Após fiasco da Whitbread, São Sebastião quer sediar, novamente, regata de volta ao mundo | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Após fiasco da Whitbread, São Sebastião quer sediar, novamente, regata de volta ao mundo

Reginaldo Pupo
03 de abril de 2019 às 09:50
Foto: Reginaldo Pupo

Foto: Reginaldo Pupo

Foto: Reginaldo Pupo

Após sediar a desastrosa Whitbread Round the World Race, entre 1997 e 1998, a prefeitura de São Sebastião anunciou na terça-feira, 2, que o município está concorrendo para sediar, novamente, a regata de volta ao mundo, agora batizada de The Ocean Race, entre 2021 e 2022. Outras duas cidades brasileiras disputam com São Sebastião, a catarinense Itajaí (SC) e Salvador (BA). Punta del Leste, no Uruguai, também concorre para sediar a perna sulamericana.


No próximo dia 11 de abril, organizadores da competição, considerada a segunda maior regata de volta ao mundo – perde apenas para a tradicional America´s Cup, estarão na cidade para uma visita técnica. Essa é a etapa crucial, pois serão consideradas na avaliação a infraestrutura local.


A cidade de Itajaí tem larga vantagem, pois já sediou algumas etapas da regata e conta com ótima infraestrutura, Na primeira vez que foi escolhida, em 2009, a cidade catarinense ganhou de São Sebastião na preferência da organização, que perdeu o posto à época por conta da falta de estrutura apresentada durante a realização da então Volvo Ocean Race (agora The Ocean Race).


Entre os problemas enfrentados pelos velejadores estavam as precárias condições da Race Village, montada sob lonas e contêineres sem ar condicionado. Com a chuva, o lugar era repleto de barro. Os diversos apagões atrapalharam as equipes a realizarem as manutenções nas embarcações. Muitos atletas e visitantes levaram choques elétricos por causa da fiação exposta em alguns boxes das equipes. Os competidores também sofreram diversos furtos de equipamentos durante a madrugada, mesmo sob vigilância.


Vergonha Real

A rainha Silva e o rei Carl Gustav, da Suécia, estiveram em São Sebastião à época para visitar as quatro equipes suecas que disputavam a regata. Um dos barcos daquele país tinha tripulação totalmente feminina. Ao entrar em um dos veleiros, o EF Language, que liderava a regata, o casal Real ficou indignado com a quantidade de lixo que boiava no mar, no porto de São Sebastião. O rei Gustav chegou a deitar no veleiro, de bruços, para tentar alcançar o lixo no mar, na tentativa de retirá-lo, sem sucesso.O porto de São Sebastião, local escolhido para abrigar os barcos para manutenção, teve que ser fechado por 15 dias para a operação de navios, já que a cidade não dispunha – como ainda não dispõe – de uma marina pública para abrigar os barcos milionários.


O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, diz acreditar que o evento pode transformar a cidade em “referência no esporte da América do Sul”. “Isso trará ganhos para nossa economia em todos os quesitos em que a regata está incluída”, acredita ele. À época da Whitbread, os comerciantes da Rua da Praia, local turístico mais próximo dos barcos, reclamaram que o movimento foi fraco durante o período em que a regata parou na cidade, pois muitos dos velejadores e suas equipes consumiam alimentos trazidos de outros países.


The Ocean Race

A The Ocean Race é uma regata de volta ao mundo que passa por todos os continentes. A maior perna (etapa) termina na América do Sul, por isso a necessidade da flotilha parar em uma cidade sulamericana para que, em duas semanas, as equipes possam realizar a manutenção dos barcos, e posteriormente seguir na competição, que é considerada a "Fórmula 1" dos mares.


Para a temporada 2021-22, a largada inicial será na cidade de Alicante, na Espanha, e deve passar pela América do Sul em abril de 2022, terminando suas disputas na Europa.


A prefeitura não divulgou informações sobre a infraestrutura que deverá oferecer à regata, os locais que deverá mostrar à comitiva e se haverá investimentos para a criação de uma Race Village. Procurada, a organização da regata não respondeu à reportagem sobre a data da divulgação da cidade escolhida.  

O que fazer em São Sebastião

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 16 a 23 de janeiro

  • Coroa - de 16 a 23 de janeiro

    COROA_ Novidades mudam o seu astral, você encara a realidade e segue em frente mais confiante de todas as situações. Este é o momento de arriscar, de ir atrás dos seus sonhos, de encarar os fatos e sair da zona de conforto. No amor alguns imprevistos fazem com que você mude por completo a sua maneira de pensar e de agir diante dos fatos. Você ouve a pessoa amada e consegue dar a volta por cima salvando assim o seu relacionamento.

  • Candeias - de 16 a 23 de janeiro

    CANDEIAS_ Ainda existem dúvidas em seu coração e mesmo assim você segue na esperança de resolver tudo, de ficar em paz e busca manter o equilíbrio e a Fé. Há muitas mudanças em seus caminhos e você determina a direção dos seus passos, não se incomode tanto com situações do passado pois há novos horizontes a ser conquistados. Afaste-se de pessoas que te sugam e busque estar com quem soma sua ideias e objetivos.

  • Roda - de 16 a 23 de janeiro

    RODA_ Você precisava tomar uma atitude diante dos fatos e fez o certo em agir dessa maneira, mesmo estando de coração partido foi o melhor a fazer, mas o tempo traz novas respostas, te guia para novas oportunidades enfim você só precisa aprender a controlar os seus impulsos. Os momentos que se seguem serão marcados por novidades e respostas, além de uma certa tranquilidade ao saber notícias de pessoas que você tanto ama.

  • Sino - de 16 a 23 de janeiro

    SINO_ Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • Moedas - de 16 a 23 de janeiro

    MOEDAS_ Uma fase de muitas lutas pessoais, principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • Adaga - de 16 a 23 de janeiro

    ADAGA_ Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada. Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • Ferradura - de 16 a 23 de janeiro

    FERRADURA_ Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • Taça - de 16 a 23 de janeiro

    TAÇA_ Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • Capela - de 16 a 23 de janeiro

    CAPELA_ Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • Punhal - de 16 a 23 de janeiro

    PUNHAL_ Os dias que se seguem serão de positividade e otimismo; mesmo estando numa fase de mudanças radicais, o seu coração segue confiante diante das situações. No amor tente manter a paz, muitas vezes você se depara com situações desagradáveis e acaba se estressando, e com palavras ofensivas acaba tendo problemas em seu relacionamento. Bom momento para voltar-se à sua fé, buscar o equilíbrio.

  • Estrela - de 16 a 23 de janeiro

    ESTRELA_ Uma fase de luz e alegrias, enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • Machado - de 16 a 23 de janeiro

    MACHADO_ Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.