Morro ameaça ruir e põe em risco dezenas de famílias em Juquehy | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Morro ameaça ruir e põe em risco dezenas de famílias em Juquehy

Reginaldo Pupo
14 de setembro de 2018 às 14:51
Foto: Reginaldo Pupo

Foto: Reginaldo Pupo

Foto: Reginaldo Pupo

Dezenas de famílias, residentes em uma comunidade conhecida por Morro do Esquimó, localizada em Juquehy, na costa sul de São Sebastião, correm o risco de perder suas casas, já que o local corre o risco de desmoronar sobre a rodovia Rio-Santos, devido à movimentação do solo. O fenômeno, que se  processa lentamente e foi comprovado pelo Instituto de Geologia (IG), de São Paulo, ocorre há pelo menos 20 anos.

O problema, porém, vem se agravando desde 2013. Segundo alguns moradores, o morro “treme” quando ocorre a movimentação geológica. Por causa disso, diversas casas, erguidas de forma rudimentar, sofreram diversas rachaduras. Os moradores relatam que, quando o fenômeno ocorre, o tremor é semelhante a um terremoto de pequenas proporções.

Ainda em 2013, a Defesa Civil removeu as famílias. Porém, como não houve fiscalização, diversos moradores retornaram às casas. Estima-se que cerca de 20 famílias, com crianças e idosos, residem na comunidade, no meio da mata e, portanto, de forma irregular. O problema poderá se agravar com a chegada da temporada de chuvas, em dezembro, já que a infiltração potencializa os eventos da movimentação de terra. Segundo a prefeitura de São Sebastião, a cidade tem 93 áreas de risco, monitoradas pela Coordenadoria de Defesa Civil.

Há alguns meses, uma cratera surgiu no acostamento da Rio-Santos, ao lado da entrada do morro. Mesmo diante da gravidade, os moradores se recusam a deixar o local. Segundo a prefeitura, um convênio foi formalizado com o governo do estado, por meio do Programa de Atendimento Tecnológico aos Municípios (Patem), para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), já foi iniciado.

Ainda de acordo com a prefeitura, estudos geotécnicos do local foram encaminhados ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para ser criado um plano de trabalho para a execução de medidas que possam amenizar o problema. A intenção é cortar o morro e avançar sete metros da pista em direção à mata, para a implantação de um sistema de drenagem e a construção de um muro de contenção. Este projeto conta com o auxílio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

 

Famílias serão transferidas para bairro distante a 60km 

A prefeitura informou que a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) disponibilizou 93 unidades habitacionais, para o município abrigar as famílias de áreas de risco e ambientalmente protegidas. Algumas delas serão destinadas aos moradores do Morro do Esquimó. Alguns moradores dizem que irão recusar a oferta, já que as casas ficam no outro extremo da cidade, na costa norte, a uma distância de cerca de 60km do local.

Uma dona de casa, que pediu para não ser identificada, disse:  “Nós moramos aqui, trabalhamos aqui. Nossos filhos estudam aqui. Eles (prefeitura) querem colocar a gente no bairro do Jaraguá, já na divisa com Caraguatatuba. É muito longe. Teríamos que pegar quatro ônibus por dia, de ida e volta, para trabalhar e levar os filhos para a escola. A viagem duraria quase três horas. E quem não tem dinheiro para isso, como fica?”.

As casas serão inauguradas, em uma primeira etapa, neste sábado, 15, às 10h, no bairro Jaraguá. Segundo a prefeitura, após a mudança das famílias, serão feitas ações de descaracterização e desconstrução das moradias para evitar novas ocupações irregulares (R.P.).

 

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Colunas e Blogs

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 28 de agosto

  • Coroa -­ de 21 a 28 de agosto

    Tudo tem limite sim, inclusive este é o momento de decidir certas questões pessoais e colocar um fim a situações desagradáveis que estão atrapalhando os seus caminhos. Busque a paz acima de tudo, desapegue-se de pessoas que estão sugando as suas boas energias, o destino pede mudanças significativas e você pode estar perdendo tempo com questões banais. No amor novas respostas alegram o seu coração, novidades te surpreendem.

  • Candeias - de 21 a 28 de agosto

    Semana de bons pensamentos, você busca focar no progresso profissional, está prestes a arriscar um pouco mais em seus objetivos maiores, pensa em certas mudanças e tudo te favorece neste momento. Já no amor as guerras e desentendimentos continuam, será preciso ter muita paciência com a pessoa amada para não acabar tomando conclusões precipitadas. Bom momento para cuidar da sua saúde física e do seu estado emocional.

  • Roda - de 21 a 28 de agosto

    As questões que te rondam trazem certos resultados positivos nesta semana, as preocupações familiares começam a ganhar soluções favoráveis, enfim você busca o progresso financeiro para os seus dias, está em busca de melhores respostas porém deixa de lado certos sentimentos que te atrapalharam de certa forma, quer voltar-se mais às questões profissionais e buscar a paz mental. Semana muito voltada à sua Fé pessoal, onde você  encontra a paz!

  • Sino - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra a resposta ideal para os seus caminhos, vai ao encontro da paz e se desprende dos seus medos, tenta resolver da melhor forma as suas questões familiares e amorosas, enfim deseja focar mais em seus objetivos maiores e acima de tudo vencer todas as situações desagradáveis que atrapalharam a sua vida por um bom tempo. É hora de reverter todas as situações, tentar entender tudo de uma maneira mais favorável e agir de maneira amigável diante de certos assuntos.

  • Moedas - de 21 a 28 de agosto

    Esta fase de indecisões está te trazendo certas dores de cabeça, desprenda-se de  situações que só te trazem desânimo. Reaja diante dos fatos, vá em busca de melhores respostas e deixe de lado pessoas e assuntos que só atrapalham os seus bons planos. Chegou a hora de fazer uma faxina geral em sua vida, buscar a paz para os seus dias, deixar ir tudo aquilo que não te serve mais e abrir as portas para o novo, para as respostas que fazem mais sentido para você.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em todo os sentidos, mudança na sua maneira de pensar e de agir, é hora de reavaliar os seus planos, procurar agir com sabedoria diante de certos assuntos, evitar acusações desnecessárias que só complicam os seus bons projetos. No amor a semana pede calma para decidir certos assuntos, controlar os seus impulsos e resolver tudo de uma maneira mais tranquila, sem discussões e desacertos.

  • Taça - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra motivos de sobra para lidar com certas situações, vai ao encontro da luz ideal se desprendendo dos medos e indecisões, favorece o seu astral por conseguir a liberdade para os seus caminhos, segue livre com seus pensamentos e sentimentos. No amor novidades trazem a alegria de recomeçar, de encontrar a paz para a sua vida, mudando aquilo que for necessário para que você possa ficar em paz.  

  • Capela - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em questões profissionais, momento de luz e boas decisões que refletem de maneira positiva em seus caminhos, te trazendo o equilíbrio e a força ideal que a semana precisava. Uma nova resposta em questões financeiras chega no momento exato e você investe um pouco mais no ramo profissional. No amor novas respostas trazem a paz para os seus caminhos, boas decisões fazem com que você mude o que for preciso para estar bem com a pessoa amada.  

  • Punhal - de 21 a 28 de agosto

    Chegou a hora de encarar os fatos, seguir com fé diante dos seus objetivos maiores, enfrentar de vez as questões trabalhistas e tudo o que está ao redor, esclarecer e decidir pois enfim é o seu progresso que está em jogo. No amor muitas das questões começam a ser esclarecidas e você busca a paz para o seu relacionamento, faz de tudo para que a pessoa amada se sinta confortável ao seu lado enfim a semana te traz bons resultados.

  • Estrela - de 21 a 28 de agosto

    Uma fase positiva se inicia nesta semana onde você aposta mais nas questões profissionais, deixa de lado certos medos e anseios, tranquiliza o seu coração e vai em busca de dias melhores. No amor a semana será meio duvidosa devido a sua maneira de pensar e até mesmo de agir diante dos fatos, às vezes sem querer você fere a pessoa amada e depois encontra dificuldades para resolver as situações. Seja coerente e saiba reverter as situações.

  • Machado - de 21 a 28 de agosto

    Você decide ficar em paz em todos os sentidos, vence os seus objetivos com luz e alegrias, está numa fase de mudanças significativas e encontra boas respostas em todos os setores, quer seja nas questões profissionais como até mesmo no amor tudo tende a ficar melhor. A semana te abençoa com uma surpresa agradável que fará muito mais sentido dentro em breve, onde você vai encontrar a luz ideal para os seus caminhos.