Volta da Ilha é marcada por seleção natural em trecho de ondas ‘gigantes’ | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Volta da Ilha é marcada por seleção natural em trecho de ondas ‘gigantes’

Costa Norte
06 de março de 2015 às 18:37

Por Antonio Pereira

Centenas de competidores de todo o Brasil disputaram a tradicional Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoagem no final de semana, 28 e 1°. A prova de 72,5km em torno da cidade de Guarujá foi vencida pela equipe Ikaika Awiwi (6 pessoas); Rodrigo Botequio e Ciro Costa Ramos (duplas) e Felipe Neumann (individual). A prova foi marcada por uma seleção natural na qual ondas de até três metros de altura, próximas à Praia do Góes, quebraram canoas e forçaram competidores a abandoná-la.
Para o capitão da Ikaika Awiwi Paulo Gatti, o grau de dificuldade foi elevado e a equipe fez valer a tradução da expressão havaiana que a batiza. “Ikaika Awiwi significa forte e veloz. A prova não foi nada fácil e nem no Havaí eu vi uma situação tão adversa”, disse ele, ao parabenizar os demais competidores.
Já em stand up paddle, Marinho Cavaco foi o único a completar na sua modalidade e, consequentemente, ficou com o título. Ele disse: “Eu já tinha sido vice-campeão em OC6 (canoa de seis lugares). Agora vim sozinho com stand up e meu objetivo era só completar a prova; aconteceu de eu vencer, mas não era o objetivo”.
O evento é considerado o maior desafio individual e de duplas de canoa do tipo havaiana na América Latina, e este ano simultaneamente ocorreu o Torneio de Verão de Canoas Havaianas OC6. A prova foi criada pelos irmãos Everdan e Vagner Riesco e, desde a edição passada, conta com a professora Ivana Santos na organização. Segundo ela explicou: “são duas etapas no mar e duas no rio. Neste ano, houve modificação do percurso original. A largada ocorreu às 8h do sábado no Forte São João, em Bertioga, pelo mar em direção à praia do Tortuga, em Guarujá, com distância aproximada de 22km. Na sequência, após uma pausa, os atletas partiram para a praia do Góes, em mais 19km. No dia seguinte, a largada foi pelo rio, chegando ao portinho do Caruara, na área continental de Santos, em mais 24km de remadas; a quarta e última largada ocorreu às 13h, finalizando os 7,5km no Forte São João”.
Esta foi a sétima edição da Volta à Ilha de Santo Amaro, organizada pela Brucutus Canoe Team. Confira os resultados de todas as categorias no quadro ao lado.

Resultado final

V1- Open Masculino
1º lugar Cauê Serra - 07h36'
2º lugar Marcelo Bosi - 08h40'
OC1 - Open Masculino
1º lugar Felipe Neumann - 07h23'
2º lugar Gilson Aguillar - 07h55'
3º lugar Joselito Oliveira - 08h31'
OC1 Master Masculino
1º lugar Jefferson Guerra - 07h56'
2º lugar João Carlos Santos - 08h22'
3º lugar Fabiano Claudio Lima - 08h58'

OC1 Super Master Masculino
1º lugar Claudio Nascimento - 09h47'
2º lugar Luiz Michio - 10h36'
OC1 Open Feminino
1º lugar Pat Linger - 09h15'
2º lugar Lidiane Gonçalves 10h01'
OC1 Revezamento
1º lugar Murilo Pinheiro e Rafael Andrade - 06h34'
2º lugar Paulo dos Reis e Dave Macknight - 06h41'
3º lugar Alan Reynol e Luiz Carlos Guida - 06h43'
Sérgio Prieto e Vinícius Sanches - 06h57'
OC2 Masculina Open
1º Lugar Rodrigo Botequio e Ciro Costa Ramos - 06h59'
2º lugar Lucas Jesus e Pedro - 07h16'40''
3º lugar Renato Inácio e Tennison Aragão - 07h16'51''
OC2 Feminina
Rayssa Corrêa e Viviane Vaz - 08h26'
OC2 Mista
1º lugar Lorena Kruger e Luiz Vaqueiro - 08h20'
2º lugar Edney Campos e Natália Chernow - 08h44'
3º lugar Moah e Vinícius - 09h19'
Surfski
Marcos Mendes - 06h12'
Stand Up
Mário Cavaco - 09h30'
OC6/V6
1º lugar IKAIKA AWIWI- 06h15'
2º lugar Samu master - 06h34'

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.