Jogadora de xadrez de 96 anos coloca a idade em xeque e desafia o tempo em Itanhaém | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes

Jogadora de xadrez de 96 anos coloca a idade em xeque e desafia o tempo em Itanhaém


15 de julho de 2011 às 13:32
Por Costa Norte

Dizem que a idade coloca em xeque as pessoas em um determinado momento da vida. Mas também há aquelas que invertem o jogo, colocando o tempo a seu favor.  Como em uma partida de xadrez, usam a mente para manter viva a sede de viver e do conhecimento. Na última etapa dos 15º Jogos Regionais do Idoso, o Jori, realizada na cidade de Santana de Parnaíba, não teve para ninguém na competição de xadrez feminino. A representante de Itanhaém, Vicentina Silva Iglesias, de 96 anos, venceu todas as rodadas, sem dar chance às adversárias.

E esta não foi a primeira vez que Dona Vicentina, como é conhecida pelos amigos, trouxe uma medalha de ouro para casa pela modalidade. Ela, que está prestes a completar um século de vida, já participou de mais de 15 competições. E acumula 5 títulos regionais e três estaduais do Jori.

Com orgulho

O painel de medalhas e troféus, exibido com orgulho pela jogadora, é destaque na casa. Dona Vicentina não tem segredo para vencer os adversários. Apenas pratica na mesa de xadrez de sua casa, onde tem um relógio que controla o tempo de jogo. Ela treina ao lado de sua ajudante e maior entusiasta, Valdinete da Silva, que também leva seus filhos para aprender com a aposentada e sempre a acompanha nas competições.

Fonte de aprendizado

Dona Vicentina acredita que o xadrez é uma fonte de aprendizado não somente para os idosos, mas, também, para os jovens. “Jogo desde os 50 anos. O xadrez é um jogo maravilhoso, que estimula a mente e diverte ao mesmo tempo. Acho que todas as crianças deveriam aprender a jogar, pois o xadrez melhora o desempenho delas nos estudos“, aconselha.

Treinos

A jogadora também treina no Grupo Conviver Terceira Idade de Itanhaém, que frequenta desde 2007. Porém, é a única mulher a praticar o jogo. É por lá que ela representa o município e vai às competições do Jori. “Os jogos são sempre uma festa e é tão bom conhecer as outras cidades. Todo mundo fica torcendo por nós, somos muitos bem tratados”, afirma.

E a saga da enxadrista que desafia o tempo não para por aí.

Expectativa

A próxima competição de Dona Vicentina será em São José dos Campos, onde disputará a Final Estadual do Jori, entre os dias 23 e 27 de novembro

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral