Mais de sete mil pessoas assistem a Bachiana Filarmônica em Caraguatatuba | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
João Carlos Martins lotou a Praça da Cultura na noite de sexta-feira, 11
João Carlos Martins lotou a Praça da Cultura na noite de sexta-feira, 11 Foto: Divulgação/PMC

Mais de sete mil pessoas assistem a Bachiana Filarmônica em Caraguatatuba

Sob a regência de João Carlos Martins, orquestra emocionou o público com clássicos de Bach, Mozart e Tchaikovsky


12 de maio de 2018 às 19:19
Por Da Redação
João Carlos Martins lotou a Praça da Cultura na noite de sexta-feira, 11
João Carlos Martins lotou a Praça da Cultura na noite de sexta-feira, 11 Foto: Divulgação/PMC

João Carlos Martins lotou a Praça da Cultura na noite de sexta-feira, 11
João Carlos Martins lotou a Praça da Cultura na noite de sexta-feira, 11 Foto: Divulgação/PMC

O público de Caraguatatuba lotou a Praça da Cultura para assistir a apresentação da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob a regência do mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins, na noite de sexta-feira, 11. Em aproximadamente uma hora de apresentação, a orquestra mostrou músicas de compositores eruditos como Sebastian Bach, Amadeus Mozart e  Piotr Ilitch Tchaikovsky, além de canções populares como Yesterday, do  grupo The Beatles e Love of my life, do Queen.

João Carlos Martins, bem humorado, agradeceu a presença de todos: “Temos que ter orgulho da diversificação do gosto musical dos brasileiros, pois hoje, mesmo sendo o encerramento de uma novela de TV, temos aqui um enorme público que deixou suas casas para ouvir música clássica”. Na plateia, o público de faixa etária variada aproveitou a noite. Vera Regina Carvalho, moradora do Travessão, chegou cedo pois sabia que a prefeitura colocaria cadeiras para o conforto do público. “Quis pegar um bom lugar para assistir o espetáculo. Adoro o maestro João Carlos Martins”.

Morador da Martim de Sá, Tuy Victória da Silva, com 83 anos, não economizou esforços para acompanhar a apresentação da Bachiana. “Meu genro me trouxe. Ouvir música clássica me faz relembrar a juventude. É um espetáculo imperdível”. Mesmo os mais jovens, que nunca assistiram uma orquestra sinfônica, também ficaram maravilhados. Valéria Silvano, de 15 anos, veio acompanhada de sua mãe e de uma tia. “Gostei muito. Fiquei surpresa com a apresentação. Acompanhei minha mãe para agradá-la, mas, no fim, eu gostei tanto quanto ela”.

Bachiana Filarmônica

Formada por jovens e experientes instrumentistas de diversas idades, sob direção do maestro João Carlos Martins, a Bachiana contribui para a formação de talentos e dissemina a cultura da música erudita por todo o Estado. Em 2009 foi adotada pelo Sesi/SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo), formando hoje a maior orquestra da iniciativa privada do Brasil, sem nunca abandonar seus ideais.

Maestro João Carlos Martins

Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750), o maestro João Carlos Martins (1940) atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.

Fundação Bachiana

Sonho de um grupo de músicos e empresários brasileiros, entre eles o maestro e pianista João Carlos Martins, a Fundação Bachiana, entidade sem fins lucrativos e/ou econômicos, foi constituída em 2006, tendo como finalidade apoiar, incentivar, assistir e promover o desenvolvimento de atividades de excelência e referência na formação musical e cultural, especialmente nas artes clássicas e educação musical.

Sua missão é promover, através da música, a democratização cultural, educação musical, inclusão cultural e social, conscientização ambiental, direcionados a todos os segmentos da sociedade. A fundação tem como visão tornar-se um referencial no desenvolvimento de suas atividades, através da música clássica de alta qualidade técnica e artística.

A Fundação Bachiana realiza eventos, cursos, ações educacionais e culturais para adultos, jovens e crianças, abrangendo todas as classes sociais, divulgando, valorizando e democratizando a música clássica. 

Últimas Notícias