Bertioga amplia vacinação contra pólio e sarampo para creches | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Foto: Diego Bachiéga/PMB

Bertioga amplia vacinação contra pólio e sarampo para creches

Ampliação da campanha contra a poliomielite e o sarampo para as creches de Bertioga visa aumentar a cobertura de vacinação de crianças, principalmente de um ano, no município. Secretaria pede que pais vacinem os filhos


12 de setembro de 2018 às 14:12
Por Mayumi Kitamura

A ameaça de um inimigo da saúde considerado extinto, o sarampo, voltou ao Brasil. Ante esta doença altamente contagiosa e que pode matar, aumenta o alerta para a necessidade de imunização. A campanha contra o sarampo e a poliomielite já foi prorrogada por duas vezes e, ainda assim, há crianças que ainda não foram vacinadas. Por isso, em Bertioga, a Secretaria de Saúde iniciou uma ação para vacinar as crianças nas creches, a fim de atender, principalmente, as crianças de um ano, faixa etária que recebe a primeira dose da vacina.

A medida iniciou na segunda-feira, 11, e no primeiro dia da ação nas creches, mais 51 crianças receberam a imunização em um total de três unidades, conforme dados da Vigilância Epidemiológica de Bertioga. A enfermeira do setor, Viviane Costa Silveira avalia que este ainda não é um número otimista, já que o intuito é vacinar ainda cerca de 300 crianças nesta faixa etária, e ainda faltam seis creches. Ela alerta que as crianças de um ano são as mais susceptíveis ao sarampo que tem se espalhado pelo Brasil devido à crise na Venezuela, causou imigração para outros países. Em 2017, segundo a Organização Mundial da Saúde, somente quatro países registraram casos da doença, sendo a maior parte das ocorrências na Venezuela, com 717 infectados. No Brasil, em 2016 a doença havia sido considerada erradicada.

A enfermeira detalha que, em Bertioga já foram atingidas as metas de imunização de crianças de 3 e 4 anos, no entanto, ainda falta uma pequena parcela na faixa de 2 anos e, o alerta maior é na faixa etária de 1 ano. Até a segunda-feira, 11, toda a campanha havia atingido somente 73% da meta para as crianças dessa faixa etária. Viviane comenta a necessidade da vacinação neste período: “O sarampo é mais perigoso para crianças de um ano, principalmente se ela tiver baixa imunidade, ou se ela estiver desnutrida. As crianças que ainda não foram vacinadas ficam totalmente predispostas, e o risco maior é principalmente nesta faixa etária, porque é nesta idade que elas tomam a primeira dose e, se entrar em contato com a doença, acaba manifestando”.

Para a ação nas creches, a Secretaria de Saúde comunicou previamente as escolas, para que os pais fossem avisados e enviassem as carteirinhas de vacinação dos filhos ou, no caso da ausência desta, a autorização para imunização. As equipes já passaram pelas creches Recanto Infantil, Neim Amilton José do Amparo e Neim Chácara Vista Linda. Nesta quarta-feira, 12, a ação acontece nas Neim Teodoro Quirino, Neim Profª Zilmar M. dos Santos, e Neim Guaratuba. Nesta quinta-feira, 13, a vacinação ocorrerá nas Neim Osvaldo Justo e Neim Mangue Seco, já na sexta-feira, 14, será no Neim Boracéia.

No intuito de ampliar a vacinação e alcançar todas as crianças de um ano, novas estratégias estão sendo planejadas para serem implantadas até o término da campanha, que ocorre na sexta-feira, 15.

A imunização não é recomendada nos seguintes casos: pessoas com suspeita de sarampo; gestantes; menores de 6 meses de idade; e imunocomprometidos. As cinco Unidades Básicas de Saúde de Bertioga continuam a aplicar as vacinas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas.

Postos para vacinação:

UBS Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº

UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº

UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras

UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº

UBS Vicente Carvalho II – Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho

 

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral