Fotógrafas produzem ensaios sensuais para valorizar autoestima feminina no litoral norte | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Fotógrafas produzem ensaios sensuais para valorizar autoestima feminina no litoral norte

Reginaldo Pupo
25 de outubro de 2018 às 14:44

No mundo globalizado das redes sociais, onde tudo é lindo e perfeito, graças aos recursos de filtros, photoshop e até makes digitais, duas fotógrafas de Caraguatatuba caminham na contramão desta nova tendência, para produzir ensaios fotográficos, alguns deles sensuais, cujo principal objetivo é levantar a autoestima de mulheres que, geralmente, são descontentes com seu próprio corpo.

 

Ao contrário do “vale tudo” pela melhor foto no Instagram, Facebook ou Twitter, onde a maioria das postagens feitas por jovens mulheres exibe corpos esculturais e sarados,  Guaciara Ferreira e Talita Sanches buscam identificar nas mulheres suas principais características, todas elas naturais. A dupla de fotógrafas abusa da criatividade em seus trabalhos, sua maior característica. Um tronco de árvore disposto na areia da praia, belas praias e rios com paisagens paradisíacas, contraluz ao entardecer e detalhes despercebidos aos olhos comuns. Até mesmo um veleiro é utilizado nos ensaios. Tudo serve como cenário ou motivo para belas imagens inspiradoras.

 

Além do desafio de se permitirem ser fotografadas com o mínimo de roupas, as mulheres têm um desafio ainda maior: posar para as lentes de Guaciara e Talita em lugares públicos. Elas utilizam uma técnica conhecida na fotografia como “Boudoir”, palavra francesa cujo som é  “budoar”. A técnica consiste em ensaios para valorizar, com muita delicadeza, a beleza feminina. É justamente essa beleza que as fotógrafas buscam captar em suas clientes, muitas das quais  a desconhecem.

Guaciara, fotógrafa há quatro anos, explica: “Às vezes, essas mulheres comuns não têm tempo de se olhar no espelho, de se achar bonitas. Vivem para seus maridos ou filhos e se esquecem de si mesmas. Como fotógrafa, faço com que elas percebam, por meio das imagens, que existe, sim, um sex appeal, uma mulher querendo ser amada ali dentro”.  


Talita, que está há um ano no mercado, após três anos de estudos sobre fotografia, acrescenta: “Nosso trabalho quebra os padrões de beleza e desperta a sensualidade que muitas vezes elas não imaginam que tenham”. Segundo Talita, seu trabalho busca o resgate da autoestima, do amor próprio e a aceitação do próprio corpo. “É muito legal a recepção que temos ao nosso trabalho, pois a maioria não tem noção da sua sensualidade. O olhar para ela mesma muda. Acompanho todas por redes sociais, e sinto uma gratidão imensa em poder fazer parte desse processo”, salienta Talita.

 

“Sou eu?”

 Segundo Guaciara, o maior objetivo das sessões é trazer amor próprio para essas mulheres, “que, por alguma razão, deixaram de se amar”, destaca. De acordo com a fotógrafa, as clientes reagem de diversas maneiras quando veem o resultado das sessões. “Elas olham as fotos e perguntam: ‘sou eu?’”, diverte-se. A partir do resultado, segundo ela, as mulheres começam a gostar e valorizar mais seu corpo, do jeito que elas são.

 

As locações são feitas nas casas das clientes, praias desertas, hotéis, motéis ou casas alugadas. Entre as clientes, a mais nova que passou pelas lentes de Guaciara tinha 23 anos, e a de mais idade, 50. Já Talita fotografou uma mulher de 53 anos. A mais nova tinha 19. Para deixar as mulheres à vontade para os ensaios, Guaciara revela que antes mantém uma boa conversa com as clientes e vai mostrando os resultados das fotos na própria câmera. “Elas vão se soltando e se transformam em um mulherão.  Todas ficam bonitas com uma boa luz. E ela vem de dentro”, conclui.

 

Talita também busca manter um diálogo antes da sessão de fotos. “Eu gosto muito de um bate-papo antes, me envolver mais com a cliente e deixá-la cada vez mais a vontade”.

  

“Meu melhor momento!”

 “Eu resolvi fazer o ensaio porque estou no meu melhor momento! Estou feliz comigo mesma, ou seja, estou me amando. Fomos de veleiro para a praia e a Guaciara tirou algumas fotos. Foi sensacional! Isso porque o mar estava agitado, igual a mim (risos). Gostei muito do ensaio, me senti livre, calma, e o melhor, feliz de estar ali. O momento mais tenso, se é que posso chamar de tenso, foi quando chegamos à praia. No momento não havia ninguém, mas de repente, começou a chegar. Mas não me intimidei, pois tinha um objetivo: terminar as fotos. E também não estava fazendo nada demais. E achei que ficaram ótimas as fotos. Pretendo fazer novamente”.

“Amanda” (nome fictício), 50 anos, professora (Caraguatatuba)

 

Barreiras contra o preconceito

“Ousadia! Essa é a primeira palavra quando me lembro do ensaio que realizei. Porém, uma ousadia diferente, conduzida com muita delicadeza pelo olhar da Tali. Fiquei encantada pelo trabalho e também pelos  detalhes que envolvem uma sessão de fotos e, principalmente, pelo cuidado e profissionalismo que, além de me deixar muito à vontade, me ajudou a me sentir confiante diante da câmera. Ela tem um olho mágico para enxergar beleza em todas as coisas. O resultado foi incrível! Não há nada melhor do que romper as barreiras do preconceito contra seu próprio corpo. Permitir e incentivar que outras também façam a mesma coisa Recomendo a todas as mulheres essa experiência”.

 “Ariana” (nome fictício), 19 anos, gerente (Caraguatatuba)

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Colunas e Blogs

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 28 de agosto

  • Coroa -­ de 21 a 28 de agosto

    Tudo tem limite sim, inclusive este é o momento de decidir certas questões pessoais e colocar um fim a situações desagradáveis que estão atrapalhando os seus caminhos. Busque a paz acima de tudo, desapegue-se de pessoas que estão sugando as suas boas energias, o destino pede mudanças significativas e você pode estar perdendo tempo com questões banais. No amor novas respostas alegram o seu coração, novidades te surpreendem.

  • Candeias - de 21 a 28 de agosto

    Semana de bons pensamentos, você busca focar no progresso profissional, está prestes a arriscar um pouco mais em seus objetivos maiores, pensa em certas mudanças e tudo te favorece neste momento. Já no amor as guerras e desentendimentos continuam, será preciso ter muita paciência com a pessoa amada para não acabar tomando conclusões precipitadas. Bom momento para cuidar da sua saúde física e do seu estado emocional.

  • Roda - de 21 a 28 de agosto

    As questões que te rondam trazem certos resultados positivos nesta semana, as preocupações familiares começam a ganhar soluções favoráveis, enfim você busca o progresso financeiro para os seus dias, está em busca de melhores respostas porém deixa de lado certos sentimentos que te atrapalharam de certa forma, quer voltar-se mais às questões profissionais e buscar a paz mental. Semana muito voltada à sua Fé pessoal, onde você  encontra a paz!

  • Sino - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra a resposta ideal para os seus caminhos, vai ao encontro da paz e se desprende dos seus medos, tenta resolver da melhor forma as suas questões familiares e amorosas, enfim deseja focar mais em seus objetivos maiores e acima de tudo vencer todas as situações desagradáveis que atrapalharam a sua vida por um bom tempo. É hora de reverter todas as situações, tentar entender tudo de uma maneira mais favorável e agir de maneira amigável diante de certos assuntos.

  • Moedas - de 21 a 28 de agosto

    Esta fase de indecisões está te trazendo certas dores de cabeça, desprenda-se de  situações que só te trazem desânimo. Reaja diante dos fatos, vá em busca de melhores respostas e deixe de lado pessoas e assuntos que só atrapalham os seus bons planos. Chegou a hora de fazer uma faxina geral em sua vida, buscar a paz para os seus dias, deixar ir tudo aquilo que não te serve mais e abrir as portas para o novo, para as respostas que fazem mais sentido para você.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em todo os sentidos, mudança na sua maneira de pensar e de agir, é hora de reavaliar os seus planos, procurar agir com sabedoria diante de certos assuntos, evitar acusações desnecessárias que só complicam os seus bons projetos. No amor a semana pede calma para decidir certos assuntos, controlar os seus impulsos e resolver tudo de uma maneira mais tranquila, sem discussões e desacertos.

  • Taça - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra motivos de sobra para lidar com certas situações, vai ao encontro da luz ideal se desprendendo dos medos e indecisões, favorece o seu astral por conseguir a liberdade para os seus caminhos, segue livre com seus pensamentos e sentimentos. No amor novidades trazem a alegria de recomeçar, de encontrar a paz para a sua vida, mudando aquilo que for necessário para que você possa ficar em paz.  

  • Capela - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em questões profissionais, momento de luz e boas decisões que refletem de maneira positiva em seus caminhos, te trazendo o equilíbrio e a força ideal que a semana precisava. Uma nova resposta em questões financeiras chega no momento exato e você investe um pouco mais no ramo profissional. No amor novas respostas trazem a paz para os seus caminhos, boas decisões fazem com que você mude o que for preciso para estar bem com a pessoa amada.  

  • Punhal - de 21 a 28 de agosto

    Chegou a hora de encarar os fatos, seguir com fé diante dos seus objetivos maiores, enfrentar de vez as questões trabalhistas e tudo o que está ao redor, esclarecer e decidir pois enfim é o seu progresso que está em jogo. No amor muitas das questões começam a ser esclarecidas e você busca a paz para o seu relacionamento, faz de tudo para que a pessoa amada se sinta confortável ao seu lado enfim a semana te traz bons resultados.

  • Estrela - de 21 a 28 de agosto

    Uma fase positiva se inicia nesta semana onde você aposta mais nas questões profissionais, deixa de lado certos medos e anseios, tranquiliza o seu coração e vai em busca de dias melhores. No amor a semana será meio duvidosa devido a sua maneira de pensar e até mesmo de agir diante dos fatos, às vezes sem querer você fere a pessoa amada e depois encontra dificuldades para resolver as situações. Seja coerente e saiba reverter as situações.

  • Machado - de 21 a 28 de agosto

    Você decide ficar em paz em todos os sentidos, vence os seus objetivos com luz e alegrias, está numa fase de mudanças significativas e encontra boas respostas em todos os setores, quer seja nas questões profissionais como até mesmo no amor tudo tende a ficar melhor. A semana te abençoa com uma surpresa agradável que fará muito mais sentido dentro em breve, onde você vai encontrar a luz ideal para os seus caminhos.