Cuidando bem de quem cuida da gente é firmado em Ilhabela | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Geral

Cuidando bem de quem cuida da gente é firmado em Ilhabela


31 de março de 2017 às 11:47
Por Costa Norte
Parceria garante visitas médicas nos postos e quartéis uma vez por mês


Na sexta-feira, 24, foi formalizado, em Ilhabela, o projeto Cuidando bem de quem cuida da gente, uma parceria com a Polícia Militar e o Nasf - Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O projeto visa exercer uma ação multidisciplinar da equipe com foco na prevenção e tratamento, atuando de forma mais eficaz.

Policiais militares e bombeiros são pacientes que costumam demorar na busca por ajuda, principalmente, no que se refere a questões psicológicas e psiquiátricas. De acordo com o Serviço de Valorização Profissional (Sevap), responsável pelos atendimentos psicológicos da PM, a procura tem crescido e, aos poucos, essa realidade de demora na busca está mudando.

Para o Nasf, a rotina destes profissionais faz com que eles corram riscos de saúde, como aumento de peso, falta de orientação nutricional e esportiva para prática de atividade, problemas posturais, síndrome do pânico, tensão pós-trauma, transtornos compulsivos e de comportamento, depressão, insônia ou alguma alteração relacionada ao descanso e estresse.

O núcleo atua com diversos profissionais, tais como: fisioterapeuta; psicólogo; educador físico; nutricionista; fonoaudiólogo; técnico de enfermagem; e terapeuta ocupacional. A coordenadora do programa, Rosana Maura, explica: “Todos atuam na promoção e reeducação em saúde, a fim de condicionar o indivíduo ou profissional para sua independência e recuperação”.

Para a fisioterapeuta e idealizadora do projeto, Michelle Dias, a necessidade de criar estratégias que envolvam a rotina destes profissionais foi o norte para este trabalho conjunto. “Temos a necessidade atual dessa classe, para isso, propusemos parcerias para que pudéssemos atendê-los, realizando ações dentro dos postos ou dos quarteis uma vez ao mês”.

O médico e coordenador de Atenção Básica, Márcio Nakasone,  falou aos profissionais do Batalhão da PM sobre a importância do projeto e de se trabalhar a prevenção. “A secretaria está implantando uma nova visão sobre a Saúde Pública, em Ilhabela. Uma nova concepção de atendimento, de acolhimento e de humanização”.

A intenção do projeto é, futuramente, ser ampliado para os profissionais do Corpo de Bombeiros.

Ilhabela

Da redação

Fotos: PMI

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral