Entidades buscam voluntários para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Divulgação

Entidades buscam voluntários para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias será promovido neste fim de semana em cidades como São Sebastião, Bertioga e Guarujá. Entidades buscam voluntários para participar da ação


13 de setembro de 2018 às 15:34
Por Da Redação
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Várias cidades litorâneas, como Bertioga, São Sebastião e Guarujá, recebem ações pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias neste fim de semana. A prática é promovida no mundo todo pela Ong norte-americana The Ocean Conservancy. Na região, as entidades que organizam as ações buscam voluntários e convidam a população para participar. As ações são coordenadas por entidades como Greenpeace, Gremar e Instituto Terra & Mar.

No sábado, 15, a organização do Instituto Terra & Mar promove a limpeza de praias entre 9h30 e 13 horas, na praia de Boracéia, em São Sebastião, e na Enseada, no trecho do bairro Maitinga, em Bertioga. Segundo os coordenadores, nesta atividade já estão confirmadas mais de 100 pessoas de todo o estado, e a comunidade está convidada a colaborar na coleta. Durante a ação, os lixos são separados em diferentes categorias de dados padronizados internacionalmente e que colaboram na formulação de políticas públicas e legislação de descarte e destinação de resíduos sólidos nos países que participam da campanha. 

Já no domingo, 16, será a vez de voluntários do Greenpeace, Instituto Gremar e Ong Full Forest & Ocean promoverem, das 9h às 12 horas, a limpeza de praias e rios de Bertioga. A população é convidada a participar da mobilização em diversos pontos como: Forte São João, Jardim Ana Paula, Vista Linda, Indaiá, Itaguaré, Boracéia e Guaratuba. Equipes também estarão em barcos para a limpeza dos rios Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba. 

Para esta ação, voluntários que queiram participar da organização são convocados para uma reunião na sexta-feira, 14, às 19 horas, na praça de Esportes Radicais, no Centro, em Bertioga. São aceitas doações de materiais como luvas de pano, sacos de lixo, água e/ou maçã, para montagem dos kits para os voluntários. Outros detalhes podem ser obtidos no grupo do Facebook "Bertioga Limpa - Dia Mundial de limpeza de Rios & Praias 2018".

Em Guarujá, a ação será realizada nos dias 14, 15 e 16, sempre das 9h às 12 horas, pelo Instituto Gremar, que busca voluntários para colaborar com a causa. No dia 14, a limpeza será realizada na praia da Enseada; no dia 15 na Prainha Branca; e no dia 16, nas Astúrias. A entidade orienta aos interessados em participar que levem uma garrafa com água, protetor solar, boné e algo para alimentar-se durante a ação. Nos pontos serão disponibilizados luvas e sacos de lixo para a coleta. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (13) 3500-1469 ou (13) 99711-4120.

Últimas Notícias