, o almoxarifado está em local separado da área da dieta. O equipamento conta com uma recepção mais acolhedora e ampla, e entre as novidades está a criação das salas de esterilização – já que antes a equipe precisava se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Enseada para esterilizar os instrumentos utilizados – e a sala de doação, um espaço para reunir uma série de materiais a serem entregues ao pacientes. 

 

Melhorias 

Desde o ano passado, a prefeitura promoveu uma série de benfeitorias no Siad, como melhor estrutura ao cuidador, aquisição da dieta enteral (espécie de suplemento em pó) e insumos para curativos.

 “Com esta sede vamos poder aprimorar as oficinas que temos, junto aos nossos cuidadores. As conquistas que tivemos já refletem na redução do paciente no leito hospitalar, por exemplo. Antes um paciente crônico no Hospital Santo Amaro ficava entre 30 e 40 dias internado. Hoje, esse tempo caiu significativamente para 10 dias. Isso também graças ao papel fundamental do cuidador”, destacou Tânia.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral