Ecofuturo lança cartilha sobre a biodiversidade do Parque das Neblinas | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
A cartilha está disponível para download gratuito no site do Ecofuturo
A cartilha está disponível para download gratuito no site do Ecofuturo Foto: Divulgação/Ecofuturo

Ecofuturo lança cartilha sobre a biodiversidade do Parque das Neblinas

Publicação reúne informações e curiosidades sobre as diversas espécies da Mata Atlântica conservadas na reserva


29 de outubro de 2018 às 15:10
Por Estela Craveiro

O Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano Papel e Celulose, e gestor do Parque das Neblinas, localizado entre Mogi das Cruzes e Bertioga, lança a cartilha A biodiversidade no Parque das Neblinas.

Um dos objetivos é levar ao conhecimento público a grande diversidade de plantas e animais protegidos na reserva, considerada uma das unidades de conservação privadas do Brasil com o maior número de espécies registradas do bioma Mata Atlântica. O outro é contribuir com programas de educação ambiental.

Mais de 1.250 espécies já foram identificadas no Parque das Neblinas até 2018, por meio de 60 estudos científicos realizados desde 2002. Entre elas, há 23 espécies com algum grau de ameaça à extinção.

Destacam-se três novas descobertas: o sapinho-da-barriga-vermelha (Paratelmatobius yepiranga), o sapinho-da-garganta-preta (Adenomera ajurauna), e uma formiga que ainda está em processo de registro oficial.

E há ainda o lambarizinho (Coptobrycon bilineatus), que não era encontrado por décadas e foi identificado nas águas do rio Itatinga, que corta o parque. 

A cartilha aborda também a relevância hidrográfica da reserva, que protege mais de 477 nascentes, incluindo cerca de 50% da bacia do rio Itatinga.

Com texto leve e informativo, mesclando fotos e ilustrações, a cartilha está disponível para download gratuito no site do Instituto Ecofuturo (www.ecofuturo.org.br)

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral