Atleta da seleção brasileira coreografa composições da equipe de Guarujá | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes

Atleta da seleção brasileira coreografa composições da equipe de Guarujá


22 de janeiro de 2016 às 17:10
Por Costa Norte

A última semana foi diferente para a ginástica rítmica de Guarujá. As futuras ginastas da cidade, integrantes da equipe Vila Souza/Seela (Secretaria de Esporte e Lazer do município), receberam a visita da atleta da seleção brasileira de ginástica rítmica Ana Paula Ribeiro, para coreografar as composições de 2016, que serão usadas nas competições Brasil afora.

A experiência em competições e algumas dicas também foram passadas durante os treinos, realizados em dois períodos do dia. A ginasta, atual campeã pan-americana por equipes da modalidade, contou sobre essa oportunidade: “Estou muito feliz em ter passado um pouco do meu conhecimento para essas meninas. Espero acrescentar bastante à equipe, para que elas tenham um ano muito bom nas competições”.

A técnica da equipe, Ana Lúcia Florence, destaca que o conhecimento de Ana Paula será fundamental para o desenvolvimento da ginástica rítmica do município. “Essa experiência foi enriquecedora para nós técnicos e, principalmente, para as ginastas. A Ana Paula é uma profissional maravilhosa, com um olhar ginástico muito bonito. Ela nos trouxe séries com propostas diferenciadas, acredito que isso fará a diferença nas competições”.

A ginástica rítmica é uma modalidade exclusivamente feminina, com provas individuais e de conjunto. Há uma grande ligação com o balé clássico e a dança teatral, gerando plasticidade e beleza. As apresentações individuais duram cerca de 75 segundos, nas quais a ginasta deve manejar um dos cinco aparelhos próprios desta modalidade: a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Em 1966, estreou como esporte olímpico, durante os Jogos de Atlanta, nos Estados Unidos.

Nos próximos dias, a equipe de Ginástica Rítmica de Guarujá promove um teste para meninas com idades entre seis e 16 anos, com ou sem experiência, para compor a equipe de competição. A avaliação será feita no Vila Souza Atlético Clube (avenida Artur Costa Filho, 282 – Vila Maia). As meninas devem comparecer de coque e roupa de ginástica, acompanhadas pelos responsáveis, e procurar pelos professores Thiago Coelho e Ana Lúcia Florence.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral