Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral

Reuniões do plano de manejo do Perb dias 11 e 12

Programa de gestão do Parque Estadual da Restinga de Bertioga proposta pela Fundação Florestal estará em pauta


10 de junho de 2018 às 11:01
Por Estela Craveiro
Parte do Perb, Itaguaré apresenta a maior faixa contínua de Mata Atlântica entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico
Parte do Perb, Itaguaré apresenta a maior faixa contínua de Mata Atlântica entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico Foto: Adriana Mattoso/ESP

A Fundação Florestal apresentará sua proposta de programa de gestão do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (Perb) em oficinas que serão realizadas nesta segunda-feira, 11, no Espaço Cidadão de Boraceia, na rua José Costa, 138, das 17h às 21h, e na terça-feira, 12, na sede do Grupo Vivência, na rua Ivo Henrique, 357, Centro, das 9h às 17h.

Os encontros são abertos ao público. Têm conteúdo similar, e são realizados em duas localidades para facilitar a participação da população.

Essas reuniões fazem parte da elaboração do plano de manejo do Perb. Sucedem oficinas focadas no diagnóstico da situação e na apresentação da proposta de zoneamento da FF, gestora do Perb.

Além da abertura de mais espaços para uso turístico no parque, estão em pauta questões que mexem com a vida da cidade. Uma é a pretendida mudança do perímetro dessa unidade de conservação, para deixar fora moradias de pessoas que já viviam ali antes de sua criação, em dezembro de 2010.

Outra é o estabelecimento de regras de uso as zonas de amortecimento, faixas de alguns quilômetros no entorno dos limites do parque, cujos habitantes precisam pedir autorização para coisas como reformas de casas e outras iniciativas.

As pautas das etapas posteriores, em datas a serem definidas, serão a devolutiva do processo de consulta pública, com o posicionamento da FF diante das sugestões coletadas junto à comunidade nos encontros e pela internet; e a manifestação do conselho consultivo do Perb sobre as propostas apresentadas.

Você pode ver a minuta do zoneamento proposto para o parque no site da Fundação Florestal e também pode apresentar sugestões por meio de formulário eletrônico. Veja matéria sobre as zonas de uso propostas pela FF para o Perb  anteriormente publicada pelo Costa Norte.

Últimas Notícias