Presidente da Sabesp garante abastecimento de água no verão | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: JCN

Presidente da Sabesp garante abastecimento de água no verão

Afirmação ocorreu durante a abertura da Semana Saturnino de Brito, que será realizada até o dia 9, em Santos


06 de novembro de 2018 às 16:43
Por Mayumi Kitamura
Foto: JCN

Foto: JCN

Foto: JCN

Foto: JCN

O saneamento na Baixada Santista está em destaque com eventos a serem realizados até a sexta-feira, 9, em Santos e São Vicente, pela Semana Saturnino de Brito. A abertura do evento foi realizada na manhã desta terça-feira, 6, pela diretora-presidente da Sabesp, Karla Bertocco Trindade, que também adiantou, e garantiu o abastecimento de água durante a temporada de verão. 


Segundo a presidente da companhia, além de promover a proximidade da população com a história do saneamento por meio de palestras, visitas e mesas-redondas, o evento visa também estimular novas ideias para impulsionar a prestação dos serviços na região, com a meta de 100% no saneamento básico. Disse ela: "O litoral para a gente, da Sabesp, é uma das áreas mais complexas, mais sofisticadas de se operar. É uma área que a gente tem dificuldade na ocupação do solo, dificuldade com o solo e, por ser tudo plano, dificulta o abastecimento e o esgotamento sanitário, e o que a gente vem visualizando é justamente a necessidade de novas ideias para darmos um salto na prestação de serviço".


Karla Bertocco destacou que a concessionária tem realizado investimentos de reforço e pede que, na temporada, a população faça o uso racional da água devido o aumento da demanda no período, fator a ser destacado em campanhas educativas. Disse ela: "Não faltará água aqui na temporada, mas lógico, depende muito, para a gente, do consumo, do uso racional, mas mantendo os números que temos hoje, não deve faltar água".


Semana Saturnino de Brito

A Semana Saturnino de Brito homenageia o patrono da engenharia sanitária nacional, por isso, além das palestras e mesas-redondas, a Sabesp promove também visitas a importantes equipamentos projetados por ele. A programação da Semana Saturnino de Brito é totalmente gratuita e as inscrições podem ser feitas chegando com 30 minutos de antecedência aos horários agendados e nos locais de cada atividade.

 

Além da abertura realizada pela diretora-presidente da companhia, na manhã desta terça-feira, 6, também foi realizada uma palestra sobre a trajetória do patrono, ministrada pelo doutor em Arquitetura, Carlos Roberto Andrade, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP).

 

A programação prossegue na quarta-feira, 7, às 10 horas, quando será possível visitar a Usina Terminal de Esgotos, idealizada por Saturnino de Brito. O equipamento integrou o esgotamento sanitário de Santos desde a inauguração, em 1912, até 2010, quando foi restaurada e desativada para modernização no sistema. A partir das 19 horas, o tema abordado será 'O Plano de Saneamento de Saturnino de Brito para Santos', com o arquiteto José Marques Carriço e mesa composta por professores e especialistas.

 

Já na quinta-feira, 8, às 10 horas, a visita será à Ponte Pênsil, em São Vicente, também de autoria do homenageado pelo evento e construída em 1914 originalmente para transporte dos esgotos de Santos até a ponta do Forte do Itaipu, em Praia Grande. Às 19 horas, o superintendente da Sabesp na Baixada Santista, engenheiro Sérgio Bekerman, fará palestra sobre 'O Saneamento da Região da Baixada Santista Hoje'.

 

O encerramento da Semana, com entrega de certificados aos participantes, acontecerá às 10 horas da sexta-feira, 9, pelo engenheiro João Cesar Queiroz Prado, diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, que abordará 'O Futuro do Saneamento da Região' em palestra.

 

O evento é uma realização da Sabesp com o apoio das prefeituras de Santos e São Vicente, Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Universidade Santa Cecília (Unisanta), Universidade Católica de Santos (Unisantos), Universidade Paulista (Unip) e Universidade São Judas Tadeu.

 

Confira a programação detalhada:


- 7 de novembro, quarta-feira

10 horas – Visita à Usina Terminal de esgotos de Santos, nas dependências da EPC Santos (rua Rio Grande do Sul, sem número – José Menino, Santos)


19 horas – “O Plano de Saneamento de Saturnino de Brito”, com arquiteto José Marques Carriço, e mesa-redonda com engenheiro Marcio Lara (UNIP), Nivio Antunes Gomes (Sabesp), Fabio Lopez (Prefeitura de São Vicente) e professora Maria Fernanda (Universidade São Judas); no auditório do Palácio Saturnino de Brito (avenida São Francisco, 128 – Centro, Santos)

 

- 8 de novembro, quinta-feira

10 horas – Visita à Ponte Pênsil (ponto de encontro no lado do bairro da Biquinha, em São Vicente)

 

19 horas – “O Saneamento da Região da Baixada Santista”, com superintendente da Sabesp na Baixada Santista, engenheiro Sérgio Bekerman, e mesa-redonda com engenheiro João Guedes (UNISANTA), arquiteta Fernanda Meneghello (AGEM) e professor Luiz Fernando (UNISANTOS); no auditório do Palácio Saturnino de Brito (avenida São Francisco, 128 – Centro, Santos)

 

- 9 de novembro, sexta-feira

10 horas – “O Futuro do Saneamento da Região”, com diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, engenheiro João Cesar Queiroz Prado; no auditório do Palácio Saturnino de Brito (avenida São Francisco, 128 – Centro, Santos)

Últimas Notícias