Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral

Caraguá promove campanha de combate à tuberculose

Exame de escarro será realizado nas Unidades Básicas de Saúde até o dia 23 de março


08 de março de 2018 às 15:16
Por Da Redação
Ação tem parceria com o Centro Universitário Módulo, que enviará estudantes de enfermagem para auxílio nos atendimentos
Ação tem parceria com o Centro Universitário Módulo, que enviará estudantes de enfermagem para auxílio nos atendimentos Foto: Reprodução/Internet

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba promove a campanha de combate à tuberculose do dia 5 ao dia 23 de março. A campanha é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e tem como objetivo constatar precocemente a tuberculose pelo exame de escarro. 

Além disso, a partir do dia 12 de março, haverá uma tenda em frente ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), com profissionais orientando a realização do exame de escarro e dando informações sobre a tuberculose. A ação tem parceria com o Centro Universitário Módulo, que enviará estudantes de enfermagem para o auxílio nestes atendimentos. O serviço será realizado das 8 às 17 horas.

O resultado do exame de escarro leva apenas 48 horas para ficar pronto e se a doença for diagnosticada, o paciente iniciará um tratamento gratuito na UBS mais próxima de sua casa, com duração de seis meses sem interrupções e sem exigência de isolamento. Os remédios prescritos são ingeridos em dosagem única, diariamente. 

De acordo com a coordenadora da campanha, enfermeira Maria Célia Marinho, a transmissão da tuberculose ocorre pelo contato direto dos bacilos (bactérias em forma de bastonete) eliminados pela pessoa infectada via espirro, tosse ou fala, sem proteger a boca, com uma pessoa sadia. “Geralmente os principais sinais são tosse acompanhada do escarro. A pessoa infectada pode também apresentar febre baixa, suor, falta de apetite, fraqueza, dor no tórax e até escarro com sangue, dependendo do estágio da doença”, afirmou.

A partir do dia 19 de março, as unidades intensificarão o trabalho, com palestras e coleta de exames. 

Últimas Notícias