Cubatense conquista primeiro ouro do atletismo do Brasil no Pan-Americano | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes

Cubatense conquista primeiro ouro do atletismo do Brasil no Pan-Americano


23 de julho de 2015 às 14:29
Por Costa Norte

A cubatense Juliana Gomes dos Santos conquistou, na terça-feira, 21, a primeira medalha de ouro para o atletismo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Canadá. Quando faltava apenas uma volta e meia para o fim da prova dos 5.000 metros, ela saiu da terceira posição e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com o tempo de 15min45s97, apenas dois segundos à frente da segunda colocada.

Juliana usou a estratégia e surpreendeu a mexicana Brenda Flores e a norte-americana Kelly Taylor, que estavam em segundo e terceiro, e ficaram com as medalhas de prata e bronze, respectivamente.

Para o técnico da Secretaria de Esportes de Cubatão Carlos Alberto dos Santos, o Bacalhau, que a treinou no início da carreira, não houve surpresa: “Eu sabia que ela estava apenas esperando a oportunidade para dar a atropelada final. É uma técnica que a gente chama, no jargão do esporte, de ‘cozinhar o galo’”.

Agora, segundo Bacalhau, de quem Juliana foi pupila em Cubatão dos 14 aos 18 anos, não há mais dúvidas de que a velocista cubatense fará um bom papel na Olimpíada do Rio de Janeiro, no ano que vem.

 

Juliana nasceu em Cubatão no dia 12 de julho de 1983. Aos 13 anos de idade, já fazia parte da equipe de atletismo da cidade, incentivada por professores da Escola D. Pedro I, na qual estudava e treinava corrida e salto desde os 12 anos. Ficou na equipe até os 18 anos. Depois, foi treinar no ABC paulista, onde deixou o atletismo amador e conheceu o consagrado maratonista brasileiro Marilson Gomes dos Santos, com quem é casada há nove anos.

Este é o segundo ouro de Juliana em Jogos Pan-Americanos. O primeiro foi obtido em 2007, no Rio de Janeiro, quando venceu a prova dos 1.500m.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral