Horário de verão encerra neste domingo | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral
Os relógios deverão ser atrasados à 0h, retornando às 23h de sábado
Os relógios deverão ser atrasados à 0h, retornando às 23h de sábado Foto: Divulgação/PMS

Horário de verão encerra neste domingo

Relógios deverão ser atrasados em uma hora à 0h de domingo


14 de fevereiro de 2018 às 18:07
Por Da Redação

O horário de verão encerra neste domingo, 18, no Distrito Federal e mais 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os relógios deverão ser atrasados à 0h, retornando às 23h de sábado. 

Além do Distrito Federal, o ajuste abrange os estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O horário de verão foi instituído para melhor aproveitamento da luz solar durante o verão, no entanto, dados da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que uma mudança de hábito no consumo de energia indicam uma diminuição na economia. Conforme aponta, em 2013, o país economizou R$ 405 milhões com o horário de verão e, três anos depois, em 2016, o valor economizado reduziu 63% e totalizou R$ 147 milhões.

De acordo com a ONS, devido o calor, o maior consumo é registrado no meio da tarde, o que resulta em queda na economia no início da noite com o aproveitamento da luz solar.

Em 2017, o governo federal estudou extinguir o horário de verão, mas decidiu mantê-lo, contudo, a pedido da Justiça Eleitoral, editou um decreto para reduzir em duas semanas o próximo período do horário devido as eleições.

Desta forma, neste ano os relógios serão alterados após o 2º turno das eleições, no primeiro domingo de novembro. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o adiamento do horário de verão facilitará a apuração dos votos, diminuindo a diferença entre o fim do pleito no Acre e nas regiões que seguem o horário de Brasília.

Últimas Notícias