COPA DO MUNDO

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o Irã

Portal Costa Norte apresenta curiosidades do país e principais craques das 32 seleções participantes; Irã é a seleção de hoje

Da redação
Publicado em 27/10/2022, às 09h38 - Atualizado às 11h13

FacebookTwitterWhatsApp
O Irã está no grupo B da Copa do Mundo ao lado da Inglaterra, Estados Unidos e País de Gales. A estreia é contra a Inglaterra, no dia 21 de novembro, às 10h (Horário de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o Irã seleção do irã - Foto: FIF
O Irã está no grupo B da Copa do Mundo ao lado da Inglaterra, Estados Unidos e País de Gales. A estreia é contra a Inglaterra, no dia 21 de novembro, às 10h (Horário de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o Irã seleção do irã - Foto: FIF

Faltam 24 dias para a Copa do Mundo do Catar. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando no dia 20 de novembro e com a final no dia 18 de dezembro.

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

O time

E para continuarmos o nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar hoje sobre o Irã, que está do Grupo B.

Nenhuma seleção chegará ao Catar com tantos problemas dentro e, principalmente, fora de campo quanto o Irã.

Com discussões no elenco e troca de técnico, a equipe não teve a preparação ideal nos últimos meses.

Será a sexta participação iraniana em Mundiais. Além de buscar uma inédita classificação para as oitavas de final, a seleção terá a chance de repetir o seu resultado mais memorável na história do torneio. Em 1998, em confronto que também tinha como pano de fundo a geopolítica, derrotou os Estados Unidos por 2 a 1.

Nos amistosos contra Uruguai e Senegal, o técnico Queiroz privilegiou a formação 4-1-4-1. A preocupação é que esta decisão pode fazê-lo, por questões táticas, deixar no banco um entre seus dois melhores jogadores: os atacantes Sardar Azmoun, que atua pelo Bayer Leverkusen (ALE), e Maehdi Taremi, do Porto (POR).

O país

O Irã é um dos países mais hospitaleiros do mundo. O povo iraniano leva muito a sério o que o alcorão diz sobre a hospitalidade e sobre tratar o próximo da melhor maneira possível. Mais do que isso, eles realmente acreditam que a oportunidade de ter um hóspede é algo muito bom, pois permite que eles façam o bem  àquela pessoa.

Eles adoram receber hóspedes e realmente vão te tratar muito bem, inclusive pagando coisas para seus hóspedes.

Atualmente, a moeda no Irã é o Rial, mas muitos lugares ainda usam o Toman (antiga moeda Persa) para precificar as coisas. É muito comum vermos cardápios e etiquetas com os preços em Toman (alguns tem um T na frente para identificar).

Mas não se preocupe, você não precisar trocar moeda nem nada. Basicamente, 1 Toman = 10 Rial, então basta multiplicar por 10 o valor lido em Toman e pagar em Rials normalmente.

Uma outra curiosidade do Irã é que até o ano de 1935, o país era conhecido como Pérsia. Isso continua sendo verdade até hoje, dependendo que língua você fala. A partir do ano de 1935, o Embaixador persa na Alemanha, sugeriu a mudança do nome para Irã. A partir dessa época, o Irã era conhecido como Estado Imperial do Irã, e seu líder era o Shah do Irã.

Esse nome prevaleceu até o ano de 1979, quando houve a Revolução Islâmica contra a Ocidentalização do País. Com o sucesso da Revolução, o país novamente mudou de nome para a “República Islâmica do Irã”. Esse nome continua em uso e deve continuar por algum tempo ainda.

Sobre as mulheres, devido à Revolução Islâmica e o Sharia (a Lei Islâmica de acordo com o Alcorão), mulheres devem usar o Hijab (um lenço para cobrir a cabeça) desde os sete anos e não podem usar roupas que mostrem ou marquem o corpo. Mas tirando a questão da vestimenta, as mulheres iranianas tem praticamente todos os demais direitos, como na maior parte do mundo.

As mulheres podem dirigir, votar, ser eleitas em cargos políticos, estudam normalmente e trabalham livremente.

Grupo B

O Irã está no grupo B da Copa do Mundo ao lado da Inglaterra, Estados Unidos e País de Gales.

A estreia é contra a Inglaterra, no dia 21 de novembro, às 10h (Horário de Brasília).

Com informações

*Mochila a dois

*Folha de São Paulo

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!