Unidades de saúde iniciam ações em prol da saúde do homem em Guarujá | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Homens devem procurar UBS's do município para um primeiro atendimento
Homens devem procurar UBS's do município para um primeiro atendimento Foto: Reprodução/Internet

Unidades de saúde iniciam ações em prol da saúde do homem em Guarujá

Ações voltadas à campanha Novembro Azul começam a partir de segunda-feira, 5


01 de novembro de 2018 às 16:09
Por Da Redação

Sai Outubro Rosa, entra Novembro Azul. Em Guarujá, o novo mês será voltado, especialmente, à saúde do homem. Por isso, todas as unidades básicas (UBS) e de saúde da família (Usafas) da cidade estarão mobilizadas em uma série de ações para incentivar os homens a quebrarem o tabu e realizarem os exames de prevenção, principalmente para câncer de próstata.

A programação nas unidades terão início na segunda-feira, 5, com palestras, caminhadas, rodas de conversa, testes rápidos (HIV/Sífilis), exames e solicitações de agendamento, por exemplo.

As atividades vão abordar, além do câncer de próstata, temas como: câncer de mama masculino, tabagismo, PSA (exame para diagnóstico de câncer de próstata) e demais orientações sobre tratamento medicamentoso, vasectomia, entre outros assuntos.

A abertura oficial da campanha Novembro Azul será realizada no dia 6 (terça-feira), às 9 horas, na entrada do Paço Municipal Raphael Vitiello, na avenida Santos Dumont, 640, Santo Antônio. A cerimônia contará com a presença do prefeito Válter Suman (PSDB). 

Já na sexta-feira, dia 9, haverá palestra com o urologista da rede municipal, Luiz Henrique, a partir das 9 horas. A atividade vai acontecer no gabinete do prefeito (avenida Santos Dumont, 800, 5º andar, Santo Antonio) e terá como convidados secretários e adjuntos, além de diretores e servidores municipais.

Primeiro atendimento

Em um primeiro momento, o paciente deve passar por consulta junto a uma UBS ou Usafa, mais próxima de sua residência, para avaliação ou solicitações de exames. No local, ele recebe atendimento de um clínico geral ou médico generalista (para prevenção). 

Caso os exames realizados apresentem alterações, o paciente é encaminhado ao urologista, no Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE), na Vila Júlia (avenida Marivaldo Fernandes, s/n, Vila Júlia), para consulta com urologista, em no máximo 20 dias. 

Últimas Notícias