|
Geral

Grupo de apoio a tabagistas é implantado na Unaerp

Serviço contará com encontros semanais, conforme estratégias de Atenção Básica


11 de maio de 2018 às 15:15
Por Da Redação
Foto: Reprodução Internet

Para ajudar os fumantes a largarem o cigarro, a Clínica de Enfermagem da Unaerp Guarujá implantou o serviço do Grupo de Apoio a Tabagistas. Segundo o professor José Isaías da Costa, responsável pelo projeto, o atendimento será feito por professores e estudantes de Enfermagem, em encontros semanais, obedecendo as estratégias de Atenção Básica preconizadas pelo Ministério da Saúde.

O professor comentou: “Vamos aplicar o apoio comportamental, para buscar a mudança de comportamento do indivíduo frente ao tabagismo. Vamos realizar a análise clínica dos pacientes para verificarmos o quanto o cigarro já afetou a saúde e a qualidade de vida dessas pessoas. E depois no monitoramento semanal, em várias etapas, vamos diminuindo gradualmente o consumo do cigarro, com pactuações de metas, avaliações clínicas, e o tempo do atendimento vai variar de acordo com cada paciente”.

Qualquer pessoa com idade acima de 18 anos e que deseje parar de fumar pode participar do grupo, com atendimento gratuito. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o tabaco é responsável por cerca de 6 milhões de mortes em todo o mundo, e no Brasil, estima-se que o tabagismo seja responsável por 200 mil óbitos ao ano. O hábito de fumar é considerado uma doença crônica, da dependência à nicotina, e fator de risco para cerca de 50 doenças, dentre elas, câncer, doenças pulmonares e problemas cardiovasculares. 

Os encontros do Grupo de Apoio a Tabagistas acontecem às quintas-feiras, das 18h às 19 horas, na Clínica de Enfermagem da Unaerp Guarujá. É necessário fazer agendamento pelo telefone (13) 3398-1086 ou indo pessoalmente na recepção da Clínica. As vagas são limitadas. O endereço da Unaerp é Av. Dom Pedro I, 3300, no bairro da Enseada, em Guarujá.

Últimas Notícias