Bertioguense completa ultramaratona de 300 km em Minas Gerais | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Bertioguense completa ultramaratona de 300 km em Minas Gerais

Marina Aguiar
29 de março de 2019 às 15:06
Foto: Enviado via WhatsApp

Foto: Enviado via WhatsApp

Foto: Enviado via WhatsApp

Foto: Enviado via WhatsApp

Foto: Enviado via WhatsApp

Foto: Enviado via WhatsApp

Foto: Enviado via WhatsApp

Foto: Enviado via WhatsApp

Foto: Enviado via WhatsApp

"Superação", essa foi a palavra que o ultramaratonista Marcio Zitei usou para descrever a experiência vivida durante a prova '300 - O Desafio', entre os dias 22 e 24 de março. Morador de Bertioga, o administrador de empresas se deslocou para cidade de Tiradentes para completar 300 km de corrida sem descanso com destino a Passa Quatro, ambas cidades do estado de Minas Gerais.

Foram 72 horas e 10 minutos de corrida sem paradas, com exceção das pausas para beber água, comer ou realizar necessidades básicas. Dos 22 atletas inscritos na modalidade de Zitei, 300 km survivor (sem apoio), apenas 8 conseguiram completar a prova. Zitei ficou na 7ª colocação.

A prova, realizada pela Ultra Runner Eventos, está na 3ª edição e só convoca atletas extremamente preparados para o desafio. Esta é a segunda tentativa de completar a prova de Zitei. "No ano passado tentei, mas parei no km 157. Dessa vez fui melhor preparado em todos os sentidos. Tive uma alimentação adequada, roupas e tênis confortáveis e muita fé", declarou.

A alimentação foi um dos fatores determinantes para o sucesso do administrador. O atleta levou uma mochila de 6 kg contendo vários alimentos saudáveis, como nozes, castanhas, barras de cereal, azeitonas, pães, atum, além de doces, como bananinha, jujuba, goiabada. "Quando tive oportunidade de comprar comida, comi um lanche e até pedaços de pizza em uma noite".

Zitei também levou soro para diluir em água e pastilha para purificar água caso não encontrasse água potável. "Graças a Deus não precisei usar a pastilha, mas tomei uns 4 litros de soro para repor os sais e completar a prova nutrido", disse. "Muitas pessoas optam por tomarem suplementos e isso pode prejudicar o organismo. Vi muita gente desistindo por problemas na alimentação, alguns desnutridos outros com problemas intestinais".

Autor: Enviado via WhatsApp

Todo o percurso da prova é realizado em estradas de terra batida e trilhas. Na primeira noite, os atletas foram surpreendidos por muito frio, chuva e rajadas de vento de 40 km/h. A dificuldade fez com que 11 atletas desistissem da prova. "Foi muito difícil, mas não parei, continuei e fiquei sem dormir os três dias para conseguir chegar no tempo limite da prova. No último dia pegamos um sol de rachar, fomos de 8º a 30º em três dias".

Solidariedade

A amizade entre os competidores é a principal lembrança do atleta. "Fiz 50% da prova sozinho, mas no final ficamos em cinco correndo juntos. Um atleta e uma atleta se perderam e nós buscamos por eles. Eles continuaram a noite toda com a gente, mas nos últimos 15 km, a atleta não conseguiu correr mais, ela tinha machucado o olho em um galho. O carro de apoio chegou e conduziu ela até a linha de chegada, e nós fomos correndo para não estourar o tempo limite da prova. O mais importante nem é vencer, é completar a prova e ajudar os outros a se superarem também", disse.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 16 a 23 de janeiro

  • Coroa - de 16 a 23 de janeiro

    COROA_ Novidades mudam o seu astral, você encara a realidade e segue em frente mais confiante de todas as situações. Este é o momento de arriscar, de ir atrás dos seus sonhos, de encarar os fatos e sair da zona de conforto. No amor alguns imprevistos fazem com que você mude por completo a sua maneira de pensar e de agir diante dos fatos. Você ouve a pessoa amada e consegue dar a volta por cima salvando assim o seu relacionamento.

  • Candeias - de 16 a 23 de janeiro

    CANDEIAS_ Ainda existem dúvidas em seu coração e mesmo assim você segue na esperança de resolver tudo, de ficar em paz e busca manter o equilíbrio e a Fé. Há muitas mudanças em seus caminhos e você determina a direção dos seus passos, não se incomode tanto com situações do passado pois há novos horizontes a ser conquistados. Afaste-se de pessoas que te sugam e busque estar com quem soma sua ideias e objetivos.

  • Roda - de 16 a 23 de janeiro

    RODA_ Você precisava tomar uma atitude diante dos fatos e fez o certo em agir dessa maneira, mesmo estando de coração partido foi o melhor a fazer, mas o tempo traz novas respostas, te guia para novas oportunidades enfim você só precisa aprender a controlar os seus impulsos. Os momentos que se seguem serão marcados por novidades e respostas, além de uma certa tranquilidade ao saber notícias de pessoas que você tanto ama.

  • Sino - de 16 a 23 de janeiro

    SINO_ Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • Moedas - de 16 a 23 de janeiro

    MOEDAS_ Uma fase de muitas lutas pessoais, principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • Adaga - de 16 a 23 de janeiro

    ADAGA_ Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada. Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • Ferradura - de 16 a 23 de janeiro

    FERRADURA_ Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • Taça - de 16 a 23 de janeiro

    TAÇA_ Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • Capela - de 16 a 23 de janeiro

    CAPELA_ Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • Punhal - de 16 a 23 de janeiro

    PUNHAL_ Os dias que se seguem serão de positividade e otimismo; mesmo estando numa fase de mudanças radicais, o seu coração segue confiante diante das situações. No amor tente manter a paz, muitas vezes você se depara com situações desagradáveis e acaba se estressando, e com palavras ofensivas acaba tendo problemas em seu relacionamento. Bom momento para voltar-se à sua fé, buscar o equilíbrio.

  • Estrela - de 16 a 23 de janeiro

    ESTRELA_ Uma fase de luz e alegrias, enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • Machado - de 16 a 23 de janeiro

    MACHADO_ Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.