Bertioga amplia vacinação contra pólio e sarampo para creches | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Stories

Bertioga amplia vacinação contra pólio e sarampo para creches

Mayumi Kitamura
12 de setembro de 2018 às 14:11

A ameaça de um inimigo da saúde considerado extinto, o sarampo, voltou ao Brasil. Ante esta doença altamente contagiosa e que pode matar, aumenta o alerta para a necessidade de imunização. A campanha contra o sarampo e a poliomielite já foi prorrogada por duas vezes e, ainda assim, há crianças que ainda não foram vacinadas. Por isso, em Bertioga, a Secretaria de Saúde iniciou uma ação para vacinar as crianças nas creches, a fim de atender, principalmente, as crianças de um ano, faixa etária que recebe a primeira dose da vacina.

A medida iniciou na segunda-feira, 11, e no primeiro dia da ação nas creches, mais 51 crianças receberam a imunização em um total de três unidades, conforme dados da Vigilância Epidemiológica de Bertioga. A enfermeira do setor, Viviane Costa Silveira avalia que este ainda não é um número otimista, já que o intuito é vacinar ainda cerca de 300 crianças nesta faixa etária, e ainda faltam seis creches. Ela alerta que as crianças de um ano são as mais susceptíveis ao sarampo que tem se espalhado pelo Brasil devido à crise na Venezuela, causou imigração para outros países. Em 2017, segundo a Organização Mundial da Saúde, somente quatro países registraram casos da doença, sendo a maior parte das ocorrências na Venezuela, com 717 infectados. No Brasil, em 2016 a doença havia sido considerada erradicada.

A enfermeira detalha que, em Bertioga já foram atingidas as metas de imunização de crianças de 3 e 4 anos, no entanto, ainda falta uma pequena parcela na faixa de 2 anos e, o alerta maior é na faixa etária de 1 ano. Até a segunda-feira, 11, toda a campanha havia atingido somente 73% da meta para as crianças dessa faixa etária. Viviane comenta a necessidade da vacinação neste período: “O sarampo é mais perigoso para crianças de um ano, principalmente se ela tiver baixa imunidade, ou se ela estiver desnutrida. As crianças que ainda não foram vacinadas ficam totalmente predispostas, e o risco maior é principalmente nesta faixa etária, porque é nesta idade que elas tomam a primeira dose e, se entrar em contato com a doença, acaba manifestando”.

Para a ação nas creches, a Secretaria de Saúde comunicou previamente as escolas, para que os pais fossem avisados e enviassem as carteirinhas de vacinação dos filhos ou, no caso da ausência desta, a autorização para imunização. As equipes já passaram pelas creches Recanto Infantil, Neim Amilton José do Amparo e Neim Chácara Vista Linda. Nesta quarta-feira, 12, a ação acontece nas Neim Teodoro Quirino, Neim Profª Zilmar M. dos Santos, e Neim Guaratuba. Nesta quinta-feira, 13, a vacinação ocorrerá nas Neim Osvaldo Justo e Neim Mangue Seco, já na sexta-feira, 14, será no Neim Boracéia.

No intuito de ampliar a vacinação e alcançar todas as crianças de um ano, novas estratégias estão sendo planejadas para serem implantadas até o término da campanha, que ocorre na sexta-feira, 15.

A imunização não é recomendada nos seguintes casos: pessoas com suspeita de sarampo; gestantes; menores de 6 meses de idade; e imunocomprometidos. As cinco Unidades Básicas de Saúde de Bertioga continuam a aplicar as vacinas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas.

Postos para vacinação:

UBS Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº

UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº

UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras

UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº

UBS Vicente Carvalho II – Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho

 

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 28 de agosto

  • Coroa -­ de 21 a 28 de agosto

    Tudo tem limite sim, inclusive este é o momento de decidir certas questões pessoais e colocar um fim a situações desagradáveis que estão atrapalhando os seus caminhos. Busque a paz acima de tudo, desapegue-se de pessoas que estão sugando as suas boas energias, o destino pede mudanças significativas e você pode estar perdendo tempo com questões banais. No amor novas respostas alegram o seu coração, novidades te surpreendem.

  • Candeias - de 21 a 28 de agosto

    Semana de bons pensamentos, você busca focar no progresso profissional, está prestes a arriscar um pouco mais em seus objetivos maiores, pensa em certas mudanças e tudo te favorece neste momento. Já no amor as guerras e desentendimentos continuam, será preciso ter muita paciência com a pessoa amada para não acabar tomando conclusões precipitadas. Bom momento para cuidar da sua saúde física e do seu estado emocional.

  • Roda - de 21 a 28 de agosto

    As questões que te rondam trazem certos resultados positivos nesta semana, as preocupações familiares começam a ganhar soluções favoráveis, enfim você busca o progresso financeiro para os seus dias, está em busca de melhores respostas porém deixa de lado certos sentimentos que te atrapalharam de certa forma, quer voltar-se mais às questões profissionais e buscar a paz mental. Semana muito voltada à sua Fé pessoal, onde você  encontra a paz!

  • Sino - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra a resposta ideal para os seus caminhos, vai ao encontro da paz e se desprende dos seus medos, tenta resolver da melhor forma as suas questões familiares e amorosas, enfim deseja focar mais em seus objetivos maiores e acima de tudo vencer todas as situações desagradáveis que atrapalharam a sua vida por um bom tempo. É hora de reverter todas as situações, tentar entender tudo de uma maneira mais favorável e agir de maneira amigável diante de certos assuntos.

  • Moedas - de 21 a 28 de agosto

    Esta fase de indecisões está te trazendo certas dores de cabeça, desprenda-se de  situações que só te trazem desânimo. Reaja diante dos fatos, vá em busca de melhores respostas e deixe de lado pessoas e assuntos que só atrapalham os seus bons planos. Chegou a hora de fazer uma faxina geral em sua vida, buscar a paz para os seus dias, deixar ir tudo aquilo que não te serve mais e abrir as portas para o novo, para as respostas que fazem mais sentido para você.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em todo os sentidos, mudança na sua maneira de pensar e de agir, é hora de reavaliar os seus planos, procurar agir com sabedoria diante de certos assuntos, evitar acusações desnecessárias que só complicam os seus bons projetos. No amor a semana pede calma para decidir certos assuntos, controlar os seus impulsos e resolver tudo de uma maneira mais tranquila, sem discussões e desacertos.

  • Taça - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra motivos de sobra para lidar com certas situações, vai ao encontro da luz ideal se desprendendo dos medos e indecisões, favorece o seu astral por conseguir a liberdade para os seus caminhos, segue livre com seus pensamentos e sentimentos. No amor novidades trazem a alegria de recomeçar, de encontrar a paz para a sua vida, mudando aquilo que for necessário para que você possa ficar em paz.  

  • Capela - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em questões profissionais, momento de luz e boas decisões que refletem de maneira positiva em seus caminhos, te trazendo o equilíbrio e a força ideal que a semana precisava. Uma nova resposta em questões financeiras chega no momento exato e você investe um pouco mais no ramo profissional. No amor novas respostas trazem a paz para os seus caminhos, boas decisões fazem com que você mude o que for preciso para estar bem com a pessoa amada.  

  • Punhal - de 21 a 28 de agosto

    Chegou a hora de encarar os fatos, seguir com fé diante dos seus objetivos maiores, enfrentar de vez as questões trabalhistas e tudo o que está ao redor, esclarecer e decidir pois enfim é o seu progresso que está em jogo. No amor muitas das questões começam a ser esclarecidas e você busca a paz para o seu relacionamento, faz de tudo para que a pessoa amada se sinta confortável ao seu lado enfim a semana te traz bons resultados.

  • Estrela - de 21 a 28 de agosto

    Uma fase positiva se inicia nesta semana onde você aposta mais nas questões profissionais, deixa de lado certos medos e anseios, tranquiliza o seu coração e vai em busca de dias melhores. No amor a semana será meio duvidosa devido a sua maneira de pensar e até mesmo de agir diante dos fatos, às vezes sem querer você fere a pessoa amada e depois encontra dificuldades para resolver as situações. Seja coerente e saiba reverter as situações.

  • Machado - de 21 a 28 de agosto

    Você decide ficar em paz em todos os sentidos, vence os seus objetivos com luz e alegrias, está numa fase de mudanças significativas e encontra boas respostas em todos os setores, quer seja nas questões profissionais como até mesmo no amor tudo tende a ficar melhor. A semana te abençoa com uma surpresa agradável que fará muito mais sentido dentro em breve, onde você vai encontrar a luz ideal para os seus caminhos.