Sabesp realiza semana Saturnino de Brito com eventos abertos à população | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Palácio Saturnino de Brito, sede da Sabesp em Santos, e também um ponto turístico, construído no século 19, famoso também pelo imenso vitral Os Bandeirantes
Palácio Saturnino de Brito, sede da Sabesp em Santos, e também um ponto turístico, construído no século 19, famoso também pelo imenso vitral Os Bandeirantes Foto: Acervo Sabesp

Sabesp realiza semana Saturnino de Brito com eventos abertos à população

Basta chegar meia hora antes da atividade desejada; programa inclui visitas à desativada e restaurada Usina Terminal de Esgotos e à Ponte Pênsil, ambas projetadas pelo engenheiro sanitarista


03 de novembro de 2018 às 17:42
Por Estela Craveiro
Palácio Saturnino de Brito, sede da Sabesp em Santos, e também um ponto turístico, construído no século 19, famoso também pelo imenso vitral Os Bandeirantes
Palácio Saturnino de Brito, sede da Sabesp em Santos, e também um ponto turístico, construído no século 19, famoso também pelo imenso vitral Os Bandeirantes Foto: Acervo Sabesp

Canal 1, em Santos
Canal 1, em Santos Foto: Acervo Sabesp

Inauguração do Canal 1, em Santos
Inauguração do Canal 1, em Santos Foto: Acervo Sabesp

Tubulação de esgoto na Ponte Pênsil
Tubulação de esgoto na Ponte Pênsil Foto: Acervo Sabesp

Saturnino de Brito
Saturnino de Brito Foto: Acervo Sabesp

A trajetória do saneamento da Baixada Santista, desde as grandes obras do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito aos dias atuais, será revisitada na próxima semana, por meio das atividades da Semana Saturnino de Brito, que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realizará em Santos, da terça-feira, 6, ao sábado, 9. 

O objetivo é aproximar a população dessa parte importante da história, por meio de palestras, mesas-redondas e visitas a importantes equipamentos projetados por Saturnino, patrono da engenharia sanitária nacional. 

A diretora-presidente da Sabesp, Karla Bertocco Trindade, abrirá o evento às das 9h da terça, 6. Na sequência haverá a palestra A Trajetória de Saturnino de Brito, com o doutor em arquitetura Carlos Roberto Andrade, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). 

Na quarta-feira, 7, às 10h, será possível visitar a Usina Terminal de Esgotos, idealizada por Saturnino de Brito, que fez parte do esgotamento sanitário de Santos desde a inauguração, em 1912, até 2010, quando foi restaurada e desativada para modernização no sistema.

A partir das 19h, O Plano de Saneamento de Saturnino de Brito para Santos será o tema de debate com o arquiteto José Marques Carriço e mesa composta por professores e especialistas. 

Ponte Pênsil

Na quinta-feira, 8, às 10h, a visita será à Ponte Pênsil, em São Vicente, também de autoria do homenageado pelo evento e construída em 1914 originalmente para transporte dos esgotos de Santos até a ponta do Forte do Itaipu, em Praia Grande.

Às 19h, o superintendente da Sabesp na Baixada Santista, engenheiro Sérgio Bekerman, fará palestra sobre O Saneamento da Região da Baixada Santista Hoje. 

O encerramento da semana, com entrega de certificados aos participantes, será iniciado às 10h da sexta-feira, 9. Na cerimônia, o engenheiro João Cesar Queiroz Prado, diretor de Sistemas Regionais da Sabesp abordará O Futuro do Saneamento da Região em palestra. 

Grátis

A programação da Semana Saturnino de Brito é gratuita. Os interessados podem se inscrever 30 minutos antes dos horários agendados para cada atividade. 

O evento é uma realização da Sabesp com o apoio das Prefeituras de Santos e São Vicente, Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), Universidade Paulista (UNIP) e Universidade São Judas Tadeu.

Programa completo da Semana Saturnino de Brito 

6 de novembro, terça-feira

9 horas – Abertura oficial do evento com a diretora-presidente da Sabesp, Karla Bertocco Trindade; e palestra A Trajetória de Saturnino de Brito, com professor doutor Carlos Roberto Andrade, no auditório do Palácio Saturnino de Brito (avenida São Francisco, 128, Centro, Santos)  

7 de novembro, quarta-feira

10 horas – Visita à Usina Terminal de Esgotos de Santos, nas dependências da EPC Santos (rua Rio Grande do Sul, sem número, José Menino, Santos) 

19 horas – O Plano de Saneamento de Saturnino de Brito, com arquiteto José Marques Carriço, e mesa-redonda com engenheiro Marcio Lara (UNIP), Nivio Antunes Gomes (Sabesp), Fabio Lopez (Prefeitura de São Vicente) e professora Maria Fernanda (Universidade São Judas); no auditório do Palácio Saturnino de Brito (avenida São Francisco, 128, Centro, Santos) 

 8 de novembro, quinta-feira

10 horas – Visita à Ponte Pênsil (ponto de encontro no lado da Biquinha, em São Vicente) 

19 horas – O Saneamento da Região da Baixada Santista, com superintendente da Sabesp na Baixada Santista, engenheiro Sérgio Bekerman, e mesa-redonda com engenheiro João Guedes (UNISANTA), arquiteta Fernanda Meneghello (AGEM) e professor Luiz Fernando (UNISANTOS); no auditório do Palácio Saturnino de Brito (avenida São Francisco, 128, Centro, Santos) 

9 de novembro, sexta-feira

10 horas – O Futuro do Saneamento da Região, com diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, engenheiro João Cesar Queiroz Prado; no auditório do Palácio Saturnino de Brito (avenida São Francisco, 128, Centro, Santos)

Últimas Notícias