Fundação 10 de Agosto: cultura formando pessoas | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Gente Q Faz
Maestro Joel Gonzaga é coordenador dos cursos de música da Fundação 10 de Agosto JCN

Fundação 10 de Agosto: cultura formando pessoas

A maestria de Joel Gonzaga transforma vidas na Riviera de São Lourenço desde 2009

28 de dezembro de 2018 às 08:02
Da Redação
Maestro Joel Gonzaga
Maestro Joel Gonzaga JCN

Maestro Joel Gonzaga
Maestro Joel Gonzaga JCN

Maestro Joel Gonzaga
Maestro Joel Gonzaga JCN

Especial Publicitário

Já dizia Platão: “Primeiro, devemos educar a alma através da música e, a seguir, o corpo através da ginástica”. A música é reconhecida desde os tempos de Platão como uma importante forma de aprimorar as pessoas. Muitos pesquisadores entendem que, além de desenvolver a mente, facilitar a concentração e ajudar o raciocínio, a música também fortalece os vínculos sociais e familiares.

Em Bertioga, crianças e jovens têm a oportunidade de fazer parte deste universo por meio da Fundação 10 Agosto. Criada há 25 anos por Luiz Carlos Pereira de Almeida, também fundador da Sobloco Construtora, um dos objetivos da entidade é democratizar o acesso a cultural com a promoção de atividades gratuitas para toda a comunidade de Bertioga.

A fundação permite a socialização de 300 crianças em dois polos de atuação: um na Riviera de São Lourenço e outro no bairro Chácaras. As aulas contemplam: baixo, clarinete, flauta transversal, musicalização, percussão, saxofone, teclado, viola, violão, violoncelo e violino. Todos os custos da entidade são patrocinados pela Riviera de São Lourenço.

Maestro

Formado em música, Joel Gonzaga, 49 anos, iniciou a musicalização ainda muito pequeno. Sua mãe tocava órgão e trabalhava com crianças. A partir dos 7 anos, Joel começou a ter contato com instrumentos musicais e se apaixonou. "Quando chegou a hora de decidir a profissão, não tive dúvidas, escolhi a faculdade de Música", declarou.

Em 1995 trabalhou como formador e incentivador da primeira Orquestra Didática, na qual atuava como professor de saxofone. Foi regente do Madrigal de Bertioga e, na época, também assumiu o Coral Municipal de Guarujá.

Em 1999, mudou-se para os Estados Unidos, onde ficou por nove anos. Em Miami, na Flórida, em 2006, começou seu próprio empreendimento, a escola de música Master Company Art Music. Foi um dos organizadores do Festival de Música, Canta Flórida 2007.

Durante quatro anos foi coordenador musical e maestro do Projeto Educando da ACCB, em Bertioga. Aos 40 anos, passou a lecionar na Fundação 10 de Agosto, na Riviera de São Lourenço. Hoje é maestro da Orquestra Infanto Juvenil e coordenador dos cursos de música da entidade.

Conteúdo de responsabilidade do anúnciante
Notícias Relacionadas

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral