Espanha e Basquete: A história por trás do favoritismo de uma nação | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Espanha e Basquete: A história por trás do favoritismo de uma nação

Da Redação
19 de setembro de 2019 às 11:39

Bi-campeã Mundial de Basquete, a Espanha mostrou a que veio e, de quebra, provou que o amor pelo esporte de gigantes vai além das ruas e conquistou o coração do homem com o cargo mais alto do poder executivo do país: o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez.

Apaixonado por basquete desde a infância, Sánchez se encontrou com os jogadores e a comissão técnica da seleção espanhola antes do embarque para a final na China e pronunciou palavras de incentivo à equipe. "No fundo o que se vê é uma continuidade. Tudo isso demonstra que o trabalho está sendo bem feito, sem dúvida nenhuma, pelos clubes de basquete. Desde as categorias de base, desde as equipes menores, às equipes que nos fazem sonhar com o grande basquete que existe na Europa e na Espanha. Olhamos muito para os EUA, mas, sem dúvidas, o basquete europeu é cada vez mais exigente, é cada vez mais forte”, disse o presidente.

Foto: Betway
 

A seleção masculina é um ímã de bons resultados: duas pratas em Olimpíadas, três títulos europeus e um campeonato mundial. Dois atletas da seleção espanhola foram eleitos pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) para a lista do quinteto ideal da Copa do Mundo: Ricky Rubio e Marc Gasol. Na lista ainda estão o sérvio Bogdan Bogdanovic, o francês Evan Fournier e o argentino Luis Scola.

Especialista em esportes, a reportagem da Betway Insider conversou comFernando Romay, ex-jogador, prata nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984. Romay tem 2,12 metros e chegou ao Real Madrid aos 16 anos. Permaneceu na equipe por 17 temporadas e possui ainda o recorde de lançamentos bloqueados na história da ACB, com 671.

O astro tem opinião semelhante à do presidente e acredita que o sucesso é explicado por meio da base. "Trabalho que vem desde a base, passando pela formação de treinadores e a organização de competições para todas as idades”, afirmou em entrevista à Betway Esportes, plataforma de apostas online. Romay ainda mandou um recado aos brasileiros: "Vocês têm um Oscar Schmidt e uma grande quantidade de bons jogadores, não entendo como o basquete ainda não desbancou o futebol no Brasil”.

O jogador brasileiro Ricardo Fischer, 28 anos, defendeu o Bilbao Basket por uma temporada e conhece bem o esporte na Espanha. Hoje, ele é armador no Corinthians e foi campeão Pan-americano em 2015. "A gente ficou muito tempo sem ir para as Olimpíadas. Acho que a bagunça que teve na federação se refletia dentro de quadra. Mas agora estamos com um planejamento muito bom feito pelo Petrovic, técnico da seleção”. Sobre a falta de empatia brasileira, ele complementa: "Brasileiro só quer saber de vencer, quem vence. Os técnicos da categoria de base querem preparar o jogador pra vencer e não pensam lá na frente. Precisa melhorar tudo. Estrutura de ginásio, de vestiário, de arbitragem", acrescentou Fischer.

O técnico da seleção feminina de basquete do Brasil, José Neto, concorda com Fischer, mas acredita que há evolução. "Mesmo com pouco dinheiro, a Confederação Brasileira vem fazendo muitas coisas boas. Às vezes, usando até recursos próprios do presidente”.


Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.