Forte São João em preparação para candidatura a Patrimônio Cultural Mundial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Forte São João ao amanhecer
Foto:

Forte São João em preparação para candidatura a Patrimônio Cultural Mundial

Equipes do Iphan visitarão a edificação, que já é Patrimônio Histórico Nacional, como a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, que também será visitada


13 de junho de 2018 às 12:01
Por Estela Craveiro

Na segunda-feira, 18, a partir das 10h, uma equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipahn) visitará o Forte São João, uma das edificações candidatas à lista de fortificações brasileiras que concorrerão ao título de Patrimônio Cultural Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O evento será aberto ao público e entidades culturais. Às 14h, visita similar será feita à Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, situada entre as praias do Góis e de Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá, que também é candidata à lista indicativa. O processo de seleção do Iphan continuará com apresentações e reuniões na sede do órgão, em São Paulo, em 19 e 20 de junho.

O Forte São João, tombado como Patrimônio Histórico nacional pelo Ipahn em 1940, e a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, também tombada pelo Iphan, em 1960, são os únicos representantes do estado de São Paulo na lista indicativa de fortalezas que devem concorrer ao título da Unesco, ao lado de outras 17 fortificações brasileiras.

A candidatura dos monumentos ao título da Unesco deve ser lançada pelo governo federal. 

Últimas Notícias