Mundial de canoagem terá duas equipes de Bertioga | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes

Mundial de canoagem terá duas equipes de Bertioga


06 de junho de 2014 às 15:27
Por Costa Norte

Por Antonio Pereira

Equipe Turma do Remo, uma das classificadas na V6


As equipes bertioguenses Brucutus e Turma do Remo estão entre as 36 equipes (V6) e 39 atletas em canoas individuais (V1) que representarão o Brasil na etapa sul-americana do Campeonato Mundial de Canoagem Va´a (canoa polinésia), a ser disputada entre os dias 12 e 17 de agosto, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro (RJ). A classificação aconteceu entre os dias 31 e 1°, na Seletiva Brasil, disputada no próprio local por 250 competidores de sete estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Segundo o canoísta Cadú Zaidan, banco um da Turma do Remo, uma das classificadas, a vaga veio com muito esforço e a expectativa no mundial é chegar ao pódio. “Na prova de 1.500 m, o remo de um de nossos integrantes (Renato Inácio) quebrou no primeiro terço da prova e, por isso, tivemos que revezar um descanso, mas mesmo assim chegamos em segundo lugar na nossa bateria, bem perto da equipe que venceu”, destacou. A prova foi vencida pela equipe Samu de São Paulo e a terceira colocada foi a Brucutus, também de Bertioga. As três estarão no mundial.
A Turma do Remo também ficou em segundo lugar nos 500 m e disputará o mundial nas duas categorias. Kadu Zaidan e Jeferson Libório (bancos um e três) disputarão o mundial pela segunda vez; já os demais integrantes, David Levi, Renato Inácio, Douglas Dias e José Marcos Mendes estrearão na disputa. Na outra equipe, a Brucutus, formada por Antonio Carlos Barbosa, Antonio Alves Coelho, Giuliano Rodrigues, Ícaro Bispo, João Carlos do Santos e Roberto Zaidan, todos são calouros.
Segundo o presidente da Federação Internacional de Va´a, Charles Villierme, que acompanhou a disputa, a capital carioca segue à risca o cronograma para sediar o Mundial. “Temos alguns ajustes a fazer até agosto, mas a Lagoa Rodrigo de Freitas é um cenário perfeito. Já sediou competições pan-americanas e vai ser o palco dos Jogos 2016. O Mundial tem tudo para ser um sucesso e desenvolver ainda mais a modalidade no Brasil, que é o principal país praticante de Va´a na América do Sul”, afirmou.
A Seletiva Brasil contou com patrocínio do BNDES e apoio da Unimed do Brasil e da Unimed Seguros. Os resultados e o calendário de competições estão disponíveis no site da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa): http://www.canoagem.org.br.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral