Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral

Prefeitura de Bertioga anuncia inauguração de UBS

A inauguração do equipamento na Vila do Bem, no bairro Chácaras, ocorrerá nesta sexta-feira, 18, às 10 horas


14 de maio de 2018 às 13:09
Por Da Redação
Foto: Diego Bachiéga/PMB

Em alusão ao aniversário de 27 anos de emancipação político-administrativa de Bertioga, a prefeitura anunciou a inauguração, nesta sexta-feira, 18, às 10 horas, da Unidade Básica de Saúde Mirosam, localizada dentro do complexo sociocultural, esportivo e de saúde ‘Vila do Bem’. A expectativa é de que o equipamento atenda cerca de 4,5 mil pessoas por mês.

A unidade conta com: recepção e espera; três consultórios médicos; consultório odontológico; sala de inalação coletiva; sala de medicamentos; sala de vacinas; sala de curativos; sala de coleta; farmácia; sala de reuniões; sala de administração; banheiros adaptados para uso do público; vestiários e banheiros para uso dos funcionários; copa; expurgo; esterilização; e almoxarifado. Segundo a prefeitura, o local possui equipamentos e materiais para atendimento primário, ou seja, pré-consultas, consultas, consultas de pré-natal, exames preventivos, vacinação, curativos, aferição de pressão arterial, coleta de exames laboratoriais, eletrocardiograma, administração de medicamentos dentre outros serviços.

A equipe contará com dois enfermeiros; médicos clínicos; ginecologistas; pediatras; auxiliares de enfermagem; recepcionistas; agentes comunitários de saúde; psicólogo; auxiliar de saúde bucal; e cirurgião dentista.

Todo o complexo Vila do Bem foi entregue pela Sobloco Construtora ao município, fruto de um acordo entre o Ministério Público Estadual, a prefeitura e a Riviera de São Lourenço. Pelo acordo, a UBS seria entregue totalmente mobiliada, cabendo à prefeitura somente a disponibilização de mão de obra qualificada.

Mirosam

Claudemir José da Silva, conhecido como ‘MiroSam’, escolheu Bertioga para viver com a esposa e os três filhos em 1994. Tornou-se massagista e acupunturista e por mais de dez anos atendeu quem o procurava para aliviar as dores na coluna.

Atendia gratuitamente idosos e enfermos que não podiam pagar pela consulta, muitas vezes ia até a casa do paciente. Por este trabalho, recebeu o apelido carinhoso de MiroSam.

Exerceu liderança evangélica aos jovens da Congregação Cristã no Brasil por 24 anos. Envolvido em causas sociais, fundou em 2014 o GAPC (Grupo de Apoio às Pessoas Carentes) onde cada membro contribuía com uma cesta básica por mês, sendo o material arrecadado destinado a pessoas necessitadas, assim como entidades sociais e clínicas de reabilitação para dependentes químicos.

Últimas Notícias