Sistema prisional brasileiro é criticado no 2º Congrefac | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Congresso discute direitos fundamentais e políticas públicas
Congresso discute direitos fundamentais e políticas públicas Foto: JCN

Sistema prisional brasileiro é criticado no 2º Congrefac

Doutor Marcelo Cruz, levantou discussões sobre a falência das prisões nacionais na abertura do segundo dia de evento


30 de outubro de 2018 às 16:54
Por Marina Aguiar

A Falência do sistema prisional e a política de encarceramento foi tema da palestra de abertura do segundo dia do Congresso Faculdade Bertioga e Fundação Costa Norte (Congrefac), nesta terça-feira, 30.

O doutor Marcelo Cruz, professor e advogado criminalista, levantou o tema polêmico e defendeu o enxugamento das cadeias, assim como a recuperação dos presidiários. "Digo falência, na essência mais pura da palavra. O sistema prisional, há anos, não encontra respaldo naquilo que gostaríamos que fosse, na ressocialização, na reconstrução daquele que está pagando pelo erro e não pretende mais errar".

O Brasil tem mais de 700 mil presos, sendo 400 mil no estado de São Paulo e, aproximadamente, 15 mil na Baixada Santista. "O país está na 3ª colocação no ranking mundial, perdendo para os estados Unidos e a China. Em 2001, a cada 100 mil habitantes tínhamos 135 presos. Hoje, temos 306 para cada 100 mil habitantes, 127% de aumento. Estamos no caminho adequado?", disse Cruz.

Uma das propostas do advogado é a implantação de um telefone público nas prisões para que os encarcerados se comuniquem com a família. "Só vejo os presos saírem do crime pela religião ou pela família. Se ele é mandado para um presídio longe de sua família, como vai se recuperar?", argumentou.

Palestras

A partir das 19 horas, haverá ainda a palestra A necessidade de se respeitar a reserva legal nas políticas públicas, com Marcelo Lamy. E às 20h30 é a vez de Daury de Paula Júnior, com o tema Sustentabilidade: Desenvolvimento e Proteção Ambiental.

Além das palestras, ao longo do dia, alunos de mestrado e doutorado apresentam trabalhos relacionados aos direitos e às políticas públicas. 

O evento acontece até às 22 horas desta terça-feira, 30, no auditório do Sesc Bertioga (rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, Rio da Praia, Bertioga). 

Ao vivo

Quem quiser acompanhar o Congrefac ao vivo, pode assistir à transmissão ao vivo no facebook.com/sistemacostanorte.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral