Morro ameaça ruir e põe em risco dezenas de famílias em Juquehy | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Morro ameaça ruir e põe em risco dezenas de famílias em Juquehy

Reginaldo Pupo
14 de setembro de 2018 às 14:51
Foto: Reginaldo Pupo

Foto: Reginaldo Pupo

Foto: Reginaldo Pupo

Dezenas de famílias, residentes em uma comunidade conhecida por Morro do Esquimó, localizada em Juquehy, na costa sul de São Sebastião, correm o risco de perder suas casas, já que o local corre o risco de desmoronar sobre a rodovia Rio-Santos, devido à movimentação do solo. O fenômeno, que se  processa lentamente e foi comprovado pelo Instituto de Geologia (IG), de São Paulo, ocorre há pelo menos 20 anos.

O problema, porém, vem se agravando desde 2013. Segundo alguns moradores, o morro “treme” quando ocorre a movimentação geológica. Por causa disso, diversas casas, erguidas de forma rudimentar, sofreram diversas rachaduras. Os moradores relatam que, quando o fenômeno ocorre, o tremor é semelhante a um terremoto de pequenas proporções.

Ainda em 2013, a Defesa Civil removeu as famílias. Porém, como não houve fiscalização, diversos moradores retornaram às casas. Estima-se que cerca de 20 famílias, com crianças e idosos, residem na comunidade, no meio da mata e, portanto, de forma irregular. O problema poderá se agravar com a chegada da temporada de chuvas, em dezembro, já que a infiltração potencializa os eventos da movimentação de terra. Segundo a prefeitura de São Sebastião, a cidade tem 93 áreas de risco, monitoradas pela Coordenadoria de Defesa Civil.

Há alguns meses, uma cratera surgiu no acostamento da Rio-Santos, ao lado da entrada do morro. Mesmo diante da gravidade, os moradores se recusam a deixar o local. Segundo a prefeitura, um convênio foi formalizado com o governo do estado, por meio do Programa de Atendimento Tecnológico aos Municípios (Patem), para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), já foi iniciado.

Ainda de acordo com a prefeitura, estudos geotécnicos do local foram encaminhados ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para ser criado um plano de trabalho para a execução de medidas que possam amenizar o problema. A intenção é cortar o morro e avançar sete metros da pista em direção à mata, para a implantação de um sistema de drenagem e a construção de um muro de contenção. Este projeto conta com o auxílio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

 

Famílias serão transferidas para bairro distante a 60km 

A prefeitura informou que a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) disponibilizou 93 unidades habitacionais, para o município abrigar as famílias de áreas de risco e ambientalmente protegidas. Algumas delas serão destinadas aos moradores do Morro do Esquimó. Alguns moradores dizem que irão recusar a oferta, já que as casas ficam no outro extremo da cidade, na costa norte, a uma distância de cerca de 60km do local.

Uma dona de casa, que pediu para não ser identificada, disse:  “Nós moramos aqui, trabalhamos aqui. Nossos filhos estudam aqui. Eles (prefeitura) querem colocar a gente no bairro do Jaraguá, já na divisa com Caraguatatuba. É muito longe. Teríamos que pegar quatro ônibus por dia, de ida e volta, para trabalhar e levar os filhos para a escola. A viagem duraria quase três horas. E quem não tem dinheiro para isso, como fica?”.

As casas serão inauguradas, em uma primeira etapa, neste sábado, 15, às 10h, no bairro Jaraguá. Segundo a prefeitura, após a mudança das famílias, serão feitas ações de descaracterização e desconstrução das moradias para evitar novas ocupações irregulares (R.P.).

 

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano de 4 a 10 de junho

  • Coroa - 4 a 10 de junho

    COROA -  (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Semana de muita correria, reuniões trabalhistas , acertos financeiros enfim chegou  a hora de correr atrás de seus objetivos com mais seriedade e fé. Bom momento para cuidar um pouco mais de você, da sua saúde física e espiritual.  Algumas questões familiares ainda precisam ser melhores resolvidas, mas tudo tende a ficar melhor depois de uma conversa franca sobre o assunto. No amor é hora de esclarecer as dúvidas e colocar fim em encrencas desnecessárias.

  • Candeias - 4 a 10 de junho

    CANDEIAS - (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Uma nova fase de luz e raciocínio lógico, você se desprende de situações desfavoráveis e segue mais confiante em questões profissionais. Esta será uma boa semana para negócios , você conseguirá resolver questões de maneira mais positiva. Pequenas crises amorosas podem surgir, mas com o passar dos dias tudo se resolve de maneira mais positiva. Você se afastou um pouco de sua fé, é hora de encontra-la novamente dentro de você.

  • Roda - 4 a 10 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Os dias que se seguem serão de luz e desapego, momento onde literalmente você chuta o balde diante das questões, se desprende das negatividades e encontra a paz ideal para os seus caminhos. Chegou a hora de evoluir, de buscar novas respostas profissionais, de manter o foco dos seus objetivos e esquecer de questões banais que só atrapalham o seu crescimento. No amor tudo segue tranquilo, você consegue resolver tudo de maneira positiva.

  • Sino - 4 a 10 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Em busca de dias melhores você segue na esperança de resolver certos assuntos, tenta entender a pessoa amada mas enfrenta algumas dificuldades em aceitar certas situações. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de maneira mais positiva, apesar da semana trazer certos desafios também te trará muita fé e confiança para os seus dias, onde você vai conseguir resolver assuntos profissionais com mais facilidade além de resolver importantes assuntos particulares.

  • Moedas - 4 a 10 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Momento de raciocínio lógico, uma fase de paz e tranquilidade onde você consegue resolver certos assuntos particulares. Chegou a hora de resolver as questões que te preocupa, ir ao encontro de soluções que farão mais sentido para a sua vida. No amor o segredo é não fantasiar tanto , não se entregar ao desespero e ao medo de perder pois muitas vezes você esquece de viver os bons momentos da relação e se entrega às desconfianças.

  • Adaga - 4 a 10 de junho

    ADAGA -  (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Uma nova luz em questões amorosas, fase de positividade e fé onde você encontra respostas mais favoráveis em seus caminhos. Em questões profissionais os dias que se seguem serão melhores, mais equilibrados em todos os sentidos, você encontra respostas que tranquilizarão o seu coração. As questões familiares que te rondam terão melhores soluções dentro em breve onde você vai conseguir tranquilizar o seu coração.

  • Ferradura - 4 a 10 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de luz e alegrias, momento onde você consegue se libertar de questões que antes te preocupavam e muito, agora chegou a hora de realizar os seus objetivos com mais seriedade, dar a volta por cima e colocar ordem em questões pessoais. No amor os dias que se seguem te trarão melhores respostas e você se dedicará mais à pessoa amada. Momento de luz, de cuidados espirituais onde a fé renasce dentro de você.

  • Taça - 4 a 10 de junho

    TAÇA -  (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO)  Dias de alegrias e paz, momento de reorganização pessoal, novas respostas trazem o equilíbrio ideal para os seus caminhos. Você busca uma nova luz profissional, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos, vai ao encontro de dias melhores e volta a apostar em seu potencial. No amor uma surpresa te trará mais alegrias nesta semana, algo que você já tinha dado por perdido em sua vida ganha uma nova resposta.

  • Capela - 4 a 10 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momento de luz, fase de paz e equilíbrio onde você se desprende de certos medos e vai em busca de novidades que farão mais sentido em seus caminhos. No amor uma nova resposta traz a paz ideal para o seu coração, depois de uma fase de muitas lutas chegou a hora de se entregar mais, de deixar tudo acontecer , e a semana te favorece neste sentido onde você ganha a certeza de que tudo acontecerá de maneira positiva.

  • Punhal - 4 a 10 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Você consegue dar a volta por cima diante de uma importante questão, livra-se das preocupações que antes te tiravam o sono, a semana promete ser proveitosa em todos os sentidos. Chegou a hora de evoluir seus projetos, seguir mais confiante diante das questões , respostas financeiras chegarão esta semana e te ajudará a seguir mais confiante. No amor deixe o tempo agir, ele trará a melhor resposta para o seu relacionamento.

  • Estrela - 4 a 10 de junho

    ESTRELA - 22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e raciocínio lógico, chegou o momento de buscar a paz interior, resolver todas as questões de maneira positiva. No amor não se deixe levar pelo ciúme, muitas vezes as questões que te rondam podem ser melhores resolvidas mas é preciso acordar para a realidade, não fantasiar tanto as situações. Chegou a hora de buscar a paz interior, deixar o tempo resolver tudo e seguir mais confiante em seus melhores planos.

  • Machado - 4 a 10 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Fase de luz e positividade, momento onde você se dedica mais às questões pessoais, se desprende de certos medos que antes atrapalhavam os seus caminhos, segue em frente mais confiante e com mais determinação. No amor o jogo vira, antes você corria atrás agora a pessoa amada é quem sentirá e muito a sua falta, isso te fará bem e você vai alcançar o equilíbrio que tanto deseja em todos os sentidos.Bom momento para dedicar-se mais às questões profissionais.