Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral

Dia D contra a gripe é neste sábado

Em Bertioga, quantidade de postos foi ampliada, e atendimento ocorrerá das 8h às 17 horas


10 de maio de 2018 às 10:45
Por Da Redação
A vacina disponível contém proteção contra o H1N1 e o influenza do tipo B Yamagata, além da versão do H3N2
A vacina disponível contém proteção contra o H1N1 e o influenza do tipo B Yamagata, além da versão do H3N2 Foto: Diego Bachiéga/PMB

A vacina disponível contém proteção contra o H1N1 e o influenza do tipo B Yamagata, além da versão do H3N2
A vacina disponível contém proteção contra o H1N1 e o influenza do tipo B Yamagata, além da versão do H3N2 Foto: Diego Bachiéga/PMB

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, o vírus da gripe, é neste sábado, 12. Em Bertioga, o atendimento será realizado não apenas nas cinco Unidades Básicas de Saúde, mas também na Vigilância Epidemiológica, no Centro Médico de Especialidades e na EM Professora Maria Lucia Soares Monteiro, a Fazendinha. Também haverá postos volantes nos extremos do município: do Caiubura ao Sítio São João; e de São Lourenço a Boracéia.

Devem comparecer aos locais de vacinação, das 8 às 17 horas, todas as pessoas com 60 anos ou mais; profissionais das áreas da saúde e educação; crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos; pessoas com comorbidades comprovadas; gestantes; e puérperas, (mães com até 45 dias após o parto). O objetivo do Ministério da Saúde é diminuir o impacto da gripe em todo o país. A vacina é indicada para pessoas com problemas de imunidade, que podem desenvolver reações mais graves ao vírus.

Como o imunizante consegue induzir o sistema imunológico com um vírus morto, não há risco de reações graves. As campanhas do Ministério da Saúde geralmente disponibilizam as vacinas contra o Influenza entre abril e maio, para proteção em junho, período em que o vírus da gripe começa a circular com maior incidência.

A vacina da gripe disponível no Brasil nessa temporada contém proteção contra o H1N1 e o influenza do tipo B Yamagata, além da versão do H3N2, vírus que circulou no hemisfério norte em janeiro deste ano.

Endereços dos postos: 

UBS Boraceia – rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº, Boracéia;

UBS Indaiá – rua São Francisco do Sul, s/nº, Indaiá;

UBS Vista Linda – rua José Carlos Pace, s/nº, Vista Linda;

UBS Maitinga – rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga;

UBS Vicente Carvalho II – rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho;

Vigilância Epidemiológica – rua Jorge Ferreira, 60, Centro;

EM Professora Maria Lucia Soares Monteiro (Fazendinha) – Estrada 4, 301, Chácaras.

Últimas Notícias