Esportistas cobram melhorias no esporte em audiência pública | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes

Esportistas cobram melhorias no esporte em audiência pública


26 de outubro de 2015 às 12:57
Por Costa Norte

*Foto: JCN

Por Nayara Martins

Incentivar as práticas esportivas e oferecer melhores condições aos atletas para participar de competições na cidade e em outros municípios. Estas foram algumas das principais propostas apresentadas, na noite de quinta-feira, 22, na audiência pública realizada na Câmara de Bertioga, com público de cerca de 50 pessoas.

O secretário do Conselho Municipal de Esporte Sílvio César Biler Braz apresentou as propostas para o projeto de lei sobre diretrizes esportivas, em estudos pelo Departamento Jurídico da prefeitura, e que deverá ser incluído no Plano Diretor. Em sua opinião, é possível criar a Secretaria de Esportes, com gestores comprometidos e planejamento para atender a área esportiva. "Com a lei de diretrizes aprovada, poderemos ter um trabalho de gestão em conjunto entre o Conselho de Esporte e o Executivo, para que todas as modalidades sejam contempladas".  Atualmente os setores de esporte, cultura e turismo formam uma única secretaria.

O professor de educação física Alexandre Lima, da rede municipal, afirmou que as crianças têm a necessidade de praticar esportes nas unidades escolares. "A gente fomenta o esporte para as crianças nas aulas de educação física e elas vão levar isso para o meio delas". Ele lembrou ainda a importância de incentivar a prática do esporte nas escolas, com benefícios tanto para a saúde como vida social.

Para o monitor de futebol Joilson Felix Costa, a criação de uma Secretaria de Esportes dará oportunidade para mais recursos, com o objetivo de desenvolver a prática esportiva na cidade. Ele defende, ainda, a necessidade de incentivar outras práticas esportivas, como a natação e o atletismo, dentre outras modalidades.

O secretário de Turismo, Esporte e Cultura Pacífico Júnior  afirmou que essa primeira audiência pública foi positiva com a apresentação de sugestões e propostas. "Acredito que, em breve, será possível, e é importante ter uma Secretaria de Esportes para expandir a prática esportiva". A proposta da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura é que o orçamento para a área de esportes seja de R$ 2 a 3 milhões, somente para custear as modalidades, em 2016.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral