Apa Baleia Sahy cresce e vira modelo na região | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Stories

Apa Baleia Sahy cresce e vira modelo na região

Costa Norte
03 de fevereiro de 2017 às 10:44
Apa Baleia Sahy compreende área de 5 mil metros quadrados e permite exploração de turismo educacional e ecológico na região


A Apa - Área de Preservação Ambiental Baleia Sahy -, que completa cinco anos de criação em 2017, tornou-se referência na região, e outros bairros sebastianenses já buscam desenvolver Apas semelhantes, com apoio do Instituto de Conservação Costeira, ONG ambiental responsável pela gerência e atuação na Apa. Criado pela iniciativa privada, mas designado responsável pela gestão da área pela administração pública, o ICC visa garantir não apenas a manutenção da preservação da área – que passou de um milhão de metros quadrados, à época da fundação, para cerca de cinco milhões de metros quadrados atuais –, como o desenvolvimento de uso sustentável para o espaço, por meio de turismo ecológico, educacional e estímulo social.

O engenheiro agrônomo e vice-presidente do ICC, André Motta, em entrevista ao programa Café da Manhã, da TV Costa Norte, na terça-feira, 31 de janeiro, explica: “Entre as praias de Baleia e Sahy temos um mangue, uma área riquíssima em fauna e flora. Os pescadores agora desenvolvem passeios pela área, levando turistas a conhecer o bioma, e, em parceria com o Instituto Verdescola, os alunos também vão ao local, aprendendo sobre consciência ambiental, espécimes da região etc.”.

Além do aspecto de turismo sustentável, a ONG também atua junto à sociedade do entorno, como é o caso do núcleo Vila Sahy. “Estamos negociando com o estado a criação da primeira Zeis estadual, na Vila Sahy, em terreno próximo às ocupações, para permitir a retirada de moradores de áreas de risco. Uma urbanização do bairro também é necessária, já que sofre com alagamentos que afetam a qualidade de vida de todos. Estamos trabalhando em busca disso”, relata Motta. A proximidade e atuação junto ao núcleo garantiu que as invasões e consequentes expansões na Via Sahy fossem bem menores do que em outros bairros da cidade.

Já na área da Apa, sob constante vigilância do ICC, não foi registrada nenhuma invasão. A garantia de preservação de um espaço ambientalmente tão relevante despertou interesse de outros bairros sebastianenses, como é o caso de Guaecá, que agora busca, junto com o ICC, estabelecer uma Apa no local. “Já nos procuraram para fazer atuações similares também em bairros com índice urbano muito mais elevado, como Maresias. Infelizmente, é necessário um índice bom de preservação para essa atuação. Mas, o novo zoneamento ecológico já foi concluído, restando agora apenas a assinatura do governador, e teremos essas delimitações de onde os bairros podem ou não crescer bem estabelecidas, facilitando um congelamento”, completa.

São Sebastião

Marina Veltman

Foto: Reginaldo Pupo

 

 

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 28 de agosto

  • Coroa -­ de 21 a 28 de agosto

    Tudo tem limite sim, inclusive este é o momento de decidir certas questões pessoais e colocar um fim a situações desagradáveis que estão atrapalhando os seus caminhos. Busque a paz acima de tudo, desapegue-se de pessoas que estão sugando as suas boas energias, o destino pede mudanças significativas e você pode estar perdendo tempo com questões banais. No amor novas respostas alegram o seu coração, novidades te surpreendem.

  • Candeias - de 21 a 28 de agosto

    Semana de bons pensamentos, você busca focar no progresso profissional, está prestes a arriscar um pouco mais em seus objetivos maiores, pensa em certas mudanças e tudo te favorece neste momento. Já no amor as guerras e desentendimentos continuam, será preciso ter muita paciência com a pessoa amada para não acabar tomando conclusões precipitadas. Bom momento para cuidar da sua saúde física e do seu estado emocional.

  • Roda - de 21 a 28 de agosto

    As questões que te rondam trazem certos resultados positivos nesta semana, as preocupações familiares começam a ganhar soluções favoráveis, enfim você busca o progresso financeiro para os seus dias, está em busca de melhores respostas porém deixa de lado certos sentimentos que te atrapalharam de certa forma, quer voltar-se mais às questões profissionais e buscar a paz mental. Semana muito voltada à sua Fé pessoal, onde você  encontra a paz!

  • Sino - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra a resposta ideal para os seus caminhos, vai ao encontro da paz e se desprende dos seus medos, tenta resolver da melhor forma as suas questões familiares e amorosas, enfim deseja focar mais em seus objetivos maiores e acima de tudo vencer todas as situações desagradáveis que atrapalharam a sua vida por um bom tempo. É hora de reverter todas as situações, tentar entender tudo de uma maneira mais favorável e agir de maneira amigável diante de certos assuntos.

  • Moedas - de 21 a 28 de agosto

    Esta fase de indecisões está te trazendo certas dores de cabeça, desprenda-se de  situações que só te trazem desânimo. Reaja diante dos fatos, vá em busca de melhores respostas e deixe de lado pessoas e assuntos que só atrapalham os seus bons planos. Chegou a hora de fazer uma faxina geral em sua vida, buscar a paz para os seus dias, deixar ir tudo aquilo que não te serve mais e abrir as portas para o novo, para as respostas que fazem mais sentido para você.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em todo os sentidos, mudança na sua maneira de pensar e de agir, é hora de reavaliar os seus planos, procurar agir com sabedoria diante de certos assuntos, evitar acusações desnecessárias que só complicam os seus bons projetos. No amor a semana pede calma para decidir certos assuntos, controlar os seus impulsos e resolver tudo de uma maneira mais tranquila, sem discussões e desacertos.

  • Taça - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra motivos de sobra para lidar com certas situações, vai ao encontro da luz ideal se desprendendo dos medos e indecisões, favorece o seu astral por conseguir a liberdade para os seus caminhos, segue livre com seus pensamentos e sentimentos. No amor novidades trazem a alegria de recomeçar, de encontrar a paz para a sua vida, mudando aquilo que for necessário para que você possa ficar em paz.  

  • Capela - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em questões profissionais, momento de luz e boas decisões que refletem de maneira positiva em seus caminhos, te trazendo o equilíbrio e a força ideal que a semana precisava. Uma nova resposta em questões financeiras chega no momento exato e você investe um pouco mais no ramo profissional. No amor novas respostas trazem a paz para os seus caminhos, boas decisões fazem com que você mude o que for preciso para estar bem com a pessoa amada.  

  • Punhal - de 21 a 28 de agosto

    Chegou a hora de encarar os fatos, seguir com fé diante dos seus objetivos maiores, enfrentar de vez as questões trabalhistas e tudo o que está ao redor, esclarecer e decidir pois enfim é o seu progresso que está em jogo. No amor muitas das questões começam a ser esclarecidas e você busca a paz para o seu relacionamento, faz de tudo para que a pessoa amada se sinta confortável ao seu lado enfim a semana te traz bons resultados.

  • Estrela - de 21 a 28 de agosto

    Uma fase positiva se inicia nesta semana onde você aposta mais nas questões profissionais, deixa de lado certos medos e anseios, tranquiliza o seu coração e vai em busca de dias melhores. No amor a semana será meio duvidosa devido a sua maneira de pensar e até mesmo de agir diante dos fatos, às vezes sem querer você fere a pessoa amada e depois encontra dificuldades para resolver as situações. Seja coerente e saiba reverter as situações.

  • Machado - de 21 a 28 de agosto

    Você decide ficar em paz em todos os sentidos, vence os seus objetivos com luz e alegrias, está numa fase de mudanças significativas e encontra boas respostas em todos os setores, quer seja nas questões profissionais como até mesmo no amor tudo tende a ficar melhor. A semana te abençoa com uma surpresa agradável que fará muito mais sentido dentro em breve, onde você vai encontrar a luz ideal para os seus caminhos.