Material didático do Projeto Guri é disponibilizado gratuitamente | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Material didático do Projeto Guri é disponibilizado gratuitamente

mayumi
18 de dezembro de 2017 às 12:51
Livros disponibilizados para download são usados no ensino coletivo de música nos polos da instituição


Quem tem interesse por música pode usar o material didático produzido pelo Projeto Guri para turbinar os estudos. Todos os livros da iniciativa, considerada o maior programa sociocultural brasileiro estão disponíveis para download gratuito no site da instituição.

O material reúne os conteúdos abordados no ensino coletivo de música nos polos da instituição, com sugestões de atividades e repertório, dicas e curiosidades musicais organizadas por renomados educadores musicais.

A diretora Educacional do Projeto Guri, Claudia Freixedas, acredita que o compartilhamento proporciona a ampliação do alcance do projeto, “contribuindo para o enriquecimento do ensino coletivo da música para além das fronteiras da instituição. Estudantes, músicos, professores e professoras de música, escolas e organizações sociais artísticas e público em geral poderão, a partir de agora, ter acesso a este rico material”.

A iniciativa facilitará o acesso de educadores e alunos ao conteúdo dos materiais que até hoje estavam disponíveis apenas nas versões impressas, distribuídas nos polos de ensino do Projeto Guri no interior e no litoral do estado. Os livros foram desenvolvidos tendo em vista os quase 23 anos de experiência da instituição e contempla a faixa etária dos Guris, isto é, crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos – até 21 anos da Fundação CASA e nos Grupos de Referência.

A coleção para educadores, lançada em 2012, foi elaborada a partir das particularidades do ensino coletivo da música e é composta por 11 livros específicos para os cursos de baixo elétrico, bandolim, bateria, canto coral infantojuvenil, cavaco, guitarra, madeiras, metais, percussão, viola caipira, violão e um guia didático para cordas friccionadas. A ideia foi criar um material com uma proposta de um fazer musical de maneira mais abrangente, flexível e criativa, adaptado ao dia a dia e ao perfil dos Guris, tendo em vista a diversidade de faixa etária, ampliação de repertório, rotina e realidade de cada curso oferecido.

Em 2013 foi a vez dos alunos se beneficiarem. Os 17 títulos que compõem a coleção atendem aos cursos de baixo elétrico, bandolim, bateria, cavaco, canto coral infantojuvenil, clarinete, eufônio, flauta, guitarra, percussão, saxofone, trompa, trombone, trompete, tuba, viola caipira e violão. O material contém atividades para sala de aula e outras para casa, como pesquisa, reforço de conteúdo, exercícios de apreciação e composição. Há também indicações de CDs, DVDs e livros do acervo para consulta e utilização em aula.

Entre 2016 e 2017, oito novos títulos foram elaborados para alunos e educadores. São quatro títulos para cursos que ainda não contavam com materiais didáticos próprios – fundamentos da música e iniciação musical – e quatro títulos para ampliação de conteúdo dos cursos de violão e de viola caipira.

O Projeto Guri é mandito pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e tem os seguintes apoios: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias, SABESP, SKY, CTG, EMS, Microsoft, Usina Colorado,  Caterpillar, Supermercados Tauste, Capuani, Grupo BB e Mapfre, Pinheiro Neto,  WestRock, VALGROUP, Banco Votorantim, Mercedes Benz, Catho, Hasbro, Cipatex, PPE Fios, Grupo Maringá, Raízen, Castelo Alimentos, Arteris e Cremer.

Foto: Divulgação

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Colunas e Blogs

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.