Guarujá é confirmada base da copa | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes

Guarujá é confirmada base da copa


23 de agosto de 2013 às 15:49
Por Costa Norte
Para Duíno, visitas demonstram que suíços têm interesse em basear-se no município

A Copa do Mundo do próximo ano também terá Guarujá dentro dos gramados. Isso porque, durante visita à Suíça, na última semana, a delegação da cidade, formada pelo vice-prefeito Duíno Verri Fernandes, a secretária-adjunta de Turismo e responsável pelo Núcleo de Projetos Especiais - Copa 2014, Eunice Leão Grötzinger e o assessor para assuntos da Copa do Mundo e Jogos Olímpicos e Paralímpicos Edson dos Santos, recebeu a confirmação de que a Pérola do Atlântico servirá de cidade base para o país durante o mundial de futebol de 2014.
Na terça-feira (13), durante a estada da comitiva de Guarujá na Suíça – viagem realizada a convite da associação europeia –, os guarujaenses reuniram-se com o embaixador do Brasil na Suíça Igor Kipman. A reunião visou o planejamento e organização de ações conjuntas com foco no esporte, cultura, educação e turismo entre ambos os países, tendo em vista a eminente escolha do município brasileiro como sede da seleção helvética.
No encontro, houve contato entre o chefe dos setores econômico e comercial da embaixada do Brasil em Berna César Leite, e o diretor-executivo da Câmara de Comércio Suíço-Brasileira (SWISSCAM) Stephan Buser, a quem Leite pediu apoio na realização dos eventos temáticos que a prefeitura de Guarujá pretende realizar em 2014, quando necessitará do suporte da SWISSCAM e de empresas suíças no Brasil.
Ao término da reunião, Igor Kipman recebeu do vice-prefeito de Guarujá placa comemorativa em formato de dragão, alusiva à forma geográfica da Ilha de Santo Amaro, além da flâmula oficial com o brasão da cidade, e outros souvenires.

Encontro com a ASF
Após a reunião na embaixada, a comitiva guarujaense seguiu para Basileia, onde se encontrou com membros da Associação Suíça de Futebol (ASF), para a entrega do relatório técnico das obras do Estádio Municipal Antonio Fernandes, com previsão de entrega para março de 2014, além de demais providências e entrega de presentes.
Segundo Duíno Verri Fernandes, a visita da delegação da Suíça ao Guarujá, por duas vezes neste ano, e o convite para visita ao país europeu demonstrou que, efetivamente, os suíços têm interesse em basear-se em Guarujá. “Isso nos enche de orgulho e nos motiva a trabalhar cada vez mais, para atender às necessidades da seleção, mas dentro das nossas possibilidades”, complementou. Porém, a escolha da Suíça por Guarujá só poderá ser confirmada, de fato, em dezembro, com o sorteio das chaves da Copa do Mundo. Caso a equipe seja sorteada para disputar as partidas no Norte e Nordeste do Brasil, poderá optar por cidade mais próxima aos locais dos jogos, evitando longas viagens e a grande oscilação de temperatura que, por sua vez, poderia prejudicar o desempenho dos atletas.
Convidada pela seleção sueca, a comitiva de Guarujá assistiu ao amistoso entre o Brasil e Suíça na Basileia, no dia 14, momento em que os representantes de Guarujá tiveram a oportunidade de interagir com autoridades da indústria do futebol europeu. E, para a ocasião, em parceria com o Guarujá Convention & Visitors Bureau e o Santos e Região Convention & Visitors Bureau, a prefeitura de Guarujá produziu faixa com a inscrição “Guarujá/Brasil saúda a Suíça e sua seleção. Nos vemos na Copa do Mundo de 2014”, traduzida para a língua local, ostentada durante a partida pelos representantes da cidade.
Para a secretária Eunice, os legados deixados pela possibilidade de o município receber a seleção da Suíça são enormes. “Apenas com a breve visita da delegação suíça ao Guarujá, em junho, por dois dias, acompanhada de jornalistas suíços, segundo informações do porta-voz suíço, mais de quatro milhões de habitantes da Suíça, Alemanha e Áustria foram impactados com informações sobre Guarujá. Então, acreditamos que, durante a Copa do Mundo, ainda que a Suíça não chegue à final do Mundial, o mundo conhecerá nossa cidade e suas belezas culturais, históricas e naturais, consequentemente, atraindo mais turistas para cá”, disse.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral