Balsa Ilhabela: MP propõe assinatura de TAC para assegurar melhorias na travessia | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Stories

Balsa Ilhabela: MP propõe assinatura de TAC para assegurar melhorias na travessia

Da Redação
19 de outubro de 2018 às 11:46
Foto: Divulgação / PMI

Foto: Divulgação / PMI

Foto: Divulgação / PMI

A questão da travessia por balsas entre Ilhabela e São Sebastião continua a ser discutida. Na quinta-feira, 18, o promotor de Justiça, Valério Moreira de Santana, propôs a assinatura de um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC), entre as partes afetadas com o problema do sistema de travessia da balsa São Sebastião-Ilhabela.


A proposta foi feita em reunião organizada pelo prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, com representantes do MP-SP (Ministério Público São Paulo), Sindmestres (Sindicato Nacional dos Mestres de Cabotagem e dos Contramestres em Transportes Marítimos), Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) das duas cidades, Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela e Câmara Municipal.

 

Ao final da reunião, o promotor sugeriu a assinatura de um acordo entre os envolvidos, que ocorrerá após a entrega total das informações pelas partes. Disse ele: “Vamos fechar um Termo de Ajustamento, que será excelente para todos. [...] Fiquei feliz por encontrar pessoas dispostas a solucionar os problemas”. As informações devem ser entregues nos próximos dias para a elaboração do TAC. O prefeito já fez a entrega de ofício, documentos e relatório com matérias divulgadas pela imprensa sobre os problemas apresentados pela travessia.

 

O prefeito informou ter convocado a reunião atendendo solicitação do Sindmestres, que apresentou as reivindicações sobre melhorais das condições de trabalho e salários, que de acordo com a entidade está com equipamentos e rendimentos defasados. Ele ainda lembrou que denuncia o problema desde o início de sua gestão, tendo inclusive entregue documentos às mãos dos governadores Geraldo Alckmin e Márcio França.

 

Nesse encontro, o diretor de Operações da Dersa, Eduardo Di Gregório, reafirmou as medidas anunciadas na reunião de quarta-feira, 17, em São Paulo, pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Mário Mondolfo. Na reunião foram prometidas: a chegada da oitava balsa para o sistema, a FB- 28, com capacidade para 65 veículos; o retorno em 28 de outubro da FB 10; a chegada da FB-20 no final de dezembro, após reforma. No anúncio também está prevista a chegada, no mesmo período, da primeira lancha Catamarã, com capacidade para 370 passageiros; a segunda Catamarã deverá ser entregue no início de 2019. Di Gregório afirmou que a Dersa está executando melhorias e fazendo o que planejou, como as reformas dos atracadouros, com investimento de R$ 23 milhões nas manutenções em curso, e que ampliou a conversa com a prefeitura de São Sebastião para implantar um bolsão de estacionamento no lado do continente. 

 

Ainda de acordo o secretário, serão adquiridos 20 novos motores para as balsas e a reforma dos atuais, que servirão como reserva técnica. E no feriado de 2 de novembro estarão funcionando sete balsas (FB-25, 28, 29, 30, FB-10 e 11, Valda II). 

 

Ao término da reunião, o prefeito Márcio Tenório reiterou que pretende acompanhar as medidas anunciadas e em andamento. O chefe do Executivo, assim como os demais representantes presentes, reafirmou que a Dersa, responsável pelo serviço de travessia, deve se esforçar ao máximo para resgatar a confiança e credibilidade dos usuários do sistema. Ele finalizou: “Criamos um comitê de gestão para coordenar e acompanhar todas as ações voltadas à melhoria do sistema. Vou acompanhar pessoalmente o andamento. Queremos a melhoria efetiva do serviço e um atendimento melhor a todos os usuários. Essa situação tem que ser solucionada a curto e médio prazo”.

Destaques

Últimas Notícias

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 28 de agosto

  • Coroa -­ de 21 a 28 de agosto

    Tudo tem limite sim, inclusive este é o momento de decidir certas questões pessoais e colocar um fim a situações desagradáveis que estão atrapalhando os seus caminhos. Busque a paz acima de tudo, desapegue-se de pessoas que estão sugando as suas boas energias, o destino pede mudanças significativas e você pode estar perdendo tempo com questões banais. No amor novas respostas alegram o seu coração, novidades te surpreendem.

  • Candeias - de 21 a 28 de agosto

    Semana de bons pensamentos, você busca focar no progresso profissional, está prestes a arriscar um pouco mais em seus objetivos maiores, pensa em certas mudanças e tudo te favorece neste momento. Já no amor as guerras e desentendimentos continuam, será preciso ter muita paciência com a pessoa amada para não acabar tomando conclusões precipitadas. Bom momento para cuidar da sua saúde física e do seu estado emocional.

  • Roda - de 21 a 28 de agosto

    As questões que te rondam trazem certos resultados positivos nesta semana, as preocupações familiares começam a ganhar soluções favoráveis, enfim você busca o progresso financeiro para os seus dias, está em busca de melhores respostas porém deixa de lado certos sentimentos que te atrapalharam de certa forma, quer voltar-se mais às questões profissionais e buscar a paz mental. Semana muito voltada à sua Fé pessoal, onde você  encontra a paz!

  • Sino - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra a resposta ideal para os seus caminhos, vai ao encontro da paz e se desprende dos seus medos, tenta resolver da melhor forma as suas questões familiares e amorosas, enfim deseja focar mais em seus objetivos maiores e acima de tudo vencer todas as situações desagradáveis que atrapalharam a sua vida por um bom tempo. É hora de reverter todas as situações, tentar entender tudo de uma maneira mais favorável e agir de maneira amigável diante de certos assuntos.

  • Moedas - de 21 a 28 de agosto

    Esta fase de indecisões está te trazendo certas dores de cabeça, desprenda-se de  situações que só te trazem desânimo. Reaja diante dos fatos, vá em busca de melhores respostas e deixe de lado pessoas e assuntos que só atrapalham os seus bons planos. Chegou a hora de fazer uma faxina geral em sua vida, buscar a paz para os seus dias, deixar ir tudo aquilo que não te serve mais e abrir as portas para o novo, para as respostas que fazem mais sentido para você.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em todo os sentidos, mudança na sua maneira de pensar e de agir, é hora de reavaliar os seus planos, procurar agir com sabedoria diante de certos assuntos, evitar acusações desnecessárias que só complicam os seus bons projetos. No amor a semana pede calma para decidir certos assuntos, controlar os seus impulsos e resolver tudo de uma maneira mais tranquila, sem discussões e desacertos.

  • Taça - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra motivos de sobra para lidar com certas situações, vai ao encontro da luz ideal se desprendendo dos medos e indecisões, favorece o seu astral por conseguir a liberdade para os seus caminhos, segue livre com seus pensamentos e sentimentos. No amor novidades trazem a alegria de recomeçar, de encontrar a paz para a sua vida, mudando aquilo que for necessário para que você possa ficar em paz.  

  • Capela - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em questões profissionais, momento de luz e boas decisões que refletem de maneira positiva em seus caminhos, te trazendo o equilíbrio e a força ideal que a semana precisava. Uma nova resposta em questões financeiras chega no momento exato e você investe um pouco mais no ramo profissional. No amor novas respostas trazem a paz para os seus caminhos, boas decisões fazem com que você mude o que for preciso para estar bem com a pessoa amada.  

  • Punhal - de 21 a 28 de agosto

    Chegou a hora de encarar os fatos, seguir com fé diante dos seus objetivos maiores, enfrentar de vez as questões trabalhistas e tudo o que está ao redor, esclarecer e decidir pois enfim é o seu progresso que está em jogo. No amor muitas das questões começam a ser esclarecidas e você busca a paz para o seu relacionamento, faz de tudo para que a pessoa amada se sinta confortável ao seu lado enfim a semana te traz bons resultados.

  • Estrela - de 21 a 28 de agosto

    Uma fase positiva se inicia nesta semana onde você aposta mais nas questões profissionais, deixa de lado certos medos e anseios, tranquiliza o seu coração e vai em busca de dias melhores. No amor a semana será meio duvidosa devido a sua maneira de pensar e até mesmo de agir diante dos fatos, às vezes sem querer você fere a pessoa amada e depois encontra dificuldades para resolver as situações. Seja coerente e saiba reverter as situações.

  • Machado - de 21 a 28 de agosto

    Você decide ficar em paz em todos os sentidos, vence os seus objetivos com luz e alegrias, está numa fase de mudanças significativas e encontra boas respostas em todos os setores, quer seja nas questões profissionais como até mesmo no amor tudo tende a ficar melhor. A semana te abençoa com uma surpresa agradável que fará muito mais sentido dentro em breve, onde você vai encontrar a luz ideal para os seus caminhos.