Correios garantem permanência do serviço em Bertioga | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Geral
Foto: JCN

Correios garantem permanência do serviço em Bertioga

Estatal se posicionou por meio de nota que estão em constante negociação e também buscam outras alternativas para ocupação

09 de novembro de 2018 às 11:06
Por Mayumi Kitamura

Durante a semana, os bertioguenses tiveram duas surpresas, a informação de que, finalmente, a cidade conta com CEPs individuais para cada rua, e a preocupante informação sobre o processo de desocupação do imóvel ocupado pelos Correios na área central da cidade, conforme noticiado pelo Sistema Costa Norte de Comunicação


Saiba primeiro! 📲 Participe do nosso grupo de WhatsApp: https://bit.ly/2NlExy3


Procurados, os Correios se posicionaram nesta sexta-feira, 9, por meio de nota, informando que "permaneceram em constante negociação com os herdeiros do espólio do proprietário falecido do imóvel ocupado pela Agência de Correios Bertioga. Diante da demora na evolução das tratativas, os Correios também vêm buscando alternativas de ocupação de outro imóvel e estão em negociação para se estabelecerem em novo endereço".


Além disso, a estatal garantiu que a questão "não interferirá no serviço postal prestado, o qual não deixará de ser realizado no município, assim como não serão demitidos empregados, e a população continuará a ser atendida". Sobre a afirmação do prefeito Caio Matheus à reportagem de que "os Correios estão vivendo um momento delicado de falência, fechando portas em quase todos os municípios", eles se posicionaram informando que "não estão em processo de falência, como também não estão fechando portas em nenhum município".


Fim do CEP único

Desde a terça-feira, 6, Bertioga deixou de ter um CEP único para toda a cidade, e passou a ter 1.389 CEPs individualizados. A medida, aguardada há muitos anos pela população, teve sinal positivo dos Correios desde que a população estimada de Bertioga ultrapassou os 50 mil habitantes - exigência para a implantação da mudança. O intuito é acabar com a necessidade de muitos moradores retirarem suas correspondências na agência, para que eles recebam em suas casas, além de diminuir a incidência de extravios, melhorar a logística, com maior agilidade no recebimento e envio de correspondências e encomendas.


Em março de 2017, a diretoria regional da estatal esteve em Bertioga, onde afirmou em entrevista ao Sistema Costa Norte que, para a mudança, deveria ser feito um levantamento pela prefeitura para verificar quais vias faltavam ter seus nomes oficializados, por meio de decreto ou lei, para que fossem providenciados e devidamente aprovados. Feito isso, a lista de logradouros seria encaminhada aos Correios para que os CEPs fossem implantados. 


Os munícipes podem consultar seus CEPs, oficialmente, no site dos Correios pelo http://www.buscacep.correios.com.br. Para isso, basta digitar o endereço no campo correspondente para fazer a busca do CEP.


Mesmo assim, alguns munícipes relataram dificuldades em encontrar o código de endereçamento postal de suas ruas. Sobre isso, o prefeito esclareceu: "Muitas pessoas, por costume, continuam chamando as próprias ruas por nomes que não são mais os atuais [...] Por exemplo, a avenida do Telégrafo, no Indaiá, é a avenida Emancipador Diney Lyra - foi aprovado em algum momento pelo Legislativo. Esse pode ser um motivo pelo qual as pessoas não conseguem encontrar seus respectivos CEPs. Eu pedi para o setor de Comunicação colocar essa informação, os nomes dos logradouros, ou seja, as ruas e o CEP individual no Boletim Oficial. Mas não é necessário afobação, aos poucos as pessoas vão conhecendo, um que pegou passa para o outro, e algumas dúvidas podem ser tiradas na Secretaria de Planejamento". O Boletim Oficial do Município pode ser acessado no site da prefeitura de Bertioga, pelo endereço http://www.bertioga.sp.gov.br/.


Segundo os Correios, por enquanto, nenhuma encomenda deixará de ser entregue se for postada com o CEP único antigo. No entanto, a recomendação é que a população atualize seus cadastros (contas de água, luz e telefone, sites de compras) com os novos códigos postais.


O CEP, Código de Endereçamento Postal, é um conjunto numérico constituído de oito algarismos, cujo objetivo principal é orientar e acelerar o encaminhamento, tratamento e a distribuição de objetos de correspondência, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios.



Últimas Notícias